Como fazer vinho de maçã em casa: 14 receitas fáceis
Contente
- 1 Os benefícios do vinho de maçã caseiro
- 2 Vídeo: "Vinho de Maçã Caseiro"
- 3 Seleção e preparação dos produtos
- 4 Receitas passo a passo para fazer vinho de maçã em casa.
- 5 Algumas dicas para armazenar a bebida
Os benefícios do vinho de maçã caseiro
Os vinhos de maçã são comparáveis em qualidade a muitas bebidas comerciais. Não são muito fortes (cerca de 10°), são aromáticos, têm uma bela cor âmbar e, se produzidos corretamente, preservam as propriedades benéficas da fruta. Retêm todas as vitaminas, minerais, ácidos, pectina, fitoncidas e taninos, que têm um efeito curativo no organismo.

Em doses moderadas, a bebida ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, alivia o estresse físico e emocional, acelera o metabolismo e estimula o peristaltismo, melhorando a função gastrointestinal. Usada em máscaras cosméticas, rejuvenesce a pele, deixa os cabelos sedosos e também é utilizada em cosmetologia para massagens e envolvimentos corporais.
Vídeo: "Vinho de Maçã Caseiro"
Este vídeo vai te mostrar como fazer vinho de maçã em casa.
Seleção e preparação dos produtos
Os principais ingredientes do vinho são fruta e açúcar. Todas as variedades de maçã são adequadas para a produção de vinho. Não importa se são de verão ou de inverno, vermelhas ou claras, o importante é que estejam maduras e suculentas. Claro que o sabor da fruta influencia a qualidade da bebida. Se estiver a fazer um vinho de mesa leve, escolha variedades suculentas, doces e ácidas, como a Antonovka ou a Sinap. Para vinhos fortificados e licores, use maçãs mais doces.
Por vezes, para melhorar o sabor, misturam-se castas ácidas ou azedas com castas mais doces. Alguns produtores de vinho diluem o sumo com água, mas isto só é aconselhável quando se utilizam frutos muito ácidos, e mesmo assim, numa proporção máxima de 1:10. Para evitar o amargor no vinho, removem-se os caroços e as sementes. Não se recomenda lavar a fruta, pois as bactérias que causam a fermentação vivem na superfície. Se ficarem sujas, podem ser limpas delicadamente com um pano seco.
Importante! Além dos ingredientes, você precisará de utensílios: diversos recipientes de 10 a 20 litros, panelas, espátulas e colheres. Devem ser de vidro ou plástico (metal não é usado na produção de vinho) e absolutamente esterilizados.
Receitas passo a passo para fazer vinho de maçã em casa.
Abaixo estão algumas opções para preparar a bebida.
Receita tradicional
O resultado depende de quão fielmente você segue a receita, pois o menor desvio pode transformar a bebida aromática em um vinagre azedo, arruinando os ingredientes. Você precisará de cerca de 20 kg de frutas e açúcar na proporção de 150 a 300 g para cada litro de suco.
Extraindo suco
A maneira mais fácil de fazer isso é com uma centrífuga. Ela produzirá um suco puro, praticamente sem polpa. Se você não tiver uma, pode usar um liquidificador ou um ralador comum e prensar o purê de maçã usando um pano de queijo ou uma prensa.
Decantação do suco
O suco prensado é vertido em um recipiente não metálico de boca larga, coberto com gaze e deixado em local escuro por 2 a 3 dias. Durante esse período, os esporos de levedura começarão a se multiplicar, uma "capa" de polpa subirá à superfície e o suco límpido se depositará no fundo. A mistura deve ser mexida diariamente, a cada 6 a 8 horas, para permitir que os fungos do vinho interajam com o suco. No terceiro dia, uma espuma com aroma alcoólico característico deverá se formar. Esta etapa está completa; a "capa" deve ser removida, deixando apenas o suco e uma fina película de no máximo 3 mm de espessura.

