Variedade de groselha preta Venus, resistente ao calor e à geada.

Há vários anos, muitos jardineiros têm preferido a variedade de groselha-preta "Venus". Esta fruta impressionou a todos com seu sabor e produtividade. A groselha-preta Venus é resistente a todas as condições climáticas — tanto à geada quanto ao calor — lembrando as groselhas douradas. Ela sobrevive à seca e proporciona uma colheita gratificante. Esta groselha pode ser cultivada tanto para consumo doméstico quanto para venda. Como começa a frutificar cedo, um único arbusto pode render aproximadamente 10 kg por temporada, o que equivale a 7 a 10 toneladas de frutos por hectare.

Descrição resumida

A descrição da variedade é inconfundível. Externamente, as groselhas Vênus são bagas pretas quase idênticas, pesando aproximadamente 3,5 gramas (algumas chegam a pesar 5 gramas). O sabor adocicado desta groselha é único e inimitável. As bagas são suculentas e doces, com casca fina, semelhante à groselha dourada. Elas também apresentam um teor surpreendentemente alto de vitamina C — 95%. As bagas são colhidas secas do arbusto, mas a casca fina dificulta o transporte da colheita. As groselhas Vênus têm um aroma distinto, que revela imediatamente o sabor da baga. Mesmo quando completamente maduras, podem permanecer no galho por vários dias sem cair.

A groselha preta Venus é resistente a qualquer clima.

Ao contrário das groselhas douradas, esses arbustos são bastante esparsos, mas produzem frutos em abundância. As folhas são de tamanho médio, verdes e pouco brilhantes. Distinguem-se por dentes afiados em forma de garras nas bordas. As groselhas florescem em um tom rosa claro e as flores são pequenas. Além de serem resistentes à geada e produzirem bem com pouca água e baixa umidade, os arbustos são resistentes às doenças mais comuns. Apresentam certa resistência a ácaros e septoriose.

Região de origem

Para criar a variedade de groselha-preta Venus, cientistas cruzaram a variedade finlandesa Bredtorp com a siberiana Seyans Golubka. Os arbustos da nova variedade se espalharam rapidamente por toda a Rússia, depois para Belarus e os países bálticos. Outros países com climas variáveis ​​também começaram a cultivar a Venus, pois ela é pouco exigente e consegue sobreviver sem perder suas propriedades em qualquer clima. Mesmo em temperaturas tão baixas quanto -37°C, não precisa ser coberta para manter sua capacidade de frutificação.

A groselha Vênus é valorizada em toda a CEI (Comunidade de Estados Independentes).

Plantio e cuidados

Escolher um local para groselhas é fácil. Elas precisam de solo fértil, não pantanoso, ligeiramente ácido, bem úmido, mas com uma pequena quantidade de água subterrânea. O local pode ser ensolarado ou sombreado, pois a Vênus cresce bem na sombra.

O plantio pode ser feito na primavera ou no outono, mas lembre-se de que os arbustos plantados no outono enraízam muito melhor. A época ideal para o plantio é setembro. O preparo do solo deve começar em agosto. Nessa época, fertilize o solo para aumentar a fertilidade. Para isso, você precisará de esterco curtido, calculado na proporção de 3 a 4 kg por metro quadrado de solo, mais 2 colheres de sopa de superfosfato e 1 colher de sopa de sulfato de potássio.

Os buracos para o plantio devem ser preparados ao mesmo tempo. Devem ter cerca de 1/2 metro de profundidade e aproximadamente o mesmo diâmetro. Preencha o buraco com uma mistura de dois baldes de turfa ou húmus misturados com terra vegetal. Adicione também 250-300 g de cinzas, 1 colher de sopa de superfosfato e 2 colheres de sopa de sulfato de potássio. Despeje essa mistura no buraco, cubra com uma fina camada de terra limpa e fértil e encha com vários baldes de água. Deixe os buracos descansarem por uma semana antes de plantar as groselhas.

