Os benefícios e malefícios dos caroços de damasco para o corpo humano.

A história dos primeiros damascos na Europa remonta a dois mil anos atrás. Foi quando eles chegaram até nós vindos da distante China. Hoje, essa fruta é muito popular. É consumida crua ou usada no preparo de diversos pratos. Mas muitos se esquecem dos caroços. E isso é uma pena, porque eles contêm uma riqueza de substâncias benéficas. Então, quais são os benefícios e malefícios dos caroços de damasco?

A composição única dos caroços de damasco

Os caroços de damasco contêm muitas substâncias biologicamente benéficas, como diversos ácidos, incluindo ácidos graxos, ácidos orgânicos e aminoácidos essenciais. Os caroços de damasco contêm vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio, flúor e outros oligoelementos.

Como a polpa dura do damasco contém uma grande quantidade de ácidos graxos específicos, os caroços são muito calóricos e têm um alto valor energético.

Tabela: Composição bioquímica dos caroços de damasco

Todos os componentes que constituem os caroços de damasco têm um efeito benéfico na saúde humana e melhoram o funcionamento do organismo. Poucas frutas ou vegetais possuem essa composição, por isso a maioria dos médicos europeus recomenda o consumo moderado de caroços de damasco.

Valor nutricional e teor calórico do produto

Os caroços de damasco são conhecidos por serem ricos em calorias. Cem gramas do produto contêm 520 quilocalorias. Eles contêm uma grande quantidade de gorduras ricas em energia, proteínas que ajudam a repor os aminoácidos perdidos e carboidratos que fornecem força e vitalidade.

Contém uma pequena quantidade de água, além de uma grande quantidade de minerais, como compostos de magnésio e potássio, componentes de fósforo, sódio e cálcio. O ferro livre presente nos grãos ajuda a restaurar a fórmula e a composição do sangue.

Um terço de todos os elementos é composto por ácido oleico, uma substância saudável. Ele supre as necessidades energéticas do corpo e facilita a absorção de outros lipídios. O ácido linoleico reduz os níveis de colesterol no sangue, previne trombose e acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, melhora a função cardíaca e é um poderoso antioxidante.

Vídeo: "Os benefícios e as propriedades nocivas dos caroços de damasco"

Este vídeo explica como comer corretamente os caroços de damasco.

Propriedades úteis e medicinais

O que se esconde por trás da casca dura do caroço do damasco é um remédio natural com diversas propriedades benéficas. Uma das principais e mais evidentes propriedades do caroço do damasco é sua potente ação anti-helmíntica. Os componentes presentes no damasco são um veneno mortal para vários parasitas, incluindo aqueles que habitam os intestinos.

Para melhorar a função cardíaca, doses moderadas de caroços de damasco duro também são necessárias. Os caroços também possuem um forte efeito anticancerígeno. A vitamina B17 que contêm mata as células cancerígenas sem prejudicar outros tecidos.

No entanto, é importante ressaltar que não é recomendado que crianças comam caroços de damasco. Apesar de todas as suas propriedades benéficas, eles contêm uma pequena quantidade de ácido cianídrico, que pode ser prejudicial para organismos jovens e imaturos. Tente desencorajar seus filhos a comerem caroços de damasco.

Para mulheres

Os caroços de damasco são repletos de ingredientes naturais que trazem benefícios para o corpo feminino. A composição dos caroços é tal que seu consumo pelas mulheres ajuda a preservar sua beleza.

Os ácidos graxos presentes nos caroços de damasco previnem o envelhecimento da pele, melhorando sua firmeza, elasticidade e elasticidade. O consumo de damascos também restaura rapidamente o equilíbrio hormonal, contribuindo para a beleza e a sensualidade feminina.

O óleo de caroço de damasco também é benéfico para os cabelos femininos. Com o uso regular, deixa os cabelos macios e volumosos, e a pele mais lisa e luminosa. É por isso que esse óleo é usado há muito tempo em cremes e máscaras faciais.

Os caroços de damasco ajudam a manter a beleza feminina.

Para homens

Os damascos também são benéficos para os homens. Os minerais e vitaminas que contêm melhoram a função sexual, ajudam a restaurar as ereções e previnem a prostatite. As vitaminas A e B melhoram o fluxo sanguíneo para os músculos, o que aumenta a massa muscular e permite que os homens sejam mais fortes e saudáveis.

Durante a gravidez

Mulheres grávidas também se beneficiam do consumo de amêndoas. Os complexos de ácidos graxos e oleico presentes nelas, juntamente com vitaminas e oligoelementos, ajudam a garantir o desenvolvimento saudável do feto e a prevenir abortos espontâneos e partos prematuros.

