Características da variedade de groselha rosa holandesa

As groselhas vermelhas e pretas são apreciadas pelos jardineiros não só pelo seu sabor, mas também pelas suas propriedades medicinais. Esta planta é também muito apreciada pela sua facilidade de cultivo e baixa manutenção. Uma variedade, a groselha vermelha Dutch Pink, ocupa um lugar de destaque entre os jardineiros.

Descrição

A groselha rosa é uma variedade da Europa Ocidental cultivada na Holanda, mas sua origem é desconhecida. O arbusto é de porte médio, com folhas verde-claras de tamanho médio. Os ramos são de tamanho médio e robustos. O arbusto em si cresce até um metro e meio de altura, sem se espalhar muito. Os cachos têm de 10 a 14 cm de comprimento. As bagas são de tamanho médio a grande, pesando de 0,5 a 1,1 g, mas com os devidos cuidados, podem chegar a 2,5 g. Os frutos são rosa-claro, aromáticos e doces. Vale ressaltar que as groselhas rosas são sempre mais doces que as groselhas vermelhas. As bagas são redondas.

Com os devidos cuidados, as bagas podem atingir até 2,5 g.

A groselha rosa holandesa é relativamente fácil de cultivar. Para uma produção ideal, a planta requer bons cuidados. Ela prospera tanto ao sol quanto em meia-sombra. Plante em solo fresco e fértil. Para uma alta produção, o ideal é cultivá-la em solo úmido.

Entre as vantagens dessa variedade, destaca-se a alta resistência à geada durante a estação fria. Ela tolera temperaturas relativamente baixas sob a neve, mas as geadas da primavera são prejudiciais à planta.

As bagas são consumidas principalmente frescas. Também são utilizadas para fazer doces, compotas, xaropes, geleias e compotas. As groselhas rosas são ricas em vitamina C, o que as torna uma planta medicinal valiosa. Vale ressaltar que a cor rosa das bagas se perde durante o processamento.

As bagas da rosa holandesa são consumidas, na maioria das vezes, frescas.

Resistência a doenças

Uma vantagem particular desta variedade de groselha é a sua elevada resistência a doenças e pragas. No entanto, alguns agrônomos observam que a fruta é suscetível à antracnose, uma doença fúngica. A antracnose provoca o aparecimento de manchas castanhas nas folhas da planta. Os esporos do fungo sobrevivem ao inverno nas folhas caídas e disseminam-se pela água. A doença propaga-se mais rapidamente em tempo chuvoso.

Além disso, a groselha rosa é suscetível a pulgões-das-galhas. Essas pragas, com 2,2 mm de comprimento, formam colônias na parte inferior das folhas. Inchaços e protuberâncias de cor cereja, amarela e vermelho-escuro, chamadas galhas, aparecem nas áreas danificadas. O principal método de controle da doença é a prevenção, que inclui a capina, a remoção dos brotos danificados e a escaldabilidade do arbusto com água fervente na primavera.

A rosa holandesa possui alta resistência a doenças.

Produtividade

Esta variedade de groselha amadurece em meados ou no final da temporada. A colheita ocorre em meados ou no final de julho. As bagas mantêm-se frescas durante quase todo o mês de setembro. A groselha vermelha Dutch Pink destaca-se das demais pela sua elevada produtividade. A rega, a fertilização e a remoção de ervas daninhas em tempo oportuno garantem bons resultados — de 5 a 9 kg de frutos por arbusto.

Vídeo: "Cuidando das Groselhas"

Este vídeo vai te ensinar como cuidar adequadamente das groselhas.

Pera

Uva

Framboesa