Qual o segredo dos flocos de coco: benefícios e potenciais malefícios para o organismo?
Contente
- 1 Tipos e variedades de flocos de coco
- 2 Composição química e valor nutricional
- 3 Vídeo: "Benefícios do coco, leite de coco, óleo de coco e flocos de coco"
- 4 Propriedades úteis do produto
- 5 Características de utilização
- 6 Aplicação de flocos de coco em diversos campos
- 7 Os malefícios dos flocos de coco e as contraindicações para o seu uso.
- 8 Recomendações para seleção e armazenamento de produtos
Tipos e variedades de flocos de coco
A polpa de coco é processada em pedaços utilizando equipamentos industriais. Esse processo varia de fábrica para fábrica. Dependendo de como é triturada, peneirada e do que sobra, o produto final é dividido em categorias:
- Polpa grossa – trata-se de polpa moída grosseiramente, muito seca e sem sabor, sendo a menos valorizada;
- médio – um produto de custo médio, a polpa é bem moída, contém uma quantidade suficiente de gordura, deixa uma marca no guardanapo;
- Fino – o tipo de aparas mais caro e de maior qualidade, com grânulos pequenos, branco-cristalinos e alto teor de ácidos graxos.

Para aumentar as vendas, os fabricantes costumam adicionar ingredientes às embalagens que conferem sabor e doçura às raspas, o que reduz seu valor nutricional.
Composição química e valor nutricional
A composição química das aparas de madeira é rica e singular. Contém mais de 20 aminoácidos, gorduras saturadas, óleos, ésteres e abundante fibra alimentar. É uma fonte de vitaminas A, E, do complexo B, e de minerais valiosos: magnésio, zinco, ferro, potássio, fósforo e selênio. O produto seco contém apenas 2% de água.
Seu teor calórico é bastante elevado – cerca de 600 kcal/100 g devido à gordura (até 67%). 100 g de aparas contêm 13 g de proteína, 14 g de carboidratos, e a porcentagem de proteínas, gorduras e carboidratos é de 13,7/69,7/16,7.
Vídeo: "Benefícios do coco, leite de coco, óleo de coco e flocos de coco"
Este vídeo descreve as propriedades benéficas do coco e seus componentes.
Propriedades úteis do produto
Ingerir aparas de madeira é benéfico em qualquer idade. Para as mulheres, tem um efeito rejuvenescedor, retardando o processo de envelhecimento e regenerando as células da pele. Durante a menopausa, incluí-las na dieta pode ajudar a prevenir o câncer, normalizar o equilíbrio hormonal e melhorar o humor.
Para os homens, o produto aumenta a potência sexual e previne infecções e doenças urológicas. Homens mais velhos irão apreciar as propriedades redutoras de colesterol e a melhora da função cerebral proporcionadas pelas raspas.
O coco nutre o corpo em crescimento com vitaminas, aumenta a imunidade, fortalece ossos e dentes, ajuda a lidar com o estresse mental e previne infestações parasitárias.
Importante! Devido ao alto teor de gordura, este produto não deve ser dado a crianças menores de 1 ano de idade.

Características de utilização
Muitas pessoas apreciam o sabor agradável do coco ralado, mas será que é sempre seguro para todos consumi-lo?
Durante a gravidez e a amamentação
Os médicos geralmente recomendam que gestantes evitem frutas exóticas e nozes, mas isso não se aplica ao coco. Se a sua gravidez estiver progredindo normalmente, pratos à base de coco trarão benefícios ao seu organismo, acelerando o metabolismo e fornecendo vitaminas, gorduras e micronutrientes. Mães que amamentam também se beneficiarão do coco, mas devem começar a introduzi-lo na dieta em pequenas porções, observando a reação do bebê.
Ao perder peso
Todas as dietas visam limpar o intestino, e a fibra alimentar encontrada nas aparas de madeira cumpre essa função excepcionalmente bem. Como resultado, a digestão melhora, o metabolismo se normaliza e ocorre a perda de peso. Muitos consideram as aparas de madeira muito calóricas para uso alimentar, mas não há necessidade de se preocupar com essas gorduras — elas são de origem vegetal, portanto, são digeridas de forma fácil e rápida.

