Um kit de remédios caseiros: os benefícios do viburno no tratamento de doenças.
Contente
- 1 Partes úteis da planta
- 2 Composição química e vitamínica do viburno
- 3 Vídeo: "Os benefícios e os potenciais malefícios do viburno para o corpo"
- 4 Propriedades úteis e medicinais
- 5 Receitas populares para usar viburno
- 5.1 Para fortalecer o sistema imunológico
- 5.2 Para resfriados
- 5.3 Para amigdalite
- 5.4 Para bronquite e pneumonia
- 5,5 Para tosse crônica
- 5.6 Para dores de cabeça
- 5.7 Para acalmar o sistema nervoso
- 5,8 Para hipertensão
- 5.9 Para doenças hepáticas
- 5.10 Para úlceras estomacais
- 5.11 Para gastrite
- 5.12 Para prisão de ventre
- 5.13 Para diarreia
- 5.14 Para doenças de pele
- 5.15 Para pés suados
- 6 Utilização da viburnum em cosmetologia caseira
- 7 Regras para a colheita e armazenamento de frutos silvestres e outras partes de plantas.
- 8 Danos e contraindicações do tratamento com viburno
Partes úteis da planta
Existem mais de 160 variedades de viburno reconhecidas na botânica. Algumas são ornamentais, enquanto outras podem ser usadas na culinária ou para tratar doenças. Entre estas últimas, destaca-se o viburno vermelho, cujas propriedades benéficas e medicinais já eram conhecidas pelos nossos antepassados.

As bagas do viburno vermelho têm um sabor característico, com um toque de acidez e um leve amargor. No entanto, infusões e decocções feitas com essas bagas são muito benéficas para a saúde e o bem-estar. As bagas podem ser usadas na culinária, incluindo molhos, vinagretes, marinadas e uma variedade de produtos assados.
As sementes do fruto são usadas como laxante e para espasmos gastrointestinais. As folhas limpam o organismo e normalizam os processos metabólicos. As flores de viburno são usadas para prevenir e tratar resfriados e viroses. Remédios feitos com a casca ajudam a fortalecer o sistema imunológico e o sistema nervoso.
Composição química e vitamínica do viburno
Os benefícios do viburno vermelho para a saúde devem-se ao seu rico conteúdo vitamínico: A, E, C, P e K. Notavelmente, a quantidade de vitamina C no viburno vermelho é 70% maior do que no limão.
A composição bioquímica da planta inclui óleos essenciais, taninos, pectina, alcaloides, fitoncidas e ácidos orgânicos. Os frutos e outras partes da planta medicinal contêm muitos elementos da tabela periódica.
Vídeo: "Os benefícios e os potenciais malefícios do viburno para o corpo"
Este vídeo explica como usar frutos silvestres e outras partes da planta no tratamento e prevenção de doenças.
Propriedades úteis e medicinais
Os efeitos do viburno no corpo humano são vastos. As principais propriedades benéficas e medicinais da planta incluem:
- Fortalecimento do organismo, incluindo o suporte ao sistema imunológico;
- Prevenção e tratamento de resfriados, vírus e infecções sazonais;
- prevenção da deficiência vitamínica;
- Normalização do sistema nervoso, prevenção do estresse e da depressão;
- Melhorar o funcionamento dos órgãos digestivos;
- Normalização do pulso e equalização da pressão arterial;
- tratamento de varizes;
- Agente diurético e hemostático eficaz;
- Limpar o corpo de resíduos e toxinas;
- Prevenção do inchaço e remoção do excesso de líquido;
- dinâmica benéfica do efeito no sistema cardiovascular.
O viburno pode ser usado como agente anti-inflamatório, antipirético, cicatrizante e rejuvenescedor.

Receitas populares para usar viburno
Vamos analisar alguns remédios medicinais simples de implementar, mas muito eficazes, que utilizam a planta viburnum.
Para fortalecer o sistema imunológico
Remédios à base de viburno são muito populares como tônicos gerais. Podem ser preparados com suco fresco diluído em mel ou como um chá para fortalecer o sistema imunológico. Para prepará-lo, despeje água fervente sobre um punhado de bagas maduras ou secas. Deixe em infusão por duas horas e tome pequenas doses 2 a 3 vezes ao dia.
Para resfriados
Ao primeiro sinal de resfriado, você deve beber chá de viburno, cuja receita está descrita acima, ou uma decocção da casca.
Para preparar uma infusão fria caseira, misture 2 colheres de sopa de casca finamente picada com 250 ml de água fervente. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Em seguida, coe a infusão. Adicione 1 colher de sopa de mel e cerca de 10 gotas de óleo essencial de espinheiro-marinho.
- Chá de Viburnum
- Suco fresco
- Uma decocção da casca e dos frutos do viburno.
Para amigdalite
Coloque 1 colher de sopa de bagas lavadas em uma panela, adicione 250 ml de água potável filtrada e leve para ferver. Deixe a infusão em fogo baixo por 20 a 30 minutos, coe através de várias camadas de gaze e dilua com água fervida até completar 250 ml. Tome 1 colher de sopa após as refeições para tratar dores de garganta, laringite, faringite e outras afecções da garganta.
A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos feitos com uma infusão de flores e frutos silvestres. Esses gargarejos devem ser feitos no máximo três vezes ao dia.
Para bronquite e pneumonia
Para pneumonia e bronquite, experimente o xarope de viburno. Coloque 2 colheres de sopa de bagas em 500 ml de água, leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa de mel. Tampe e envolva o recipiente com um pano.
O xarope medicinal pode ser consumido após 3 horas. A dose diária máxima é de 400 ml, dividida em 4 a 5 doses.
Para tosse crônica
Misture 100 g de frutos silvestres com 400 ml de água potável. Coloque a panela com os ingredientes no fogão, deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo brando por mais 30 minutos. Coe, adicione 125 ml de mel líquido e consuma 2 colheres de sopa 30 minutos após a refeição principal.
Para dores de cabeça
Para aliviar enxaquecas, beba regularmente suco fresco de bagas maduras de viburno. Para atenuar a acidez e o amargor, pode adicionar mel a gosto.