Adicionando açúcar
A quantidade depende do teor de açúcar da fruta. Se esse nível ultrapassar 20%, a fermentação para, sendo necessário provar o mosto. Em média, adiciona-se açúcar na proporção de 150 a 300 g por litro de suco fermentado, em várias etapas. Os primeiros 100 a 150 g são adicionados ao remover a tampa. A segunda porção (50 a 100 g) é adicionada 4 a 5 dias depois. Nesse momento, remova a tampa, retire um pouco do mosto, dissolva o açúcar nele e, em seguida, despeje a calda de volta. O processo é repetido algumas vezes, adicionando açúcar granulado aos poucos, de 50 a 80 g de cada vez.
Processo de fermentação
A fermentação requer a criação de condições que impeçam a entrada de oxigênio na atmosfera e permitam a saída dos gases produzidos durante o processo. Uma tampa com vedação à base de água é ideal para isso. Você pode comprar uma ou fazer uma com um tubo flexível. Um furo é feito na tampa e o tubo é inserido na vedação. A parte superior do tubo é elevada e a inferior submersa em um recipiente com água. O recipiente com o mosto é colocado em um local escuro e aquecido (20 a 25 °C) por 1 a 2 meses. Quando a emissão de gases cessar e um sedimento se formar no fundo, a fermentação é considerada completa.
Maturação do vinho
O sabor e o aroma do vinho jovem são intensos e pouco agradáveis. Essas imperfeições são eliminadas pelo amadurecimento. A bebida é transferida para um recipiente limpo utilizando um tubo de plástico, tomando cuidado para não perturbar o sedimento. Nessa fase, deve-se prová-la e adoçá-la, se necessário, e depois armazená-la em local fresco (entre +6°C e +15°C). A cada 10-15 dias, o conteúdo da garrafa deve ser transferido para outro recipiente até que o sedimento pare de se acumular e a bebida fique mais límpida. Em média, esse processo leva de 3 a 6 meses.
Sidra caseira
A sidra é uma bebida com baixo teor alcoólico feita pela fermentação do suco de maçã. Para prepará-la, você precisa de:
- 5 kg de frutas doces e ácidas;
- 1,1 kg de açúcar (700 g na polpa e 400 g no suco).
Rale a fruta, adicione um pouco do açúcar e deixe fermentar por três dias. Esprema a polpa da fruta para extrair o suco, adicione o restante do açúcar, despeje tudo em um recipiente hermético e deixe fermentar por cerca de três semanas em um local escuro. Em seguida, transfira a bebida, descartando o sedimento. A sidra caseira autêntica deve ser ligeiramente turva, ter teor alcoólico entre 5,5% e 7% e sabor semelhante ao de refrigerante.
- Você pode fazer sidra de maçã em casa.
- O teor alcoólico da sidra de maçã não ultrapassa 5,5-7°.
- A sidra é produzida pela fermentação do suco de maçã.
Sidra gaseificada
Se a sidra for gaseificada, ficará semelhante ao champanhe. A bebida em si pode ser preparada conforme descrito acima ou utilizando métodos tradicionais. Assim que a etapa principal de fermentação estiver concluída, a sidra é engarrafada, adicionando-se uma pequena quantidade de açúcar (10 g/l de líquido) para promover a gaseificação durante o processo de maturação. As garrafas são enchidas até 5-7 cm da borda, seladas hermeticamente e envelhecidas no escuro por duas semanas, liberando-se periodicamente o excesso de gás.
Sidra com limão
Para preparar esta bebida refrescante, você precisará de:
- 8 kg de frutas cortadas em fatias;
- raspas de 2 limões;
- 2 kg de açúcar;
- água – 10 litros.
Passo a passo processo de fabricação:
- Misture as frutas, o açúcar e as raspas, coloque em um recipiente adequado e cubra com água.
- Cubra tudo com gaze e deixe fermentar a uma temperatura de 20-24 °C.
- Após 7 dias, coe a bebida, despeje-a em uma garrafa e feche bem. Ela deve ter uma cor clara.
Vinho fortificado
A fortificação de vinhos ocorre pela adição de álcool. Isso torna a bebida mais forte, mais intensa (13-14°) e permite que ela se conserve por mais tempo.
Lista de ingredientes:
- 10 kg de frutas trituradas até virarem purê;
- 150 g de passas;
- 2,5 kg de açúcar;
- 200 g de vodka ou 100 g de álcool.
Processo de cozimento:
- Adicione as passas e o açúcar à base de maçã, despeje tudo em um recipiente com tampa hermética e deixe em um local aquecido por 3 semanas.
- Caso se forme sedimento, despeje a bebida em outro recipiente, adicione um copo de açúcar e espere mais 2 semanas.
- Após o tempo especificado, escorra novamente, adicione álcool, mantenha refrigerado por mais 3 semanas e, em seguida, despeje em recipientes de vidro.