Para diabetes mellitus
As opiniões médicas sobre o uso de coco ralado por diabéticos são controversas. Embora o produto contenha substâncias contraindicadas para essa condição, seu consumo também melhora o metabolismo. Além disso, o coco não contém açúcares que causam picos de glicose, portanto, sua inclusão na dieta só trará benefícios à saúde. O principal é não ultrapassar a ingestão diária recomendada. Enquanto uma pessoa saudável deve consumir de 100 a 200 gramas por dia, um diabético deve reduzir essa ingestão pela metade.
Para gastrite e pancreatite
O coco não é recomendado para pancreatite devido ao seu alto teor de gordura. Um pâncreas inflamado tem dificuldade em digerir os alimentos, o que pode levar a crises. A pancreatite é uma condição bastante séria, que requer uma dieta com baixo teor de proteínas e gorduras.
O coco não é contraindicado para gastrite, exceto durante a fase aguda. Durante a remissão, ele ajuda os intestinos a eliminar toxinas e normalizar a digestão, melhorando assim o quadro do paciente.
Aplicação de flocos de coco em diversos campos
O interessante é que a polpa de coco é amplamente utilizada em diversas áreas da atividade humana: medicina, cosmetologia, perfumaria e, claro, culinária.
Obras-primas culinárias
Os flocos de coco são usados com frequência na confeitaria. Com sua textura delicada e aroma agradável, são perfeitos para polvilhar, decorar sobremesas e até mesmo como ingrediente principal. Existem muitas receitas que levam polpa de coco. Veja, por exemplo, os famosos bombons Raffaello e os biscoitos de coco.
No entanto, o uso de lascas de peixe não se limita a pratos doces. Elas também são encontradas em aperitivos e pratos quentes. A polpa crocante adiciona um aroma e sabor distintos a saladas de vegetais, carnes e frutos do mar. Muitos restaurantes usam lascas de peixe para assar frango, fritar peixe e fritar camarão.
- biscoitos de coco
- Decoração para confeitaria
- Doces Raffaello
Cosméticos
O coco é um ingrediente presente em muitos produtos de limpeza: xampus, sabonetes, espumas de banho e géis de banho. As partículas finas do coco esfoliam eficazmente a pele morta, hidratando-a e nutrindo-a. Na cosmetologia caseira, o coco é usado para fazer máscaras e esfoliantes. Esses produtos são adequados para todos os tipos de pele e suas receitas são muito simples.
Para máscaras faciais, o ideal é usar lascas de coco naturais, sem aditivos ou fragrâncias. Para prepará-las em casa, abra um coco descascado ao meio, escorra a água, raspe a polpa, rale-a e seque-a ao sol ou no forno.
Para o tratamento de doenças
Propriedades únicas permitem o uso de aparas em terapia:
- Doenças cardiovasculares – os ácidos orgânicos presentes nos grânulos reduzem os níveis de colesterol;
- Infecções bacterianas e virais - por ter um efeito antimicrobiano, acelera a recuperação.
- Infestações por helmintos - para combater parasitas, as crianças devem ingerir uma colher de chá em jejum e os adultos uma colher de sopa;
- Oncologia – por ser um antioxidante natural, o coco suprime as células cancerígenas.
Flocos de coco para mudas
Os benefícios da fibra de coco para as plantas são reconhecidos há muito tempo por jardineiros e agricultores. Eles a adicionam ao substrato para mudas e plantas de interior, ou simplesmente a espalham nos buracos durante o plantio. Com propriedades antibacterianas, os grânulos de fibra de coco protegem as raízes contra infecções, soltam o solo, previnem o superaquecimento e aceleram o crescimento das plantas.
A vantagem das aparas de madeira é que são ecológicas e podem ser utilizadas durante 3 a 5 anos.
Os malefícios dos flocos de coco e as contraindicações para o seu uso.
O coco é um dos alimentos mais seguros. A única contraindicação ao seu consumo é a alergia. Além disso, devido ao seu teor de gordura, pode ser prejudicial para pessoas com doenças pancreáticas. Todos os outros podem consumir coco ralado com moderação, sem preocupação com a saúde.

Recomendações para seleção e armazenamento de produtos
Ao escolher flocos de coco, procure por pequenos grânulos brancos, rotulados como "fino" ou "médio". Este produto é feito de coco fresco e conserva todos os seus nutrientes benéficos. Depois de aberto, transfira os flocos de coco para um recipiente hermético e guarde em local seco, longe de especiarias. O produto geralmente tem uma validade de 12 meses, mas, depois de aberto, é melhor consumi-lo em até um mês.
Muitas pessoas adoram coco ralado. É um produto nutritivo e saudável com uma variedade de usos. Adicioná-lo aos seus pratos irá diversificar significativamente sua dieta e melhorar sua saúde e aparência.



