Enciclopédia de Medicina Alternativa: Os Benefícios e os Males do Figo

As frutas e bagas orientais são frequentemente envoltas em lendas sobre suas origens ou propriedades milagrosas. Os figos, muitas vezes referidos como figos ou figueiras em contos de fadas e lendas, também possuem muitas conexões interessantes. Quais são os benefícios e malefícios dos figos para a saúde?

Conteúdo calórico e composição química de frutas frescas e secas

Poucas pessoas encontram figos frescos em mercados e lojas: eles não têm uma longa vida útil e transportá-los por longas distâncias é trabalhoso e pouco rentável (embora figos também sejam cultivados na Federação Russa, ao longo da costa do Mar Negro, nas regiões do sul). Mas com os figos, isso não é um problema — os figos secos e em conserva retêm todos os seus nutrientes benéficos.

Composição bioquímica de frutas frescas e secas

A única coisa que deve ser levada em consideração é que a porcentagem de açúcares nas frutas secas é de cerca de 37%, em vez de 24%.

A composição química do figo é rica em substâncias benéficas, incluindo vitaminas, pectina e ácidos orgânicos. Os figos são ricos em vitaminas A, C, E, K, tiamina, riboflavina, piridoxina, niacina e folato. Também contêm uma quantidade significativa de ácido pantotênico. Além disso, os figos contêm minerais essenciais: sódio, cálcio, potássio, magnésio e ferro.

Mas isso não é tudo. Os figos são ricos em taninos, glicose, frutose, fibras, antioxidantes, rutina, beta-caroteno e fucina.

O conteúdo calórico do produto é de 74 kcal por 100 g. Carboidratos - cerca de 19 g, fibras - 3 g, e quantidades muito pequenas de proteína e gordura - 0,75 g e 0,30 g, respectivamente.

Vídeo: "Os benefícios e os potenciais malefícios dos figos"

Este vídeo aborda as peculiaridades do uso dessa fruta exótica.

Propriedades úteis e medicinais do figo

O consumo da fruta melhora a saúde dos vasos sanguíneos, estimula o coração e o trato gastrointestinal, previne problemas respiratórios e tumores, ajuda a normalizar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, e tem um efeito benéfico na saúde mental.

Para o corpo masculino

O figo é usado há séculos para melhorar a potência masculina. No Oriente, era consumido com leite e açafrão para esse fim. Figos secos eram indispensáveis ​​para soldados antes de longas campanhas. O figo promove a saúde cardiovascular e reduz o risco de hipertensão. A disfunção erétil é frequentemente causada por problemas vasculares. Portanto, o figo não só previne ataques cardíacos e derrames precoces em homens, como também reduz o risco de impotência.

Para a saúde da mulher

Ao repor as deficiências minerais do organismo, o consumo regular desta fruta reduz o inchaço e as cãibras nas extremidades, prevenindo o desenvolvimento de varizes. A presença de fibras e antioxidantes promove a regulação do peso e a desintoxicação. Essas substâncias benéficas também promovem a regeneração da pele.

As principais propriedades benéficas desta fruta exótica

Crianças podem usar?

Se seu filho não tem tendência a alergias, o figo é extremamente benéfico para normalizar a digestão e melhorar o apetite. Os ácidos graxos estimulam o desenvolvimento normal, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a estabilidade mental e a formação do sangue.

Útil durante a gravidez e a lactação.

Mulheres grávidas e lactantes devem consultar seu médico antes de usar qualquer produto. Na ausência de contraindicações individuais, o consumo de figo é permitido com moderação. O complexo de vitaminas e minerais repõe eventuais deficiências nutricionais no organismo da mãe, que por sua vez nutrirá o feto. O ferro e o ácido fólico previnem a anemia e garantem o desenvolvimento fetal normal. As fibras aliviam a constipação e problemas intestinais comuns em gestantes.

Os figos também são benéficos para mães que amamentam, pois estimulam a produção de leite. No entanto, devem ser consumidos com cautela e em pequenas porções, caso contrário, podem causar cólicas e inchaço no bebê.

Mulheres com excesso de peso são aconselhadas a comer frutas vermelhas frescas.

Na ausência de contraindicações individuais, o figo pode ser consumido durante a gravidez.

Danos e contraindicações de uso

A individualidade do corpo humano é ainda mais evidente pelo fato de que o que é benéfico para uma pessoa pode ser tóxico para outra. Mesmo alimentos com composição química única e uma grande variedade de substâncias benéficas podem, por vezes, impactar negativamente a saúde humana. Os figos contêm uma pequena quantidade de óleos essenciais. No entanto, pessoas alérgicas devem consumir figos com muita cautela, em pequenas quantidades e com moderação. Especialistas também recomendam evitar figos para quem sofre de pancreatite, diabetes, inflamação gastrointestinal, gastrite e úlceras.

