As melhores variedades de groselha vermelha para cultivo na região de Moscou
Contente
Cedo
Vale ressaltar que cultivar groselhas precoces na região de Moscou não é fácil. Isso se deve ao clima da região, propenso a geadas na primavera. Essas geadas geralmente ocorrem durante o período de floração das variedades precoces e, na maioria dos casos, levam à perda da colheita. No entanto, se você tem um desejo irresistível de saborear as frutas no final de junho e pode proteger os arbustos das temperaturas mais frias, então as seguintes variedades merecem ser consideradas.
Ervilhaca
Uma variedade nacional desenvolvida no Instituto Russo de Pesquisa para Seleção de Fruticultura e adicionada ao Registro Estadual em 2001. Embora não seja conhecida por suas bagas particularmente grandes (0,5-0,8 g), apresenta rendimentos impressionantes graças aos numerosos cachos de frutos densamente agrupados em cada broto. Esta variedade de groselha é pouco exigente quanto à composição do solo, cresce bem e produz frutos em meia-sombra, além de ser resistente a geadas severas e doenças fúngicas (antracnose e oídio).
O arbusto é denso e de porte médio. Os ramos são retos, fortes, vermelho-acastanhados e ligeiramente pubescentes. Os frutos são uniformes, redondos, roxos e bastante doces (7,9% de teor de açúcar).
Primogênito
O nome original desta variedade é Erstling aus Vierlanden, indicando suas origens na Europa Ocidental. Na Rússia, o nome, derivado da primeira palavra, consolidou-se: Pervenets (Primogênito). Esta variedade combina todas as qualidades mais desejáveis das groselhas: excelente produtividade (de 4 a 12 kg), capacidade de autopolinização e alta resistência à geada, pragas (pulgões, ácaros) e doenças fúngicas.
O arbusto é grande e alto (até 1,5 m). Os frutos são de tamanho médio (0,5-0,7 g), de cor vermelho-escarlate brilhante e têm um sabor fresco, agridoce. Amadurecem simultaneamente e não caem, permitindo uma única colheita. Os frutos são igualmente deliciosos frescos ou processados.
Doce cedo
O nome da variedade reflete plenamente suas características: as groselhas amadurecem cedo e têm um sabor doce. Esta variedade altamente apreciada, desenvolvida pela VSTISP, produz bagas vermelho-escuras relativamente grandes (0,7-0,9 g) com um sabor agradável e moderadamente ácido. O arbusto é compacto, de porte médio e pouco denso, com brotos marrom-acinzentados. Os cachos são longos (8-10 cm), bem compactos e contêm até 15 bagas cada.
As vantagens da variedade incluem boa resistência a doenças, flutuações de temperatura, geadas severas e calor anormal, além de autofecundação. A produtividade média é de 3,5 kg/arbusto.
Serpentina
Esta variedade é considerada de frutos grandes, com bagas que chegam a pesar 1,1 g, um excelente valor para uma groselha vermelha. Os jardineiros a valorizam pela sua elevada resistência ao inverno e pela capacidade de ser cultivada em regiões com climas instáveis.
Os arbustos são vigorosos, porém compactos (não se espalham), com folhagem densa. Os frutos vermelho-escuros, que nascem em longos cachos de 15 a 20 unidades, têm um sabor agradavelmente ácido e um maravilhoso aroma de groselha, sendo fáceis de colher. A variedade é autofértil e de alta produtividade (até 6,5 kg por arbusto). Em anos particularmente frutíferos, os ramos necessitam de suporte.
Meio do início
As groselhas vermelhas de meia estação começam a amadurecer em julho e, entre meados e o final da estação, a colheita está pronta. Ao contrário das groselhas precoces, elas são mais doces e maiores, o que as torna muito procuradas por jardineiros e consumidores. Ao escolher as melhores variedades de groselha vermelha de meia estação para a região de Moscou, você poderá não apenas desfrutar de uma seleção saudável de groselhas, mas também preparar geleias saborosas, compotas e outros doces.
Branco de Versalhes
Uma variedade antiga, desenvolvida na França no final do século XIX. Só se estabeleceu no nosso país em meados do século XX, sendo inscrita no Registo Estadual em 1959. Características da variedade: excelente resistência ao frio, baixa resistência a pragas (ácaros) e doenças, particularmente à antracnose, e resistência moderada ao oídio. No inverno e durante as geadas de primavera, os rebentos estão frequentemente sujeitos ao congelamento e, durante períodos de seca, são severamente afetados pela antracnose. A produção é de aproximadamente 4 kg por planta.
Mas as groselhas também têm uma vantagem inegável: bagas grandes (1 cm de diâmetro), amareladas, com polpa delicada e transparente e um sabor agradavelmente ácido (7,5% de açúcar), ideais para sobremesa, tanto frescas quanto para conservas.
Jonker van Tets
Uma das variedades holandesas mais antigas e melhores, desenvolvida em 1941. Apesar do surgimento de novos híbridos, é atualmente a melhor groselha vermelha de meia estação para a região de Moscou. Alta resistência ao frio, autopolinização e excelente resistência a pragas e fungos são as principais qualidades que permitem que esta variedade se adapte facilmente às condições não só da região central, mas de todo o país.
Os arbustos são altos, com folhagem densa, numerosos brotos fortes e cachos de frutos. As groselhas são grandes (peso médio de 0,7 g), de cor vermelho-escarlate brilhante, com casca firme e polpa doce, semelhante à de sobremesa. A produção de groselhas é excelente – um único arbusto pode render até dois baldes de frutos (12-15 kg).