Cuidando de um arbusto de groselha

Para garantir que o arbusto crie raízes adequadamente, o colo da raiz deve ser enterrado a uma profundidade de 6 a 7 cm no solo — isso garantirá uma fixação segura. Ao plantar, certifique-se de que as raízes estejam bem distribuídas e firmemente cobertas. Para isso, regue e compacte a camada de solo à medida que for plantando.

O processo de regar com uma mangueira

 

Imediatamente após o plantio, o solo ao redor do arbusto deve ser bem polvilhado com turfa seca. Logo após o plantio, deve-se realizar a primeira poda dos arbustos, removendo os brotos finos e fracos e encurtando os brotos grossos, deixando apenas quatro gemas.

Durante os dois primeiros anos após o plantio, é necessário capinar, afofar e regar regularmente o solo sob o arbusto. Embora a Venus seja resistente à seca, ela precisa ser regada cerca de 3 a 4 vezes por ano: começando em junho e terminando no início de setembro. Aplique cerca de 2 a 3 baldes de água por vez para garantir nutrição e umidade adequadas.

Apenas um ano após o plantio, o arbusto de groselha-de-vênus começa a dar frutos. Assim que a frutificação começar, é hora de fertilizar o arbusto. Fertilizantes orgânicos são excelentes para a primavera. No outono, fertilize após a colheita, usando fósforo e potássio.

Não se esqueça de podar o arbusto, pois se ficar muito denso, a produção de groselha-preta diminui. Uma planta adulta não deve ter mais de 15 ramos. Após sete anos, você pode começar a poda de rejuvenescimento. Ramos e brotos fracos e doentes devem ser removidos todos os outonos.

A produção de groselha-preta diminui em arbustos densos.

Doenças e pragas

A groselha Venus quase nunca é suscetível a doenças como ferrugem, oídio ou antracnose, mas ainda pode ser afetada por ácaros ou septoriose. Esta última é uma doença fúngica caracterizada pela formação de manchas brancas com borda marrom nas folhas. Em estágios posteriores, manchas pretas se desenvolvem, as folhas secam e caem. Essa doença não prejudicará sua groselha se você remover e queimar regularmente as folhas danificadas e, em seguida, tratar o arbusto com uma solução de sulfato de cobre.

Você pode pulverizar os arbustos com uma calda bordalesa a 1% quatro vezes por temporada. Isso deve ser feito antes e depois da floração, duas semanas depois e após a colheita. Para proteger suas groselhas da possível mancha foliar por septoriose, lembre-se de adubar a planta regularmente com fertilizantes minerais e tratar o solo ao redor e as folhas com uma solução de sulfato de manganês (não concentrado).

Os ácaros dos botões da groselha são fáceis de identificar. Ao se alimentarem dos botões da planta, eles incham e pequenas folhas de cor clara aparecem nos brotos. Para curar as groselhas, todos os brotos danificados devem ser destruídos. Para evitar o aparecimento de ácaros, plante várias fileiras de alho perto dos arbustos. Uma boa medida preventiva é pulverizar as groselhas no início da floração com uma solução de alho: 150 gramas por balde de água limpa e morna.

É muito fácil identificar o ácaro do botão da groselha.

Sem dúvida, esta variedade de groselha é uma excelente planta tanto para consumo pessoal quanto comercial. Ao plantar esses arbustos em casa, você terá um suprimento anual de vitamina C na forma de bagas pretas doces e aromáticas, incomparáveis ​​a qualquer outra.

A principal vantagem da groselha Venus é sua resistência a diversas condições climáticas, razão pela qual conquistou reconhecimento mundial. Esta variedade é fácil de cultivar e produz uma colheita abundante.

Naturalmente, tem suas desvantagens, sendo a principal delas a mínima resistência a ácaros e septoriose, mas seguindo dicas e regras simples, você poderá desfrutar de groselhas-pretas por muitos anos.

Vídeo: "Propriedades benéficas da groselha preta"

Neste vídeo, você aprenderá sobre todas as propriedades benéficas da groselha negra.

Pera

Uva

Framboesa