Plantio e cultivo de variedades de ameixa resistentes à geada na Sibéria.
Contente
Características climáticas da região
As ameixas na Sibéria estão expostas a inúmeros fatores adversos devido ao clima rigoroso da região. A cultura enfrenta desafios particulares em regiões com neve, como Tomsk, Kemerovo e Novosibirsk. As regiões de Omsk e Altai são consideradas as mais adequadas para o cultivo de ameixas, pois os invernos têm pouca neve e os verões são bastante quentes.
Vídeo: Cultivo de ameixas na Sibéria
A história de um jardineiro sobre a prática de cultivar ameixas em condições siberianas.
Oscilações bruscas de temperatura representam um grande perigo para as árvores. Ondas de frio repentinas como essas, após um breve período de degelo, são observadas todos os anos na Sibéria, principalmente no final do inverno. Outro problema é o tombamento do tecido vegetal (quando a casca na base de galhos ou troncos sofre danos). Isso é causado por temperaturas prolongadas em torno de 0°C com abundante cobertura de neve.
As melhores variedades resistentes à geada
Obviamente, nem todas as variedades de ameixa podem ser cultivadas na vasta região selvagem da Sibéria. Jardineiros experientes identificam diversas variedades de ameixa adequadas para o plantio na Sibéria:
- Yubileynaya Altayskaya. Uma variedade de maturação precoce. Os frutos são de tamanho médio, perfeitamente arredondados, pesando aproximadamente 15 gramas cada. A casca é amarelo-alaranjada com um tom rosado brilhante. A polpa é macia e suculenta, com uma acidez distinta. As árvores são de porte médio, resistentes a doenças e começam a frutificar no terceiro ano após o plantio.
- Peresvet. Uma variedade de maturação precoce com pequenos frutos alaranjados com manchas vermelhas. A casca é fina e a polpa muito suculenta. A árvore cresce até uma altura média, com uma copa compacta e ligeiramente elevada;
- Orgulho dos Urais. Uma variedade resistente à geada e autofértil. Tolera bem as geadas de inverno, assim como as de primavera. Produz frutos em abundância, mas de forma irregular — a árvore necessita de um intervalo de 2 a 3 anos. Os frutos são de tamanho médio, ovais e vermelho-escuros. A polpa é firme e suculenta.
- Ameixa Scarlet Zarya. Uma variedade maravilhosa para sobremesa, com frutos perfumados e suculentos. Distingue-se pela alta resistência à geada e é cultivada em porta-enxerto semi-anão. A Scarlet Zarya produz frutos de tamanho médio e amadurece cedo.
As variedades de ameixa autoférteis são preferíveis para a Sibéria, já que o jardineiro não precisa se preocupar em plantar espécies polinizadoras.
Regras de aterrissagem
O plantio e os cuidados com ameixeiras na Sibéria dependem das condições específicas da região. O ideal é escolher uma muda de um ano para minimizar os danos ao sistema radicular.
Especialistas recomendam o plantio de árvores na primavera para permitir tempo suficiente para o enraizamento. No entanto, o plantio no início do outono também é possível. A cova de plantio deve ter aproximadamente 60 cm de profundidade e de 60 cm a 1 m de diâmetro. Cada cova deve ser suplementada com os fertilizantes necessários: 200 g de superfosfato, 100 g de fertilizante potássico e 10 litros de fertilizante orgânico. Esse "coquetel" de nutrientes fornecerá à muda os nutrientes necessários para os próximos anos.
O colo da raiz da muda não deve ser enterrado profundamente no solo.
Após o plantio, cada ameixeira deve ser regada abundantemente (no mínimo 3 baldes por planta) e coberta com matéria orgânica.
Características de cuidado
O cuidado com ameixeiras na Sibéria exige o congelamento do solo. Isso é necessário para proteger a árvore do tombamento. Esse procedimento é realizado utilizando qualquer método conveniente, como compactar a neve ao redor da base dos troncos.
Outra etapa importante no cuidado é a remoção dos rebentos radiculares. Estes devem ser removidos no ano em que surgirem, ou, no máximo, na primavera seguinte.
A poda regular também deve ser levada em consideração. Por razões sanitárias, ela é realizada no início da primavera, e o desbaste de copas densas ocorre no início do verão. E, claro, tratamentos preventivos contra doenças e insetos são essenciais.
Preparando-se para o inverno
Árvores jovens, que ainda não tiveram tempo de se adaptar completamente após o plantio, são especialmente sensíveis à geada. Os cuidados devem ser adaptados aos invernos da sua região. Se houver muita neve, você pode construir uma proteção especial ao redor do tronco e adicionar neve periodicamente para evitar que seja levada pelo vento.
Vídeo: "Protegendo as árvores para o inverno"
Preparando as árvores frutíferas para a geada.
Se os invernos na sua região forem pouco rigorosos em termos de neve, você pode cobrir as mudas com ramos de abeto.
Quando a árvore crescer a ponto de seu tronco não poder mais ser dobrado até o chão, seus galhos devem ser reunidos em forma de "vassoura" e o tronco cercado por pequenos poleiros, criando uma espécie de abrigo. Dentro, coloque uma camada de isolamento — palha ou serragem. Toda a estrutura deve ser cuidadosamente fixada com barbante. Além disso, esteja ciente de que as raízes da árvore correm alto risco de serem danificadas por pequenos roedores. Para protegê-las, coloque alguns ramos de hortelã-pimenta entre os poleiros.
Cultivar ameixas na Sibéria é um desafio. Mas isso só aumenta a alegria e a satisfação de colher a fruta.