Diversas áreas de aplicação

Os figos são únicos tanto em sua composição química quanto em seus usos. Eles oferecem benefícios não apenas como alimento, mas também como produto cosmético e medicinal.

Uso em cosmetologia

O figo possui propriedades regenerativas únicas. Combinado com suas propriedades hidratantes e suavizantes, é excelente para os seguintes fins cosméticos: hidratar a pele, eliminar o ressecamento e a descamação, rejuvenescer e retardar o processo de envelhecimento.

Receitas caseiras deliciosas

O figo é um alimento que pode realçar qualquer prato. Pode ser usado para fazer doces saudáveis ​​e naturais. Basta mergulhar os figos em chocolate e polvilhá-los com nozes raladas. O figo é um lanche delicioso e rápido, servido com diversos tipos de queijo macio e sem sal. Você pode fazer uma sobremesa assada com um recheio de nozes e mel para os figos, ou misturar figos frescos com iogurte ou creme de leite. Também é possível fazer compota, geleia, pastilhas e até um molho saboroso para aves. Uma bebida maravilhosa e saudável pode ser feita com figos e ameixas secas. Para prepará-la, deixe as frutas de molho por uma hora, cozinhe-as em água fervente por alguns minutos e depois deixe esfriar.

Na Ásia, a baga é usada para fazer um vinho leve e doce maravilhoso.

Receitas de medicina tradicional

Os figos não são apenas benéficos, mas também deliciosos em remédios caseiros. Abaixo, apresentamos os mais populares.

Para fortalecer o coração e os vasos sanguíneos.

Salada de figo, ameixa seca e amêndoa. Bata no liquidificador 150 g de figos, 75 g de ameixas secas e uma colher de sopa de amêndoas. Misture com 100 ml de leite acidófilo, raspas de laranja e um pouco de adoçante.

Para o tratamento de amigdalite, estomatite e outras doenças da garganta.

Prepare um chá de figo simples. Use 1 colher de sopa de figos picados para cada litro de água. Pique os figos secos, despeje água fervente sobre eles e deixe em infusão por 10 minutos. Tome o chá três vezes ao dia.

Xarope para tosse

Para cada 200 ml de leite, você precisará de 4 figos secos. Coloque os figos no leite fervente, deixe em fogo baixo por alguns minutos e deixe em infusão por mais 20 minutos. Beba esta infusão morna 4 vezes ao dia.

Uma decocção de frutas secas em leite é um remédio eficaz para a tosse.

Diaforético e antipirético para resfriados

A tintura pode ser preparada com água ou leite. Para cada 200 ml de líquido, adicione 2 colheres de sopa de figos picados. Despeje o líquido fervente sobre os figos e deixe em infusão por várias horas.

Para eliminar problemas dos sistemas renal e urinário.

Para cada 100 ml de água, você precisará de um figo seco. Despeje a água fervente sobre os figos, cozinhe em fogo baixo por 5 minutos e depois bata no liquidificador.

Como laxante

As bolinhas de figo, uva-passa, noz-moscada e gengibre podem ser preparadas com antecedência. Para 200 g de uvas-passas e figos, adicione 1 colher de chá de gengibre e noz-moscada. Pique tudo, misture e enrole em bolinhas.

Para lesões de pele

O purê de figo é excelente para curar feridas, furúnculos e queimaduras. Para prepará-lo, deixe os figos de molho em água ou ferva-os em leite e, em seguida, bata-os no liquidificador até obter um purê homogêneo.

Para a calvície

Para cada 500 ml de água, você precisará de 2 colheres de sopa de figos. Pique os figos, cozinhe em fogo baixo por meia hora e depois amasse-os. Tome esta infusão antes das refeições, 100 ml de cada vez.

Regras para selecionar, secar e armazenar figos

Os figos frescos começam a fermentar em 5 a 6 horas. Portanto, é importante escolher os figos com cuidado: com casca intacta, cor intensa e tamanho uniforme. Tons de marrom e bege são aceitáveis ​​para figos secos; as frutas devem ser foscas, levemente achatadas, doces e podem apresentar uma fina camada branca.

Guarde os figos secos em local fresco e seco. Quanto mais seco o ar e mais baixa a temperatura, mais tempo os figos durarão.
Conselho do autor
Os figos devem ser armazenados em local fresco e seco.

Você pode secar os figos em casa. Para isso, lave-os bem, seque-os com uma toalha, disponha-os sobre uma grelha, cubra com um pano de queijo e deixe secar ao sol por alguns dias. Você também pode secar os figos no forno ou em um desidratador elétrico.

Frutas e bagas exóticas costumam ser ricas em nutrientes. Mas, antes de consumi-las, lembre-se de que nosso corpo não possui predisposição genética para processá-las. Lembre-se: tudo em excesso faz mal, e consulte um médico ao menor sinal de desconforto.

Pera

Uva

Framboesa