Dicas e recomendações para o cultivo de groselhas vermelhas
Contente
As nuances do transplante de groselha
Um arbusto de groselha vermelha pode prosperar e produzir uma colheita abundante, crescendo no mesmo local por mais de uma década. No entanto, às vezes o replantio é necessário. Isso deve ser feito na primavera, assim que a neve derreter e o solo aquecer. É melhor não mover arbustos mais velhos; deixe-os permanecer no mesmo local. Mudas jovens, porém, podem se estabelecer rapidamente em um novo local. O ideal é preparar a cova de plantio com bastante antecedência.
Para o replantio, escolha um local ensolarado e bem protegido do vento. Cave uma vala nessa área e preencha o fundo com terra misturada com húmus. Evite adicionar esterco fresco, cinzas ou minerais à vala, pois essas substâncias podem queimar as raízes da groselha. O arbusto de groselha deve ser retirado do local original, juntamente com um torrão de terra. Isso deve ser feito com extremo cuidado para evitar danificar as raízes. Em seguida, coloque o arbusto na vertical na vala preparada e mantenha-o bem irrigado.
Para melhorar a sobrevivência da planta em seu novo local, vale a pena podar os arbustos jovens, deixando alguns brotos nos ramos. A poda ajudará a direcionar toda a energia e os nutrientes da planta para as raízes, o que contribuirá para um bom estabelecimento e para o aumento da produção.
Reprodução
A propagação de groselheiras ocorre principalmente de duas maneiras: por estacas e por alporquia. Cada método tem suas especificidades. A escolha do método de propagação depende do jardineiro, que leva em consideração o clima da região e os resultados esperados. Como propagar groselhas vermelhas corretamente?
Estacas
As estacas lenhosas são as mais utilizadas para propagação. No final do verão ou início do outono, ao realizar a poda sanitária e de rejuvenescimento, é aconselhável selecionar vários ramos fortes e saudáveis e remover suas folhas. Em seguida, os ramos devem ser cortados em seções de aproximadamente 0,2 metros de comprimento. O corte superior deve ser feito em ângulo reto e o corte inferior em ângulo, posicionado abaixo de uma gema. Pelo menos quatro gemas devem permanecer em cada ramo.
Após o material de plantio preparado ser tratado com um estimulante de crescimento de raízes, ele é plantado em solo solto. As estacas devem enraizar ali. Ao plantar, os ramos devem ser posicionados em um ângulo agudo em relação ao solo, deixando algumas gemas acima da superfície (não enterradas).
Mantenha uma distância de 0,1 a 0,15 metros entre as estacas. A área onde as mudas jovens são plantadas deve ser regularmente umedecida e coberta com turfa ou composto. Se o plantio for feito mais tarde do que o recomendado, o canteiro deve ser protegido com ramos de pinheiro e coberto com material não tecido.
Para manter o nível de umidade adequado, o solo deve ser coberto com polietileno. Nesse caso, primeiro coloque o filme sobre o canteiro, faça furos nele e insira as mudas. O polietileno impedirá que o solo seque, permitindo que as mudas jovens de groselha desenvolvam um sistema radicular rapidamente.
A groselha vermelha também pode ser propagada por meio de estacas verdes. Estas devem ser coletadas em junho, quando os brotos começam a crescer ativamente. O processo de estaquia consiste em cortar os brotos juntamente com parte do ramo onde se formaram. Após isso, o ramo principal é podado a 4 centímetros, e o broto em si deve ter até 7 centímetros de comprimento. Somente as folhas que interferirem no plantio posterior das estacas devem ser removidas.
As mudas de groselha vermelha preparadas devem ser plantadas com a parte verde na vertical e a base na horizontal, a uma profundidade de 0,1 a 0,15 metros. Após o plantio, o canteiro deve ser regado para garantir que a água penetre até uma profundidade de 0,05 a 0,07 metros, e então coberto com cobertura morta. Até que as mudas criem raízes, devem ser regadas diariamente e, posteriormente, em dias alternados. Inicialmente, as mudas devem ser protegidas da luz solar direta.
As mudas verdes são capazes de desenvolver um sistema radicular forte em detrimento do desenvolvimento dos órgãos aéreos, por isso é melhor plantá-las em um local definitivo após um ano.
Sobreposição
Para a propagação por alporquia, o ideal é fazê-la no início da primavera. Para isso, selecione um arbusto para colheita e afofe a terra ao redor. Em seguida, cave pequenos sulcos, com aproximadamente 0,08 metros de profundidade, sob brotos fortes e saudáveis de um ou dois anos. A profundidade dos sulcos deve ser igual ao comprimento dos ramos. Dobre os ramos para dentro dos sulcos cavados e prenda-os ao solo com ganchos de ferro ou madeira. Depois, cubra-os com terra, deixando as pontas acima da superfície do solo.
Quando os rebentos de groselha vermelha atingirem uma altura de 0,1 a 0,12 metros, devem ser amontoados até ao topo com terra solta. À medida que os caules jovens crescem, adicione terra a eles. Evite compactar o solo ou deixá-lo secar durante o verão.
No final de setembro, os ramos fixados devem ser cortados da planta-mãe e cuidadosamente desenterrados, sem danificar o sistema radicular das estacas. Em seguida, o ramo deve ser dividido em um número de partes correspondente à quantidade de brotos formados e enraizados. As estacas suficientemente desenvolvidas devem ser plantadas em seu local definitivo, enquanto as mais fracas devem ser cultivadas por mais um ano.
Cuidados pós-transplante
Após o plantio das estacas e mudas preparadas, a cultura requer cuidados especiais. As estacas verdes devem ser arejadas regularmente e aclimatadas antes de serem removidas. Manter o equilíbrio adequado de água e temperatura na estufa é crucial. Durante as primeiras 2 a 3 semanas, as mudas precisam ser borrifadas diariamente para manter a umidade do ar e do solo elevada. A temperatura diurna ideal para a formação de raízes é de 25°C (77°F) e a noturna, de 16°C (61°F).
Após algumas semanas, reduza a frequência de rega e fertilize o solo. Remova as folhas mortas e as ervas daninhas que crescerem perto das groselheiras. Em dias quentes de verão, as mudas devem ser protegidas do sol. Temperaturas acima de 30°C afetam negativamente a fotossíntese.
A principal diferença entre a groselha preta e a vermelha está no processo de enraizamento. A primeira muda a ser plantada enraíza mais rapidamente. Portanto, é melhor colher as mudas de groselha vermelha algumas semanas antes.
Assim, as groselhas são geralmente propagadas em casa por meio de estacas e alporquia. O preparo é bastante simples, desde que se sigam algumas recomendações. Propagar a fruta dessa forma definitivamente vale a pena. Afinal, preparar o próprio material de plantio garante arbustos saudáveis e groselhas deliciosas e aromáticas.
Vídeo: Propagação e poda de groselhas
Este vídeo vai te ensinar como propagar e cuidar de groselhas corretamente.