Andreychenko Vermelho
Esta variedade de alto rendimento adapta-se bem até mesmo às condições mais adversas, pois foi desenvolvida na Estação de Frutas e Bagas Michurin de Novosibirsk e é adequada para os Montes Urais, Sibéria e região do Médio Volga. Os arbustos são altos (até 1,5 m), ligeiramente espalhados e toleram bem as geadas, mas são frequentemente suscetíveis à antracnose. Os cachos de frutos são ligeiramente curvados, contendo 12 a 13 bagas, e amadurecem em meados de julho.
Uma boa colheita (5-6 kg/planta) é alcançada graças à alta capacidade de autopolinização das plantas. Os frutos são pequenos (0,7 g em média), de cor vermelho-escura, suculentos e bastante doces. São adequados para processamento — rendem deliciosas geleias e compotas transparentes, e também são ótimos como sobremesa.
Natalie
Uma variedade doméstica muito popular, desenvolvida pela VSTISP, possui inúmeras qualidades varietais positivas: alta resistência ao frio, autopolinização, rendimentos fenomenais (10-12 kg/planta) e boa resistência a pragas e doenças fúngicas. Seu cultivo é permitido em quase todas as regiões do país, mas apresenta melhor desempenho nas regiões central e sul.
Os arbustos de groselha Natalie são baixos, compactos, mas densos. As bagas são de um vermelho vivo e intenso, aromáticas e bastante grandes (com uma média de 1 g). Têm um sabor agradavelmente ácido e são adequadas para diversos usos. A única desvantagem é que requerem rega regular — o arbusto reage à seca na primavera deixando cair as bagas.
Niva
Uma variedade nacional relativamente nova (2009), desenvolvida no Instituto Russo de Pesquisa em Seleção de Fruticultura. É destinada ao cultivo na região central da Terra Negra, mas apresenta bom desempenho em qualquer região. Os arbustos são esparsos e compactos. Os frutos são de tamanho médio (0,7 g), achatados-arredondados, de cor vermelho-escura intensa, ligeiramente ácidos, com um agradável sabor adocicado no final. São ideais para a produção de geleias e compotas.
Entre as vantagens das groselhas estão a sua elevada resistência a doenças, incluindo as fúngicas, a capacidade de autopolinização e a boa resistência ao inverno. A única desvantagem é o dano frequente e a queda das flores devido às geadas da primavera.
Tarde
No início de agosto, as variedades de groselha de maturação tardia encantam com a última colheita da temporada. As groselhas de maturação tardia não são particularmente grandes, mas são bastante doces e têm as maiores propriedades gelificantes.
Bayana
Mais um desenvolvimento do Instituto Russo de Pesquisa para Seleção de Fruticultura, destinado ao cultivo na Rússia central. A variedade foi desenvolvida e registrada no Cadastro Nacional em 2007. Os arbustos são vigorosos e densamente folhados, não se espalham, com ramos retos e fortes e numerosos cachos de frutos longos (12-15 cm), que pendem graciosamente.
Os frutos são ligeiramente achatados, de tamanho uniforme, com peso médio de 0,7 g. São brancos e translúcidos e, quando completamente maduros, apresentam uma tonalidade amarelada. Possuem um sabor agradável, ideal para sobremesas, e fortes propriedades gelificantes, o que os torna perfeitos para compotas. A variedade apresenta excelente resistência ao inverno, mas a produção é mediana — até 2,5 kg por arbusto.
Valentinovka
Esta variedade doméstica de maturação tardia prospera no clima das regiões Central e Central de Terra Negra. Autopolinizável, é resistente a geadas severas e raramente afetada por antracnose e oídio. O arbusto Valentinovka é vigoroso e alto, com ramos eretos, folhagem densa e belos cachos de bagas longas (mais de 10 cm) durante a época de frutificação.
Os frutos desta variedade são particularmente valiosos; embora pequenos (com uma média de 0,5 g), são muito ricos em nutrientes: vitaminas, ácidos e pectina. O sabor é predominantemente ácido (teor de açúcar de 6,5%) e a casca é firme e desprende-se facilmente, facilitando o transporte dos frutos.
fabricante de marmelada
Uma variedade versátil, particularmente popular entre jardineiros domésticos e pequenos agricultores. Os arbustos são compactos e esparsos, ocupando pouco espaço no jardim. Entre suas vantagens, destaca-se a resistência a muitas doenças fúngicas e ácaros.
Durante a época de frutificação, a Mermeladnitsa pode ser reconhecida entre outros arbustos pelos numerosos cachos de bagas vermelho-vivo que pendem dos ramos. As bagas são grandes e ligeiramente ácidas, o que limita o seu consumo ao natural, mas é uma excelente variedade para compotas. A produtividade é baixa — até 2 kg por arbusto.
Vermelho Holandês
Uma característica distintiva desta variedade são seus belos cachos de bagas arredondadas, com numerosas bagas uniformes. A "Dutch Red" tem raízes na Europa Ocidental e é uma variedade muito antiga. Ela se caracteriza por boa resistência a doenças e à seca, resistência ao frio e longevidade (longo ciclo de vida e período de frutificação), mas carece de resistência a danos causados por ácaros e requer rega frequente.
Os arbustos são vigorosos, com folhagem abundante. Os frutos não são muito grandes (até 0,9 g), com poucas sementes duras. São de cor vermelho vivo, translúcidos e têm um sabor ligeiramente ácido, sendo por isso utilizados com frequência para processamento. Entre as vantagens desta variedade está a sua excelente produtividade – de 6 a 12 kg por arbusto.
Vídeo: Plantando Groselhas Vermelhas
Este vídeo vai te ensinar os detalhes do plantio de groselhas vermelhas.












