Como propagar amoreiras de 5 maneiras diferentes

Cultivar amoreiras no seu jardim é um processo desafiador. É preciso escolher o local certo para o enraizamento, fertilizar o solo e cuidar da planta durante toda a estação de crescimento. Como propagar amoreiras é uma questão que requer atenção especial.

Sementes

Sementes de amoreira para plantio

Um dos métodos mais populares de propagação de amoreiras é o enraizamento de sementes. Utilizando esse método, é possível obter exemplares frutíferos que não se assemelham aos seus "pais" em suas características. É por isso que essa técnica é usada para desenvolver novas variedades de amoreira.

Jardineiros domésticos que vivem na região norte do país costumam preferir esse método de enraizamento de amoreiras, pois as mudas se aclimatam muito mais rapidamente às condições da região. Outro uso para sementes de amoreira semeadas em substrato é a produção de porta-enxertos para mudas de variedades específicas.

Embora a propagação por sementes seja raramente utilizada na maioria dos casos (já que a germinação é bastante lenta), as amoreiras podem ser plantadas com segurança a partir de sementes. Isso é vantajoso porque elas não exigem estratificação, manutenção da umidade ou qualquer outro preparo para o enraizamento.

Assim que coletar as sementes, você pode semeá-las diretamente na terra. Se fizer isso no verão, antes da chegada do frio, as mudas não só germinarão como também crescerão visivelmente mais fortes. Recomenda-se transferir as pequenas mudas verdes para um porão ou adega durante o inverno. Para evitar que congelem antes da primavera, cubra a terra com serragem.

Em um espaço aberto ou em algum lugar na varanda, os brotos de amoreira também podem ser deixados. No entanto, neste caso, certifique-se de polvilhar o substrato com grama seca e folhas.

Você também pode plantar sementes de amoreira na primavera. Para isso, siga estas orientações:

  • Colha algumas bagas da árvore, amasse-as bem e lave-as para remover a polpa;
  • Seque as sementes e depois coloque-as em sacos de pano;
  • Com a chegada da primavera, você precisará colocar as sementes em um recipiente com água ou uma solução de bioestimulantes de crescimento. Esse procedimento deve durar de 5 a 24 horas;
  • Semeie em caixas ou outros recipientes com terra.

Saber como a amoreira se reproduz por sementes ajudará você a cuidar adequadamente das mudas jovens.

Vídeo: "Diretrizes para o plantio de amoreiras"

Este vídeo mostrará como plantar uma amoreira corretamente.

Estacas verdes

estacas de amoreira verde

Os cuidados com a amoreira são tão importantes no verão quanto no resto do ano. Os jardineiros dedicam especial atenção à poda sanitária. Este procedimento também pode ser combinado com a propagação por meio de estacas jovens e verdes. Inspecione cuidadosamente a sua árvore e selecione ramos saudáveis ​​e fortes. Recomenda-se retirar as estacas do meio do ramo. Idealmente, cada estaca deve ter cerca de 2 a 3 gemas.

As estacas resultantes devem ser enraizadas no substrato a uma profundidade de cerca de 3 cm. Cubra as futuras mudas com filme plástico. Isso criará um efeito estufa para elas.

Os primeiros cuidados com as mudas de amoreira são bastante simples: borrife água nelas e levante ligeiramente o plástico protetor para permitir que os ramos respirem. Um mês após a germinação, recomenda-se fertilizar o solo com uma mistura mineral.

O enraizamento completo ocorrerá se novos brotos surgirem na sua estaca. A propagação da amoreira-de-jardim por estaca é recomendada se você deseja obter uma planta completamente idêntica à planta-mãe. Novas variedades não são desenvolvidas por este método.

Estacas semi-lignificadas

Estacas semilenhosas de amoreira

A próxima poda de verão das amoreiras é uma excelente oportunidade para propagar a árvore por meio de estacas semilenhosas. Isso porque brotos fortes emergem da planta em julho, mas ainda não desenvolveram madeira. São esses brotos que devem ser cortados da amoreira para enraizamento em meados do verão. Os cuidados com as mudas resultantes são praticamente os mesmos que os do cultivo de estacas verdes em vasos. No entanto, neste caso, o processo leva um pouco mais de tempo: cerca de seis semanas.

estacas lignificadas

estacas de amoreira lignificadas

Plantar amoreiras em sua horta doméstica é uma ótima opção para qualquer jardineiro amador. No entanto, antes de tudo, é preciso cuidar das estacas que você retira para enraizar. Acredita-se que estacas lenhosas não enraízam bem no substrato, tornando esse método menos eficaz.

As estacas são retiradas em outubro-novembro, quando as folhas estão caindo ativamente. Cada estaca deve ter cerca de 20-25 cm de comprimento. Em seguida, mergulhe-as em uma solução de enraizamento. Por fim, coloque as estacas em sacos plásticos e amarre-os bem. Recomenda-se mantê-las em local fechado, a uma temperatura de 20-25°C.

Enxertia superior

Métodos de enxertia de amoreira

As amoreiras podem ser propagadas por estacas ou sementes, mas outro método é a enxertia de topo ou polinização cruzada. Recomenda-se este método no inverno ou início da primavera, antes do início da produção de seiva.

O enxerto e o porta-enxerto devem ser cortados em ângulos idênticos para garantir uma conexão firme. A junção deve ser cuidadosamente envolvida em plástico macio.

Lembre-se de que os brotos devem estar bem unidos, pois se se deslocarem, podem não criar raízes.

Não é difícil propagar amoreiras em casa se você seguir as principais recomendações.

Pera

Uva

Framboesa