Os caroços de damasco contêm uma pequena quantidade de ácido cianídrico, uma substância tóxica. O consumo excessivo desse produto por uma gestante pode levar ao envenenamento, o que pode prejudicar o bebê.

Ao perder peso

Ao seguir uma dieta para emagrecer, as pessoas limitam ativamente a ingestão de todos os tipos de gordura. No entanto, o corpo precisa de uma certa quantidade de lipídios para funcionar normalmente. Os caroços de damasco podem fornecer exatamente essa quantidade de gordura sem causar ganho de peso.

Os caroços de damasco podem ser consumidos por quem deseja perder peso.

Usos dos caroços de damasco

Os caroços de damasco são amplamente utilizados na medicina, sendo usados ​​na produção de ingredientes medicinais naturais. A cosmetologia também não fica atrás, com o famoso óleo de damasco sendo muito utilizado na indústria da beleza. E na culinária, o damasco é frequentemente empregado em pratos elaborados por chefs renomados.

Na medicina

Os médicos costumam usar caroços de damasco como suplemento alimentar para inibir células cancerígenas. A medicina tradicional também utiliza esse componente vegetal:

  • Para aliviar a tosse de um paciente, é necessário consumir uma colher de sopa de caroços de damasco por dia;
  • Se você comer dez nozes por dia, você se livrará dos vermes;
  • Se você misturar uma garrafa de vodka comum a 40 graus com uma colher de sopa de caroços de damasco e deixar em infusão, obterá uma ótima esfoliação para os pés.

Como se acredita que os caroços de damasco tenham um efeito anticancerígeno significativo, recomenda-se aos pacientes que consumam 40 gramas de frutos secos por dia. Após um mês de tratamento, faça uma pausa de uma semana e meia e, em seguida, retome as instruções médicas.

Os caroços de damasco são um eficaz preventivo contra o câncer.

Em cosmetologia

O óleo de damasco é amplamente utilizado em cosmetologia. É usado em xampus, cremes diurnos e noturnos e máscaras faciais. As cascas são usadas para fazer esfoliantes faciais maravilhosos e eficazes.

Aqui estão algumas dicas para fazer máscaras faciais saudáveis:

  • Máscara facial de limpeza: misture 100 gramas de aveia moída com 200 gramas de leite fresco. Deixe em infusão por cinco minutos e, em seguida, adicione 100 gramas de óleo de damasco e um pouco de mel.
  • Máscara hidratante: misture uma gema de ovo com uma colher de chá de óleo de damasco. Aplique a mistura no rosto e deixe agir por meia hora. Em seguida, enxágue.

Você também pode fazer seu próprio esfoliante. Triture cascas de damasco finamente em um liquidificador potente, adicione-as ao xampu espesso e misture com duas gemas de ovo. Use a mistura resultante no chuveiro.

Na culinária

Chefs e cozinheiros do mundo todo utilizam amplamente o damasco e seus ingredientes em seus pratos. O uso da polpa do caroço do damasco confere um sabor delicado e valor nutricional às receitas.

Os caroços de damasco são frequentemente usados ​​em diversos tipos de biscoitos e doces. Eles também são adicionados a iogurtes, kefir, waffles e outros produtos assados.

Data de validade e condições de armazenamento

Os caroços de damasco podem ser armazenados com ou sem casca. Antes do armazenamento, devem ser secos e colocados em um recipiente hermeticamente fechado, ao abrigo da luz. Não devem ser armazenados por mais de um ano, pois os caroços se tornam tóxicos.

Você pode guardar os grãos em um saco de pano.

Contraindicações e possíveis danos

Consumir caroços de damasco com moderação pode ser benéfico. No entanto, ultrapassar a dose diária recomendada de 40 gramas pode ser prejudicial. Os caroços contêm amigdalina, uma substância nociva. Evite exceder a dose diária recomendada ao consumir caroços de damasco.

Diabéticos, pessoas com problemas hepáticos e pessoas com doenças estomacais e endócrinas têm contraindicação ao consumo de caroços de damasco.
Conselho do autor

Avaliações de consumidores

Durante a gravidez, comi uma colher de sopa de caroços de damasco por dia. Me senti bem, quase não tive enjoos e meu bebê nasceu saudável.

Quando comecei a comer caroços de damasco, comecei a me sentir melhor, meu cansaço diminuiu e minha falta de ar e dor no coração desapareceram. Um exame médico revelou que meus níveis de colesterol haviam diminuído e a placa nas minhas artérias havia desaparecido.

Consumidas com moderação, as sementes de damasco são um excelente remédio natural que ajuda a restaurar a saúde e realçar a beleza. Apenas tome cuidado para não exagerar!

Pera

Uva

Framboesa