Instruções passo a passo para o plantio de ameixeiras para iniciantes

As ameixas são muito apreciadas pelo seu sabor e valor nutricional. Para garantir uma frutificação abundante e altas colheitas, é importante saber como plantar ameixas. Oferecemos um guia passo a passo para o plantio desta árvore frutífera.

Selecionando uma variedade e muda

Graças a anos de trabalho e aos esforços incríveis dos cientistas, inúmeras variedades de ameixa foram desenvolvidas por meio de melhoramento genético seletivo. Essas variedades de frutas diferem em época de maturação, resistência à geada e à seca, produtividade, sabor e comercialização.

Mudas de ameixeira para plantio

Ao escolher uma muda, é importante considerar as características da variedade. Algumas frutas só podem ser cultivadas em regiões mais ao sul, enquanto outras se adaptam rapidamente a quaisquer condições climáticas e prosperam independentemente da região em que são cultivadas. Agrônomos experientes recomendam que plantas cultivadas localmente para uma região específica apresentem o melhor crescimento e produção de frutos.

Ao responder à pergunta de como plantar uma ameixeira e evitar os erros típicos de jardineiros iniciantes, sugerimos começar pela escolha do material de plantio. Assim como para qualquer outra fruta, é melhor comprar mudas de ameixeira em viveiros especializados no cultivo de plantas ornamentais. Aqui você pode encontrar ameixeiras enxertadas em porta-enxerto ou mudas de raiz própria.

Após escolher a variedade e selecionar a árvore, inspecione cuidadosamente o material de plantio. Uma muda de ameixeira deve ter um sistema radicular bem desenvolvido e saudável. O diâmetro ideal do tronco para uma ameixeira de um ou dois anos é de 1 a 2 cm, com ramos de 15 a 30 cm de comprimento.

Vídeo: Como cultivar ameixas

Neste vídeo, um especialista compartilha dicas sobre como cultivar uma ameixeira.

Como escolher uma landing page

O plantio de uma ameixeira no outono ou na primavera começa com a seleção e preparação do local. As ameixeiras são árvores frutíferas que adoram sol, por isso recomenda-se escolher áreas bem iluminadas e protegidas do vento no jardim. Jardineiros experientes observam que alguma sombra é benéfica para o crescimento da árvore. No entanto, tente evitar plantar a ameixeira perto de árvores altas que proporcionem sombra excessiva. Cerejeiras podem ser cultivadas perto de ameixeiras, mas é melhor evitar plantá-las perto de macieiras.

A ameixeira não gosta de excesso de umidade no solo, portanto, não se deve plantar mudas dessa fruta em terrenos baixos onde a água se acumula durante as cheias da primavera e do outono e as fortes chuvas.

As ameixas crescem melhor em solos argilosos bem drenados, ricos em diversos nutrientes e substâncias benéficas. Solos secos, arenosos e argilosos não são adequados para o cultivo desta fruta, pois as raízes ficam quase na superfície e não penetram profundamente no solo.

É importante não só escolher o local certo para o plantio de ameixas, mas também considerar o nível do lençol freático. Para que as culturas frutíferas prosperem, o nível do lençol freático deve estar a pelo menos 1,5 a 2 metros abaixo da superfície do solo.

A ameixeira é uma planta frutífera que adora luz.

Preparando a cova

A cova de plantio é preparada com antecedência — duas semanas antes do plantio da muda em seu local definitivo. As dimensões ideais da cova para o plantio de ameixeiras são:

  • profundidade – não inferior a 60 cm;
  • diâmetro – 60–70 cm.

A área selecionada do jardim deve ser limpa de vegetação excessiva e ervas daninhas. A terra retirada da cova deve ser misturada com composto e húmus, depois recolocada e deixada assentar. Observe que não é recomendável usar fertilizantes fortes ou altamente concentrados, pois podem queimar as raízes de uma árvore jovem. O excesso de fertilizantes tem um efeito prejudicial na produção de ameixas, estimulando o crescimento da planta em detrimento da fertilidade.

Diagrama de plantio

Dependendo do clima da região e das características da variedade da fruta, os padrões de plantio podem variar. Além de escolher o local, o solo e as mudas adequados, é importante determinar a época de plantio.

Muitos jardineiros se perguntam qual é a melhor época para plantar uma ameixeira. Para a Rússia central, o plantio na primavera é mais eficaz. O verão e o outono darão à árvore tempo para criar raízes e se fortalecer, tornando-a mais resistente ao frio do inverno. No entanto, em regiões mais ao sul, algumas árvores frutíferas podem ser plantadas ao ar livre no outono.

Procure plantar variedades adequadas à região e fique atento à previsão do tempo. Para dar tempo à ameixeira de se adaptar, o ideal é plantá-la no início de setembro.

Se já existirem outras árvores frutíferas ou de folha caduca no jardim, as novas plantas devem ser plantadas a uma certa distância umas das outras. Para variedades colunares, 1,5 a 2 metros de espaço são suficientes, enquanto as variedades mais altas são mais exigentes — algumas requerem de 6 a 8 metros de espaço.

esquema de plantio de ameixeiras

Instruções passo a passo

Vamos prosseguir com o plantio da ameixeira. Seguindo as recomendações passo a passo de jardineiros experientes, essa tarefa não será difícil nem demorada.

Coloque uma pequena estaca de madeira no centro da cova onde a ameixeira será plantada para dar suporte à muda. Com cuidado, para não danificar o sistema radicular, coloque a muda na cova e preencha-a com terra fértil. O colo da raiz deve ficar de 3 a 5 cm acima da superfície do solo.

Compacte levemente o solo. Em seguida, regue a árvore plantada abundantemente. Recomenda-se regar ao redor da borda do tronco. A etapa final no plantio de uma árvore frutífera é cobrir o tronco com uma camada de turfa ou composto.

Cuidados adicionais

Para garantir uma colheita abundante de uma árvore frutífera, você precisa não apenas plantá-la corretamente, mas também fornecer os cuidados adequados. Você já sabe como plantar uma ameixeira, agora vamos falar sobre as técnicas para cultivar essa árvore frutífera.

Então, como cuidar de uma ameixeira? Primeiro, é importante estudar cuidadosamente as características da variedade da planta, pois as instruções de cuidado variam dependendo das necessidades específicas de cada espécie. Algumas variedades de ameixa exigem mais atenção e monitoramento, enquanto outras são mais tolerantes às condições de cultivo e aos cuidados necessários.

O cuidado adequado com uma ameixeira consiste em várias etapas: formação da copa, rega, afofamento e cobertura do solo com mulch, fertilização e prevenção de doenças e infestações de pragas.

Você notou manchas amarelas, marrons ou pretas nas folhas da sua ameixeira? A árvore está produzindo poucos frutos, tem crescimento atrofiado e parece pouco saudável? Se a sua ameixeira estiver doente ou tiver sido alvo de pragas, remédios caseiros tradicionais e tratamentos químicos modernos podem ajudar.

As ameixeiras não gostam de excesso de umidade, mas sofrem ainda mais com a seca. Se não houver precipitação em junho e julho, o que é típico em regiões mais ao sul, monitore os níveis de umidade do solo. Árvores adultas precisam de regas pouco frequentes, mas abundantes.

Não se esqueça de podar as ameixeiras. Esse procedimento aumenta a produção de frutos e melhora o sabor das ameixas.

Pera

Uva

Framboesa