Descrição de variedades alpinas de groselhas ornamentais

Por muitos anos, jardineiros apaixonados em nosso país têm apreciado a groselha alpina, uma planta que se apresenta em diversas variedades. Entre elas, estão a Schmidt, a Golden, a Pumila e outras. Cada variedade merece atenção. Hoje, você aprenderá sobre a aparência e as características dessa groselha, que cresce naturalmente em áreas montanhosas. Você também aprenderá sobre os detalhes do cultivo de groselhas em seu jardim e os cuidados necessários para essa bela planta.

Característica

Esta espécie de groselha, conhecida em latim como Ribes alpinum, é um arbusto com folhagem bastante densa. Pode atingir até 2,5 cm de altura no seu jardim. Durante a floração, que geralmente ocorre no final do último mês da primavera, é comum observar nesta planta cachos de inflorescências penetrantes, tradicionalmente amarelas. As folhas são ligeiramente menores que as da groselha comum, com no máximo 4 cm de comprimento cada. Sua superfície é lisa e agradável ao toque.

Uma variedade popular de groselha alpina é a Schmidt.

A colheita pode ser concluída de meados de julho a meados de agosto. Os frutos não possuem um sabor muito característico. No entanto, são versáteis, adequados para adicionar a compotas e fazer sucos mistos. Os frutos têm tipicamente cerca de 6 a 8 cm de diâmetro e são de cor rosa. No outono, a folhagem desta planta é um belo complemento para qualquer jardim. Ela permanece no arbusto por um longo tempo e tem uma agradável cor amarelo-dourada. Esta planta é uma excelente opção para formar cercas vivas em projetos paisagísticos.

Condições de cultivo

Para o plantio deste tipo de groselha, recomenda-se escolher um local bem iluminado. Não deve haver água subterrânea por perto. Se você planeja plantar as mudas em grupos ou para formar uma cerca viva, certifique-se de espaçá-las de 1 a 1,5 metros. Isso garantirá que as mudas recebam luz solar suficiente e se desenvolvam bem.

A experiência demonstra que mudas com sistema radicular fechado, cultivadas em recipientes especiais, apresentam a melhor taxa de sobrevivência. Embora sejam mais caras do que outras variedades, o custo se justifica. Jardineiros iniciantes muitas vezes não sabem qual a melhor época para plantar mudas. Primavera, verão e até mesmo outono são épocas aceitáveis.

Arbustos de groselha alpina da variedade Schmidt

Para cultivar groselhas corretamente, é necessário garantir uma mistura de solo nutritiva. O tamanho típico da cova é de 50 x 50 x 50 cm. A drenagem não é necessária. Recomenda-se o uso de húmus de alta qualidade, terra vegetal e areia.

Se você estiver preparando um canteiro para groselhas no outono, pode adicionar um fertilizante rico em minerais ao solo. Na primavera, você deve cavar o canteiro.

Variedades

Esta variedade de groselha começou a ser amplamente cultivada em nosso país como planta ornamental já no final do século XVI. Hoje, conhece-se um grande número de variedades. Entre elas, encontram-se variedades ornamentais com folhagem vermelha e amarela, bem como arbustos anões incomuns.

A planta alpina mais popular entre os jardineiros é a variedade Schmidt. Este arbusto não ocupa muito espaço devido ao seu tamanho compacto, crescendo no máximo 15 cm ao longo do ano. Com a variedade Schmidt, os jardineiros podem criar belas esculturas verdes. Os arbustos apresentam folhas trilobadas, que atingem até 4 cm de comprimento, com uma delicada coloração verde-escura.

No outono, essas plantas são um deleite para qualquer jardim, pois sua folhagem adquire um tom amarelo intenso. A floração geralmente ocorre em maio. A colheita pode ser feita em julho e agosto.

Colheita de groselha alpina

As belas bagas não possuem um sabor particularmente distinto. As vantagens desta variedade incluem a resistência ao inverno e à seca, bem como a capacidade de prosperar na sombra. Esta groselha de longa duração pode sobreviver no seu jardim por até 40 anos! Ela se desenvolve bem junto a árvores altas que crescem nas proximidades. Um solo fértil, de textura média, franco-argilosa ou franco-arenosa, é necessário para o plantio desta cultura.

A groselha dourada é uma forma anã de uma espécie alpina. Este arbusto pode atingir até 1 metro de altura. Durante a floração, encanta a vista com inflorescências vistosas de um característico tom amarelado. Os frutos, de um vermelho intenso, têm um sabor desagradável. Por isso, o arbusto é geralmente cultivado em jardins com fins ornamentais. No outono, embeleza o jardim com folhagem amarela ou vermelha.

Esta groselha não deve ser confundida com a groselha dourada, que não é uma espécie alpina. Este arbusto, conhecido como Aureum, não tolera bem a sombra. No entanto, é resistente às variações climáticas. Se desejado, esses arbustos podem ser usados ​​para criar magníficas formas geométricas e cercas vivas.

Os arbustos densos e esféricos, com no máximo 1,5 metros de altura, pertencem à variedade Pumila. Começam a florescer e frutificar por volta dos cinco anos de idade. A taxa de enraizamento das estacas geralmente chega a 90%. Entre as vantagens dessa variedade está sua alta resistência ao inverno.

As groselhas alpinas precisam de cuidados da mesma forma que as groselhas comuns.

Cuidando das groselhas alpinas

Ao cuidar adequadamente de culturas desse tipo, deve-se lembrar da aplicação de fertilizantes, irrigação moderada, controle de pragas e doenças e poda.Recomenda-se fertilizar as groselheiras com composto ou húmus de alta qualidade pelo menos uma vez por ano. O ideal é fazê-lo na primavera. Em abril e após a floração, recomenda-se a aplicação de fertilizantes complexos com alto teor de minerais. Em dias secos de verão, regue de 3 a 4 vezes, utilizando até 40 litros de água por planta. Para evitar o tratamento da planta contra doenças fúngicas, devem ser tomadas medidas preventivas. O produto "Fitosporin" tem se mostrado eficaz.

Pulgões e ácaros das gemas em groselhas

Os arbustos são frequentemente atacados por pragas como ácaros, pulgões, manchas foliares e ferrugem. Remédios caseiros testados e comprovados podem ser usados ​​para repelir essas pragas. Entre eles, polvilhar com pó de tabaco e tratar com uma solução de sabão verde especial. A poda deve ser programada para o final de março, quando a seiva ainda não começou a fluir. Remova os galhos mortos e velhos. Em seguida, recomenda-se apará-los para uma altura mais uniforme, moldando o arbusto ao seu gosto. Os cortes podem ser tratados com tinta a óleo, polvilhados com cinzas ou revestidos com cera.

Vídeo "Alpine Currant Schmidt"

Este vídeo fornecerá informações detalhadas sobre a variedade de groselha alpina "Schmidt" (Ribes alpinum 'Schmidt').

Pera

Uva

Framboesa