Katyusha, uma variedade universal de groselha preta

A groselha-preta é uma adição valiosa para o jardim de qualquer jardineiro que se preze. Para garantir arbustos bonitos que em breve produzirão frutos deliciosos, é preciso escolher a variedade com cuidado. Entre todas as variedades de groselha conhecidas, a Katyusha merece atenção especial. Hoje, vamos falar sobre sua descrição, características, cultivo, cuidados e usos.

Descrição

Esta variedade de groselha-preta foi desenvolvida graças aos esforços de especialistas do Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia, através do cruzamento entre a variedade Paulinka e a variedade Pilot, desenvolvida por Alexander Mamkin. Esta nova variedade da popular fruta foi incluída no Registro Estadual em 1998. É recomendada para cultivo nas regiões dos Urais, do Médio Volga e do Norte do Cáucaso, na Rússia.

Katyusha, uma variedade universal de groselha preta

Externamente, esta bela variedade de groselha é um arbusto vigoroso com ramificação média. Possui brotos lenhosos de tamanho médio, de cor verde a marrom-acinzentado. Os botões são rosa-arroxeados. As folhas são pentalobadas e podem ser grandes ou médias. São verde-claras, com lâminas horizontais e bordas onduladas. Os entalhes entre os lóbulos são nítidos e bastante profundos. O pecíolo é glabro.

As flores da planta são de um vermelho intenso e de tamanho médio. O arbusto produz bagas que podem pesar até 1,4 gramas. Elas são pretas, oval-alongadas, têm casca grossa e contêm pequenas sementes em seu interior. Cada baga contém apenas algumas sementes. A superfície é brilhante e lisa ao toque. As bagas têm sabor agridoce e aroma agradável.

Em relação à composição química, ela inclui substâncias secas solúveis na quantidade de 15,0%, açúcares - cerca de 7,8%, ácido ascórbico - 191,4 mg por 100 g, e substâncias pectínicas - cerca de 1,4%. O nível de acidez titulável é de 2,1%. Esta variedade de groselha é resistente ao inverno, altamente autofértil e resistente à mancha foliar e ao oídio. Os frutos permanecem bem no arbusto e não são propensos à queda. A produção normalmente atinge até 11 toneladas por hectare.

A variedade Katyusha é resistente ao inverno.

Cultivo e cuidado

Durante o cultivo, esta variedade de groselha-preta requer adubação foliar anual. Recomenda-se a adubação durante a floração e a frutificação. A grama-bermuda é prejudicial às groselheiras, portanto, deve ser rigorosamente removida. Infecções fúngicas e infestações de pragas também devem ser prevenidas com a pulverização dos arbustos. Os cuidados básicos incluem rega adequada e oportuna, capina, afofamento do solo e remoção de ervas daninhas. Aspectos importantes do cultivo da groselha incluem a seleção do solo, os procedimentos de plantio e a poda. Abordaremos esses tópicos com mais detalhes a seguir.

Selecionando o solo

Um local bem iluminado é ideal para esta cultura. Se houver falta de luz natural, as groselhas produzirão menos frutos e terão menor teor de açúcar. A planta prospera em solos moderadamente ou ligeiramente podzolizados, argilosos e franco-arenosos. O pH deve estar entre 6 e 6,5. Água parada é prejudicial à cultura. Caso isso ocorra, recomenda-se uma boa drenagem. Se essa recomendação for ignorada, os arbustos provavelmente se desenvolverão mal e poderão até morrer. A experiência mostra que é melhor plantar groselhas junto a cercas ou outras sebes que ofereçam proteção contra o vento.

Cultivo e cuidados com a variedade Katyusha

Pousar

Antes de plantar as mudas, o solo deve ser revolvido e adubado. A distância recomendada entre as plantas não deve ser superior a 1,5 metros. A cova de plantio deve ter, geralmente, 50 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade. Despeje meio balde de água na cova preparada. A muda deve ser enterrada de 5 a 10 cm no solo, e seus ramos devem ser podados em metade ou dois terços do seu comprimento total. Após colocar a muda na cova, adicione a mesma quantidade de água e cubra o solo com esterco, húmus ou turfa.

Ao plantar, recomenda-se adicionar fertilizantes como esterco de cavalo ou húmus. Fertilizantes minerais adequados incluem até 80 gramas de superfosfato duplo, cerca de 40 gramas de sulfato de potássio e 100 gramas de cinzas de madeira. Como as groselhas geralmente têm um sistema radicular superficial, a camada superior do solo deve ser mantida sempre bem úmida.

A rega geralmente é feita de 2 a 3 vezes por semana. Cada arbusto precisa de um balde de água duas vezes ao dia. A rega regular é especialmente importante em julho e agosto, durante o período de frutificação. Cobrir a área do tronco com esterco de cavalo protegerá a planta da geada e da neve no futuro.

Aparar

A poda adequada pode aumentar a produção, tornando o arbusto mais saudável e os frutos maiores. A poda deve ser feita no início da primavera, geralmente em abril. Pode ser programada para o final do outono, mas certifique-se de fazê-la antes da geada. Os ramos devem ser podados rente ao solo. Ramos com mais de cinco anos e brotos doentes devem ser removidos. Ramos que estejam no chão também devem ser retirados. É necessário um desbaste periódico. Brotos fracos e tortos devem ser removidos dos brotos jovens. A poda de rejuvenescimento consiste na remoção anual dos brotos mais velhos. O arbusto deve eventualmente ter cerca de 15 ramos de diferentes idades.

A poda adequada das groselhas aumenta sua produção.

Aplicativo

A groselha-preta pode ser consumida fresca ou processada. É muito saudável, contendo vitaminas B e P, provitamina A, pectina, ácido fosfórico, caroteno, óleo essencial e açúcares. Para atingir a necessidade diária de ácido ascórbico, uma pessoa precisa de cerca de 20 groselhas por dia. O consumo de groselha-preta é recomendado para a prevenção da aterosclerose, diabetes e problemas cardíacos. Ela ajuda a manter uma boa visão, fortalece o sistema imunológico e até combate células cancerígenas.

As groselhas contêm ácidos cítrico, oxálico e málico. Também são ricas em fibras, essenciais para o bom funcionamento intestinal.

Colheita de groselha preta

Elas também contêm vitamina E, essencial para o crescimento normal do cabelo, pele e unhas saudáveis. As bagas são frequentemente usadas para fazer geleias, conservas e sucos deliciosos.

Vídeo: "Propriedades benéficas da groselha preta"

Este vídeo vai te contar tudo sobre as propriedades benéficas da groselha-preta. Essa frutinha é um verdadeiro tesouro de vitaminas e minerais.

Pera

Uva

Framboesa