Para acalmar o sistema nervoso
Uma decocção de casca de viburno pode ajudar a prevenir neuroses, crises nervosas ou depressão. Despeje 250 ml de água potável filtrada em uma tigela pequena e leve ao fogo. Coloque um recipiente com 1 colher de sopa de casca triturada em banho-maria e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Deixe a infusão esfriar e divida-a em 4 porções.
Para hipertensão
Não brinque com a pressão alta — ela é extremamente perigosa para a sua vida e saúde. Para hipertensão, recomendamos o seguinte:
- Lave bem e pique 300 g de bagas vermelhas maduras de viburno.
- Adicione 300 g de mel e 0,5 l de conhaque.
- Misture bem todos os ingredientes.
- Transfira o recipiente para um local fresco e com pouca luz. Deixe em infusão por 4 a 5 dias.
A preparação medicinal caseira por infusão é consumida na dosagem de 1 colher de chá no café da manhã, almoço e jantar.
Para doenças hepáticas
Ferva bagas de viburno maduras, secas ou congeladas em um pouco de água. Coe a mistura em uma peneira ou pano de queijo, adicione 250 ml de mel e tome 2 colheres de sopa antes do café da manhã e do jantar. O tratamento dura 14 dias.
Para úlceras estomacais
Para preparar um suco medicinal antiulceroso, você precisará de 400 g de frutas vermelhas, 300 g de açúcar e 0,5 litro de água. Coe as frutas vermelhas, dilua com a água com açúcar e leve ao fogo baixo até ferver.

Para gastrite
Adicione 2 colheres de sopa de bagas de viburno a um copo de água fervente e deixe em infusão em um local quente e escuro por 4 horas. Divida a quantidade da "infusão" em 5 doses.
Para prisão de ventre
Quer se livrar da prisão de ventre de vez? A cada 2-3 dias, coma cerca de 40 bagas de viburno, amassadas e passadas por uma peneira ou pano de queijo, com mel.
Para diarreia
Surpreendentemente, o viburno ajuda a combater não só a prisão de ventre, mas também a diarreia. Adicione algumas colheres de sopa de bagas trituradas a 1/2 xícara de mel. Aqueça a mistura em fogo baixo, deixe esfriar e tome 1 colher de sopa em intervalos regulares entre as doses.
Para doenças de pele
Eczema, dermatite, acne, erupções cutâneas relacionadas à idade, micose e outras afecções da pele podem ser tratadas com suco fresco de viburno, infusões e decocções, cujas receitas são descritas acima. O remédio deve ser aplicado na área afetada da pele e não deve ser enxaguado ou removido com água.

Para pés suados
Uma decocção de casca de viburno triturada pode ser usada para aliviar a transpiração excessiva nos pés. Depois que a decocção esfriar até a temperatura ambiente, mergulhe um algodão nela. Em seguida, passe o algodão nos pés. Repita esse procedimento pelo menos 2 a 3 vezes ao dia.
Utilização da viburnum em cosmetologia caseira
O viburno combate eficazmente o envelhecimento, inclusive da pele. Por esse motivo, as bagas e flores da planta são frequentemente utilizadas na confecção de cosméticos caseiros.
Esta máscara fácil de fazer ajudará a reduzir linhas finas e rugas: misture 1 punhado e meio de frutas vermelhas maduras, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de mel líquido e uma gema de ovo. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Aplique a mistura homogênea no rosto e deixe agir por 15 a 20 minutos. Remova a máscara com um algodão umedecido.
Para melhorar a elasticidade e a firmeza da pele, experimente um tônico caseiro feito com flores de viburno. Despeje água fervente sobre as flores (200 ml de água para cada 2 colheres de sopa de viburno) e deixe em infusão por 2 horas. Use o tônico coado na sua rotina de cuidados faciais.

Regras para a colheita e armazenamento de frutos silvestres e outras partes de plantas.
As bagas do viburno são colhidas da árvore após as primeiras geadas de outono. Acredita-se que seja nessa altura que elas contêm a maior quantidade de nutrientes. Podem ser armazenadas frescas ou processadas. Podem ser refrigeradas por até um mês.
As bagas de viburno moídas com açúcar, secas, desidratadas ou congeladas têm uma vida útil mais longa.
A melhor época para colher a casca é em meados de abril. No entanto, é melhor esperar até que a fase ativa de fluxo de seiva termine. As flores são colhidas em maio-junho, secas ao sol e armazenadas em sacos respiráveis.
Danos e contraindicações do tratamento com viburno
O viburno não deve ser consumido ou utilizado por pessoas com intolerâncias ou alergias individuais, alta acidez estomacal ou tendência à formação de coágulos sanguíneos. A planta é contraindicada para pessoas com gota, artrite e problemas renais.
Gestantes devem evitar o consumo excessivo deste produto. Os frutos vermelhos, assim como outras partes da planta medicinal, estimulam as contrações uterinas. Consequentemente, aumenta o risco de parto prematuro.
Apesar da ampla gama de usos do viburno vermelho, evite abusar de remédios caseiros. Qualquer tratamento e prevenção só serão eficazes se você adotar uma abordagem sensata em relação à sua saúde.