caseiro meio-doce
Os vinhos meio-doces são elaborados utilizando técnicas tradicionais, mas o teor de açúcar é aumentado para 300 g por litro de mosto. Quando chega a hora de adicionar o açúcar, este é dividido em nove partes iguais e adicionado ao mosto a cada cinco dias. Após 1,5 meses, o vinho é trasfegado para recipientes e envelhecido a frio por três a seis meses, sendo periodicamente drenado para remover o sedimento.
Vinho temperado
Esta bebida fácil de preparar ganha um toque picante com a adição de canela.
Para isso, você precisará de:
- Fatias de frutas – 4 kg;
- 4 litros de água;
- 1 kg de açúcar;
- Canela em pó – 40 g.
- As frutas são cozidas em fogo baixo com a adição de água e especiarias até ficarem macias.
- A massa de maçã é amassada, vertida em um recipiente e, mexendo ocasionalmente, deixada para fermentar em local aquecido por 3 dias.
- Em seguida, adicione o açúcar e transfira o recipiente para um local escuro por uma semana.
- Despeje em garrafas e mantenha refrigerado por mais uma semana.
Com passas
Para 10 kg de fruta picada, você precisará de 1 kg de açúcar e um punhado de passas. Triture a fruta, adicione o açúcar e as passas (sem lavar), mexa e deixe fermentar em um local aquecido. Após um mês, transfira o conteúdo para garrafas, feche bem e guarde em uma adega para maturar por 3 a 5 meses.

Com arônia preta
Para preparar a bebida, você precisará de:
- 2,5 kg de frutas;
- 5 kg de arônia;
- 1 litro de água;
- 1,5 kg de açúcar.
Extraia o suco das frutas vermelhas e outras frutas sem lavar, adicione metade do açúcar, despeje em um recipiente grande e deixe fermentar por 3 dias. Em seguida, remova a "tampa" que se formar, adicione o restante do açúcar, despeje o suco em garrafas e deixe maturar por 30 a 40 dias.
Com pera
Ingredientes:
- 10 litros de suco de maçã;
- 2 xícaras de pera;
- 2 kg de açúcar.
Deixe a mistura de sucos em repouso em local escuro por três dias, adicione parte do açúcar e deixe fermentar por um mês. Em seguida, coe, adicione o restante do açúcar, despeje em recipientes menores e deixe fermentar por pelo menos um mês.

De compota de maçã
Para 1 litro de compota, você precisará de 100 g de açúcar e um punhado de passas. Se a compota já estiver fermentada, você pode omitir as passas. Adicione o açúcar e as passas à compota e deixe fermentar por duas semanas. Em seguida, coe o líquido, despeje-o em recipientes de vidro e deixe-o em um local fresco e sombreado por cerca de dois meses, decantando-o sempre que notar a formação de sedimentos.
Importante! As passas são usadas para incorporar os fungos do vinho presentes nas cascas. Elas podem ser substituídas por qualquer tipo de baga: uvas, groselhas ou sorveira.
De maçãs secas
Os frutos secos (1 kg) são cozidos a vapor, amassados até virarem um purê, e então adicionam-se 1,5 litro de água fervente e 1,5 kg de açúcar. Uma colher de chá de fermento é dissolvida em um copo de água, todos os ingredientes são combinados, coados, e a garrafa com o mosto é deixada em local aquecido por duas semanas. Em seguida, é filtrado novamente, transferido para recipientes menores e armazenado em local fresco.
De maçãs congeladas
Após o congelamento, as frutas não contêm fungos vitivinícolas, mas ainda assim produzem uma bebida razoável. Nesse caso, a técnica básica requer algumas modificações:
- Dilua o mosto resultante em partes iguais com água.
- Adicione algumas passas antes do início da fermentação.
- Reduza o açúcar para 100-150 g/litro.
De geleia de maçã
A geleia cristalizada do ano passado pode ser usada para fazer vinho. Para 1 litro do produto, você também precisará de:
- 1 litro de água;
- um punhado de passas;
- Açúcar, se a geleia estiver azeda.
Misture todos os ingredientes em um recipiente e, mexendo ocasionalmente, deixe em um local aquecido por 5 dias. No 6º dia, filtre o líquido, transfira para uma garrafa com válvula de ar e deixe fermentar por 30 a 60 dias. Em seguida, coe várias vezes conforme o sedimento for se formando e guarde na adega.

Algumas dicas para armazenar a bebida
O prazo de validade dos vinhos caseiros é de cerca de 3 anos e, para garantir que sua qualidade não se deteriore durante esse período, eles devem ser armazenados nas seguintes condições:
- Despeje em recipientes de vidro e vede com rolhas de cortiça verdadeiras (feitas da casca do sobreiro);
- Armazene as garrafas cheias na horizontal;
- Manter uma temperatura baixa, na faixa de +6…+15 °C;
- Não permita que a luz solar entre na área de armazenamento;
- Não mova nem agite as garrafas.
Como podemos ver, fazer vinho de maçã não é difícil e está ao alcance até mesmo de quem não está familiarizado com a arte. A chave é ter matéria-prima suficiente e a receita certa, o que tornará a produção de vinho um processo agradável e envolvente.



