Principais variedades de amoreira preta e branca

A amoreira, uma árvore de folha caduca, é amplamente distribuída em climas quentes. As variedades de amoreira incluem muitas espécies (frutíferas, forrageiras e ornamentais), e seus frutos são altamente nutritivos (contendo potássio e magnésio, fósforo, frutose e ácidos orgânicos).

Variedades brancas

A amoreira é originária do Leste Asiático. É uma árvore alta e esguia, de fácil cultivo, com copa densa e ramos muito fortes. Suas folhas são serrilhadas, oblongas e de um verde escuro intenso. Elas amarelam no outono e caem durante o inverno.

A amoreira-preta, assim como a amoreira-branca, cresce abundantemente em áreas urbanas, parques e encostas de ravinas, e é resistente à geada. A amoreira-branca não recebe esse nome pela cor de seus frutos, mas sim porque essa espécie de árvore possui casca clara (acinzentada). Os frutos, no entanto, podem ser brancos, rosados ​​ou amarelos. São excepcionalmente suculentos e doces.

Agora vamos passar à descrição das variedades mais famosas e populares entre as variedades brancas.

Baronesa Negra de Amora

Variedade Baronesa Negra

Quando florescem, as inflorescências fofas e verde-claras se dispõem alternadamente em um padrão listrado, semelhante a uma espigueta. Produz frutos pretos com aroma delicado e sabor doce, até mesmo enjoativo, completamente desprovido de acidez.

As bagas da variedade Baroness são bastante grandes – 3,5 cm – e mantêm-se comercializáveis ​​por 6 a 12 horas. Amadurecem em junho e julho. São resistentes à geada.

mel branco amoreira

mel branco de variedade precoce

É uma variedade precoce, que amadurece no início de junho. Não há segredos especiais para o cultivo. A árvore é pouco exigente, cresce em qualquer tipo de solo e produz uma colheita abundante. Após o plantio, a amoreira-mel começa a frutificar depois de 4 a 5 anos.

As amoreiras brancas possuem características peculiares:

  • crescimento rápido;
  • longevo (vive de 200 a 300 anos);
  • Tolera facilmente a seca;
  • Cresce em praticamente qualquer tipo de solo.

amoreira rosa de Smolensk

Variedade rosa de Smolensk

Uma variedade precoce com frutos rosados ​​e doces, com um leve toque de acidez.

As árvores macho dessa variedade não produzem frutos, mas possuem belas flores na primavera. Curiosamente, muitas variedades de amoreira branca que não produzem frutos só podem ser usadas como plantas ornamentais, como em cercas vivas ou alamedas.

Variedade Shelley

Variedade ucraniana Shelly

Famosa por seus frutos enormes, que medem 5,5 cm de comprimento, essa variedade foi desenvolvida por produtores da Ucrânia.

Mulberry Smuggyanka

Variedade de amoreira Smuglyanka

Ela tem as mesmas bagas pretas que a Baroness, mas a diferença está no sabor. Os frutos da Smuglyanka são suculentos, mas não enjoativos, com um toque levemente ácido.

Espécies negras

A amoreira-preta é originária do Irã. Há muito tempo, as pessoas apreciam as virtudes essenciais e inegáveis ​​de seus frutos roxos. O sabor dessas amoras é comprovadamente mais rico do que o das amoras brancas. Cada parte dessa árvore mágica da vida, como era chamada na antiguidade, é bela:

  • O suco de amora purifica o sangue;
  • Uma decocção de ramos jovens ajuda com dores reumáticas;
  • Uma decocção das folhas reduz o açúcar no sangue;
  • As raízes removem o catarro durante uma tosse forte;
  • A casca é um excelente remédio contra vermes;
  • A madeira é utilizada na produção de móveis.

A amoreira-preta tem casca marrom-escura, daí o seu nome.

Como é sabido, as bagas frescas conservam-se por várias horas. Não toleram o transporte nem o armazenamento prolongado. Podem ser utilizadas para fazer sumos, compotas, compotas, licores e até vinho. Além disso, os frutos possuem diversas propriedades medicinais: podem normalizar o metabolismo, são eficazes no tratamento da gastrite e de problemas gastrointestinais e são benéficos para doenças cardíacas. O sumo é recomendado para úlceras orais (como estomatite e amigdalite).

Príncipe Preto da Amora

Black Prince é uma variedade autofértil e resistente ao inverno.

A Black Prince é uma amoreira-preta autofértil e resistente ao inverno, pertencente à família das amoreiras-pretas. É uma das poucas variedades que tolera bem o transporte e pode ser armazenada por longos períodos sem comprometer o sabor ou a qualidade. Suas vantagens são óbvias:

  • Não requer cuidados especiais;
  • Tolera facilmente tanto geadas severas quanto secas;
  • Sabor agradável de mel;
  • frutos pretos grandes e suculentos;
  • Pode ser armazenado por um longo período de tempo.

Ucraniano-6

Variedade Ucraniana-6

Outra árvore que se conserva bem e não estraga durante o transporte. Além de produzir frutos deliciosos, é também muito apreciada como árvore ornamental, o que a torna um complemento único para qualquer jardim.

Vídeo: "O que você precisa saber sobre amoras"

Neste vídeo, especialistas irão te ensinar como cuidar adequadamente de uma amoreira.

Variedades ornamentais

Os criadores conseguiram desenvolver algumas variedades como cultivares ornamentais.

As variedades ornamentais de amoreira são utilizadas no paisagismo de parques, alamedas, praças e projetos paisagísticos. As variedades ornamentais incluem:

  1. Amoreira-branca-chorona. Pode crescer até 5 metros. Seus ramos longos e finos pendem até o chão, lembrando um salgueiro.
  2. Outra variedade muito incomum de amoreira branca é a amoreira de folhas grandes. Seu nome é totalmente apropriado, pois as folhas dessa variedade podem crescer até 22 cm.
  3. Existe uma amoreira anã remontante. Essa variedade foi desenvolvida por meio de melhoramento genético seletivo. Ela pode ser cultivada com sucesso em um vaso grande.
  4. Dourado. Os brotos desta amoreira são amarelos.

Variedades de frutos grandes

As seguintes variedades são classificadas como de frutos grandes:

  1. Shelly-150. Ela possui os maiores frutos e a maior produtividade. Além disso, tem as maiores folhas, chegando a medir até meio metro.
  2. Amoreira-preta de Istambul. A árvore cresce bastante, atingindo até 6-7 m de altura. Frutifica apenas no quarto ano, floresce no final da primavera (abril) e é resistente à geada. Os frutos são grandes, suculentos e pretos.
  3. A amoreira Black Baroness é uma variedade precoce com frutos grandes, de até 3,5 cm de comprimento. Mais informações sobre esta variedade podem ser encontradas acima.
  4. O próximo representante é a amoreira-branca (ou Morus alba), com bagas branco-rosadas de até 4 cm de comprimento.
  5. A variedade de amoreira Plodovaya-4 tolera bem o transporte, os frutos têm cerca de 4 cm.
  6. Recomendamos o plantio da variedade Khartut em casas de campo e hortas fora da cidade. A árvore produz consistentemente uma grande quantidade de bagas muito suculentas e grandes (até 5 cm de comprimento). O suco tem cor e sabor semelhantes ao vinho de Cahors.

Dica: As amoras maduras caem assim que você as toca. Antes de colher, coloque uma lona plástica grande sob a copa da árvore. Isso evitará que as amoras caídas percam sua aparência atraente e garantirá uma colheita completa.

Pera

Uva

Framboesa