Por que você deve plantar a ameixeira-da-eurásia no seu jardim?

As ameixas sempre foram consideradas comuns nos jardins do sul até que os produtores da Universidade Agrícola de Voronezh criaram um híbrido resistente à geada na década de 1980. A ameixa Eurasia tolera temperaturas de até -20°C sem perdas e produz frutos belíssimos em climas temperados.

Descrição da variedade

A variedade de ameixa Eurasia caracteriza-se por uma frutificação relativamente precoce, maturação rápida e colheitas abundantes. Mas as suas notáveis ​​qualidades não param por aí. A Eurasia também é resistente à geada, à maioria das doenças comuns com os devidos cuidados e produz frutos grandes e saborosos que podem ser armazenados por até três semanas.

A ameixa-da-eurásia distingue-se pelos seus frutos de maturação precoce.

Esta árvore alta, com copa semi-aberta, é belíssima — o tronco e os galhos marrom-acinzentados contrastam com a folhagem verde exuberante. Os galhos crescem muito rápido, enquanto o tronco engrossa lentamente. Se deixada crescer sem controle, a árvore pode ultrapassar os seis metros de altura. A copa, de densidade média, é composta por numerosos galhos jovens cobertos por pequenas folhas oblongas e pontiagudas com bordas serrilhadas.

Na primavera, a árvore, coberta de inúmeras pequenas flores brancas, fica linda e atrai abelhas com seu aroma. No entanto, para a formação de frutos, são necessárias variedades polinizadoras próximas. Estas geralmente incluem Renclode (Soviet, Kolkhozny ou Urozhainy), Volzhskaya Krasavitsa, Pamyat Timiryazeva, Rekord e Mayak.

Frutos redondos, pesando entre 30 e 40 g, amadurecem ao longo de 3 a 4 semanas, a partir do final de julho. Quando completamente maduras, apresentam uma casca fina, porém firme, de cor bordô, com uma camada cerosa. A polpa é amarelo-alaranjada, agridoce, com um maravilhoso aroma de ameixa.

Prós e contras

A ameixa-da-eurásia possui boa resistência à geada.

A ameixa-da-eurásia possui uma variedade rica em vantagens. Entre elas, destacam-se o amadurecimento precoce, a resistência à geada e os frutos grandes e saborosos (com colheita controlada, podem atingir 50 gramas). Uma árvore de três anos já produz sua primeira colheita, uma de cinco anos pode render 20 kg e, após oito anos, pelo menos 40 kg de frutos saborosos e saudáveis.

No entanto, existem algumas desvantagens a considerar ao plantar uma ameixeira no seu jardim. Outra variedade que floresça na mesma época deve ser plantada por perto. É necessária uma poda regular todos os anos, e não apenas uma poda sanitária. Esta variedade aprecia tanta umidade que a rega deve ser feita regularmente para compensar eventuais faltas de água.

Certas doenças (como a clasterosporium) podem ameaçar sua árvore se você não tomar medidas preventivas. E alguns consideram a polpa macia dos frutos maduros uma desvantagem. Mesmo assim, a ameixeira Eurasia tem muitos fãs entre os jardineiros que a cultivam para consumo próprio ou para venda.

Recursos de aterrissagem

Para a ameixa-da-eurásia, escolha um local ensolarado.

Escolha um local ensolarado para a ameixeira, com lençol freático profundo e proteção contra o vento. O tronco, de crescimento lento, não resistirá a fortes rajadas de vento, que podem causar danos. O solo deve ser neutro, argiloso e fértil; sua qualidade e estrutura são melhoradas durante o preparo do solo. Em regiões com invernos frios, o ideal é plantar a árvore na primavera, após o derretimento da neve, e preparar a cova no outono. Ela deve ter até 80 cm de largura e até 90 cm de profundidade.

A terra escavada é misturada com húmus ou composto (2 a 3 baldes) e cal. Se o solo for ácido, adicione superfosfato e sulfato de potássio; argila, se o solo for muito arenoso; e turfa (areia), se o solo for argiloso. Imediatamente antes do plantio, adicione ureia, cinzas de madeira e composto.

O ideal é comprar a muda de um profissional. Escolha uma árvore robusta e resistente, com sistema radicular bem desenvolvido e casca sem danos. Antes do plantio, você pode mergulhar as raízes em uma pasta de argila e esterco. Crave uma estaca resistente no centro da cova, forme um monte de terra e coloque a muda no lado sul da estaca. Cubra as raízes com cuidado, compacte a terra, regue abundantemente e cubra a área ao redor do tronco com cobertura morta. O colo da raiz deve ficar acima do nível do solo (3-5 cm).

 É melhor comprar uma muda de ameixeira-da-eurásia de profissionais.

Cuidados necessários

Se a cova de plantio tiver boa drenagem, não será necessário fertilizar nos primeiros dois anos, mas a poda deve ser feita imediatamente. Remova todas as folhas da muda e corte-a a 70 cm do solo. Os ramos de crescimento rápido devem ser podados no verão. No outono, faça a poda obrigatória: reduza o tronco em um terço e todos os brotos em dois terços. Aos quatro anos, a árvore já deve estar completamente formada; geralmente, ela é conduzida em forma de treliça.

Três ramos esqueléticos da camada inferior são mantidos, e a segunda e a terceira camadas são formadas mais acima, também compostas por 3 a 4 ramos. Se necessário, estes são amarrados ao tronco de modo que seu ângulo com o tronco seja de aproximadamente 50°. Todos os brotos e o tronco são podados regularmente, restringindo o crescimento geral da árvore, mas estimulando a formação de novos ramos. Ao longo da vida da ameixeira, a poda é realizada na primavera e, em seguida, no outono.

A rega deve ser regular, caso contrário os frutos racharão e as pontas dos brotos murcharão. Árvores jovens devem ser regadas a cada 10 dias (2 a 3 baldes de água), enquanto árvores adultas devem ser regadas a cada duas semanas (4 a 6 baldes). Após a rega, a área ao redor do tronco deve ser afofada e coberta com cobertura morta.

A partir do terceiro ano de crescimento, aplica-se fertilizante de 3 a 4 vezes por ano. Na primavera, adiciona-se nitrato de amônio durante o preparo do solo. Durante a floração, as árvores são regadas com uma solução de ureia e sulfato de potássio (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água). Após a floração, rega-se com nitrofósforo dissolvido em água (3 colheres de sopa para cada 10 litros). No outono, adiciona-se superfosfato (até 100 g) durante o preparo do solo. Se necessário, aplica-se calcário no solo no outono.

A ameixeira-da-eurásia precisa de rega regular.

As ameixeiras respondem bem à adubação foliar, que serve como um eficaz preventivo contra doenças. É importante manter a área ao redor do tronco da árvore limpa e evitar deixar frutos caídos. O ideal é cobrir as árvores jovens durante o inverno.

Colheita

A colheita é feita à medida que as frutas amadurecem ao longo de agosto e armazenada em caixas ou cestos.

Se as bagas forem colhidas uma semana antes de estarem completamente maduras, podem ser armazenadas por três semanas a uma temperatura entre 0 e +1 °C e transportadas a essa mesma temperatura. As bagas são utilizadas para fazer deliciosas e aromáticas compotas, sumos, licores e marmeladas. Podem ser secas, mas não são adequadas para compotas ou congelamento devido à polpa solta. Os caroços só se retiram facilmente das bagas completamente maduras.

Vídeo: Cuidados com a Ameixeira

Neste vídeo, você encontrará dicas úteis sobre como cuidar de ameixas.

Pera

Uva

Framboesa