3 segredos para tratar ameixas contra doenças e pragas

As ameixeiras são atrativas para uma grande variedade de pragas, que se alimentam tanto de seus frutos quanto de suas folhas. Um ataque massivo de insetos pode enfraquecer severamente a árvore e causar uma produção insuficiente de frutos. Para evitar isso, as ameixeiras são tratadas contra pragas.

Tempos de processamento

Todas as árvores frutíferas, incluindo as ameixeiras, precisam de tratamento ao longo da estação. No entanto, o cuidado adequado com as árvores requer a pulverização de árvores frutíferas de caroço e pomóideas na primavera e no outono. O tratamento adequado nessas épocas proporcionará proteção confiável e garantirá uma colheita abundante e saborosa.

Na primavera

As ameixeiras são pulverizadas pela primeira vez no início da primavera. Este procedimento é realizado antes do início da produção de seiva. A pulverização pode proteger a árvore das seguintes pragas:

  • Enrolador de folhas de rosas;
  • Pulgão do pólen da ameixa;
  • Mosca-serra-da-folha-amarela.

Para proteção contra a lagarta-cigana, o tratamento é realizado duas vezes: antes da floração e após esse período.

A lagarta-cigana tem a aparência de uma lagarta e é uma borboleta noturna.

Além de proteger contra pragas, a pulverização de primavera protege as ameixeiras de diversas doenças. Este tratamento é eficaz contra a moniliose e a doença dos marsupiais. Nesse caso, a pulverização deve ser feita quando as primeiras folhas aparecerem na árvore. O procedimento deve ser repetido aproximadamente a cada 14 dias.

Assim, o jardineiro decide por si mesmo quando realizar os tratamentos preventivos. Os tratamentos realizados no início da primavera e após a floração eliminam parasitas e patógenos que sobrevivem ao inverno na casca ou no solo.

Por vezes, para melhor proteger as culturas, é necessário pulverizar as árvores no início do verão (junho). Nesta altura, o tratamento é realizado se forem detetados sinais da presença de insetos (teias, folhas danificadas, etc.). Os danos na cultura também são um sinal de infestação. Por exemplo, os frutos verdes apresentarão danos externos causados ​​por lagartas e patógenos. Por vezes, encontram-se vermes no interior dos frutos.

Vídeo: "Tipos de pulverização na primavera"

Neste vídeo, um especialista explicará as etapas do tratamento de primavera das árvores frutíferas.

No outono

A pulverização de outono das ameixeiras é realizada após a colheita. O tratamento nesta época é necessário para eliminar pragas e patógenos escondidos na casca ou no solo. Nesse caso, o cuidado com a árvore envolve primeiro a poda, seguida da pulverização.

Vale ressaltar que produtos específicos devem ser usados ​​em cada estação do ano. O jardineiro determina qual spray usar nas ameixeiras na primavera, no outono e no verão, com base no resultado desejado.

A pulverização de outono deve ser realizada após a colheita.

Escolha do medicamento

Para proteger eficazmente as ameixeiras de pragas e patógenos, é preciso saber qual produto usar na primavera, após a floração, ou no outono. É necessário utilizar um produto diferente a cada aplicação para evitar que microrganismos e insetos desenvolvam resistência.

Se você combater pragas e microflora com o mesmo produto, após apenas algumas aplicações ele se tornará ineficaz ou não terá efeito algum.

Portanto, é muito importante saber como tratar as ameixas contra vermes, ácaros ou fungos.

De doenças

Quando uma ameixeira apresenta um aspecto doentio, isso indica uma infecção viral, fúngica ou bacteriana. Nos estágios iniciais da doença, podem ser utilizados remédios caseiros e preventivos, como infusões feitas com certas plantas. No entanto, devido à sua baixa eficácia, esses remédios são usados ​​apenas como medida preventiva.

Se a doença estiver em estágio avançado, devem ser utilizados tratamentos químicos, considerados os mais eficazes. A escolha do tratamento depende da doença específica que afeta a árvore. O tratamento contra a microflora patogênica pode ser realizado com os seguintes agentes:

  • Solução de oxicloreto de cobre. Para prepará-la, dissolva 30 g da substância em um balde de água (10 litros);
  • Calda bordalesa (solução a 1%);
  • sulfato de cobre (solução a 1%).

A pulverização deve ser realizada em conjunto com medidas preventivas (poda dos ramos afetados, remoção de folhas e frutos caídos).

Podar os ramos afetados antes de pulverizar.

De pragas

Muitas pragas depositam seus ovos nos ovários das ameixeiras após o despertar na primavera. Para proteger as plantas de infestações de insetos, é importante saber como tratar as ameixeiras após a floração. A escolha do tratamento também depende do tipo de praga.

Na fase inicial da infestação de ameixeiras por pulgões e outros insetos, você pode usar uma solução de sabão e querosene, bem como infusões de ervas (por exemplo, cascas de cebola e alho). Como muitas pragas são sensíveis a odores fortes, as infusões devem ser feitas com plantas com cheiro forte. Por exemplo, uma infusão de urtiga é menos eficaz do que uma feita com cascas de cebola.

Em caso de danos severos, é necessário usar preparações químicas: "Karbofos" (ajuda contra a mosca-serra da vara-de-ouro, da ameixeira-amarela e da ameixeira-preta), "Nitrofen" (eficaz contra pulgões), etc.

Infestação de pulgões em árvores frutíferas

Cumprimento das instruções

Ao usar sprays químicos, é importante ler atentamente as instruções. Essa é a única maneira de obter os melhores resultados e se proteger dos efeitos negativos dos produtos químicos.

De acordo com as instruções, muitos produtos químicos devem ser aplicados em tempo calmo, ao entardecer ou pela manhã. Esses tratamentos não devem ser realizados antes ou durante a chuva, nem em dias quentes e ensolarados.

Ao trabalhar, certifique-se de usar um traje de proteção, luvas, óculos de proteção e máscara. Após o término do trabalho, lave as mãos com sabão.

Para obter o máximo efeito, a pulverização deve ser repetida após um determinado período de tempo (especificado nas instruções) para destruir os parasitas em diferentes estágios de seu desenvolvimento.

Saber como tratar as ameixas contra doenças e pragas não só pode salvar a colheita, como também minimizar o risco de ataques futuros.

Pera

Uva

Framboesa