Como combater ácaros em groselhas: métodos comprovados
Contente
Como identificar uma praga
Os ácaros são considerados a praga mais comum das groselheiras. Vivem em colônias de centenas de indivíduos, aninhando-se na parte inferior das folhas e alimentando-se da seiva da planta. Os primeiros sinais de infestação são manchas amareladas (picadas) nas lâminas foliares. Posteriormente, as folhas ficam manchadas, amarelam e secam, enfraquecendo a planta. Em casos graves, os ácaros tecem múltiplas teias e ali constroem seus ninhos.
O ácaro microscópico da gema habita as gemas da groselha. Seu pico de atividade ocorre no início da primavera, quando as fêmeas começam a pôr ovos. O carrapato se reproduz muito rapidamente: cada botão pode produzir cerca de 1.000 ovos, dos quais nascem novos insetos em 3 a 4 dias.
A infestação por ácaros renais pode ser determinada pelos seguintes sinais:
- No inverno e no outono, os botões infectados tornam-se arredondados e aumentam de tamanho;
- Na primavera, os arbustos doentes podem não produzir brotos e, se o fizerem, as folhas e inflorescências desses botões parecerão deformadas e defeituosas; quando os botões se abrem, insetos rastejam para fora e começam a migrar, o que pode ser notado visualmente;
- No verão, os arbustos doentes apresentam aspecto fraco, os brotos ficam tortos, as folhas deformadas e amareladas, e os frutos caem verdes.
Vídeo: "Controle de Carrapatos"
Este vídeo mostrará como combater ácaros em groselhas.
Métodos de luta
O controle dos ácaros das gemas deve começar antes que as fêmeas tenham tempo de pôr ovos — no início da primavera — e continuar durante toda a estação. As medidas de controle podem variar de leves a drásticas, dependendo da gravidade da infestação.
Água fervente
Despejar água fervente sobre os arbustos de groselha no início da primavera ajuda a destruir as larvas dos ácaros antes que se reproduzam e também aumenta a imunidade da planta ao oídio.
Ao realizar o procedimento, as seguintes regras devem ser observadas:
- Para evitar danos aos rins, use água fervente ligeiramente resfriada (90 °C);
- Para facilitar o procedimento, os ramos são amarrados na parte superior;
- Um regador de jardim é usado para regar plantas;
- A rega só é feita antes da abertura dos botões; caso se perca o tempo, o procedimento pode ser repetido no outono, após a queda das folhas.
Remoção manual
O método de remoção mecânica exige muita paciência e atenção do jardineiro, pois é necessário inspecionar cada botão e remover apenas os infectados.
Este procedimento é realizado no início da primavera ou no outono. No entanto, na primavera, existe um alto risco de remover brotos jovens e saudáveis, pois cada gema da groselha está inchando nessa época. É importante não deixar passar nenhuma gema infectada, caso contrário os ácaros se espalharão novamente. As gemas removidas devem ser queimadas.
Produtos químicos de enxofre
Uma maneira mais confiável de eliminar ácaros das gemas das groselhas é com produtos químicos à base de enxofre. O remédio mais eficaz é o enxofre coloidal diluído na proporção de 10 g para 10 litros de água, ou uma solução de enxofre e cal. Os arbustos são tratados com enxofre durante e após a floração. Recomenda-se pulverizar inicialmente apenas uma parte do arbusto, pois os compostos sulfurados podem causar queimaduras nas folhas de certas variedades de groselha-preta.
Preparações acaricidas como Vermitek, Endidor, Nissoran, Apollo e Actellic proporcionam supressão rápida dos ácaros. Devem ser utilizadas apenas antes da floração, pois representam um risco significativo para as abelhas. Após a floração, recomenda-se o uso de inseticidas biológicos como Fitoverm, Iskra e Kleschevit.
Aparar
Este método drástico é utilizado quando o arbusto está infectado em 30-40%. Uma planta infectada a este ponto é impossível de recuperar, pelo que deve ser podada rente à raiz e os ramos doentes queimados.
No verão, novos brotos saudáveis surgirão dos tocos, que devem ser desbastados, deixando-se apenas os mais fortes. O rejuvenescimento de arbustos costuma ser muito eficaz. Arbustos com mais de seis anos devem ser completamente arrancados e, após o preparo do solo, novas mudas podem ser plantadas em seu lugar.
métodos populares
O aparecimento de ácaros nas gemas das groselhas e como combatê-los é um desafio para os jardineiros. Mas os jardineiros experientes sabem o que fazer, usando remédios caseiros:
- Infusão de casca de alho - 150 g da matéria-prima são colocados em 10 litros de água quente e deixados em infusão por 1 dia;
- Infusão de alho – preparada com 200 g de alho fresco para o mesmo volume (10 l) de água, em infusão durante 2 horas;
- Infusão de mostarda – 200 g de pó/10 l de água, deixar em infusão por 12 horas e coar;
- Infusão de dente-de-leão: 200 g de raiz e 50 g de folhas são colocados em 10 litros de água morna, deixados em infusão por várias horas e filtrados antes do uso.
Remédios caseiros são eficazes quando a infestação é pequena. A pulverização com infusões é feita duas vezes: durante a formação dos botões e após a floração.
Prevenção
Como sabemos, o melhor remédio é a prevenção. O primeiro passo é considerar a qualidade das mudas.
Os brotos de plantas jovens ou estacas não devem ser compactados. Além disso, a cada outono, as folhas caídas e ervas daninhas devem ser recolhidas do solo, queimadas e a terra deve ser regada com água fervente ou soluções desinfetantes.
Ao explorar os pontos fracos das pragas, sua população pode ser reduzida em aproximadamente metade. Por exemplo, os ácaros preferem ar seco e quente, portanto, borrifar os arbustos durante o tempo quente é recomendado. A praga também não gosta do cheiro de alho e, se o alho for plantado por perto, os ácaros naturalmente abandonarão as plantações de groselha.
Vídeo: "Como tratar groselhas"
Este vídeo mostrará como tratar groselhas na primavera e no outono.



