Variedade universal de groselha preta precoce Nara
Contente
Característica
A variedade de groselha Nara é de maturação precoce. Foi desenvolvida pelo melhorista A.I. Astakhov através do cruzamento da muda Golubka com a variedade 32-77. No final da década de 1990, a Nara foi incluída no registro de variedades. É recomendada para cultivo nas regiões Noroeste, Médio Volga e Central.
A planta cresce até se tornar um arbusto compacto de porte médio. Os brotos jovens são de cor clara e textura fosca. Geralmente são curvados em vez de retos.
As folhas da planta são descritas da seguinte forma: trilobadas, grandes, verdes e ligeiramente convexas. O ápice dos lóbulos é pontiagudo e a base da lâmina foliar apresenta uma pequena reentrância. Os dentes ao longo das margens das folhas são curtos e rombos.
O arbusto produz flores de tamanho médio, geralmente de cor vermelho-claro. As sépalas também são de tamanho médio. A inflorescência é curta, composta por 6 a 10 flores.
Os frutos desta variedade são bastante grandes, pesando entre 2 e 3,3 gramas cada. São pretos, têm um brilho característico e estão localizados em longos pedúnculos. Os frutos não são danificados durante a colheita. Esta groselha tem um sabor agridoce.
A variedade Nara tolera bem a seca e as geadas de primavera. Também é resistente a doenças fúngicas e ácaros. A produção média é de 10 toneladas por hectare, com um máximo de 14,6 toneladas. Um arbusto pode render aproximadamente de 1,5 a 2,2 kg.
Cuidar da variedade
Além da rega regular, a groselha-preta precisa de adubação durante a floração. A fruta também é muito suscetível a diversas pragas. Portanto, deve ser pulverizada periodicamente como medida preventiva. Todos os outros procedimentos são padrão: capina, afofamento do solo e eliminação de ervas daninhas próximas. A grama-bermuda é particularmente prejudicial à planta.
Pousar
A propagação da groselha geralmente é feita por estacas ou alporquia, pois a planta é capaz de enraizar rapidamente a partir de brotos que tocam o solo. Às vezes, o número de groselhas em um canteiro pode ser aumentado dividindo-se o arbusto. Estacas verdes enraízam facilmente no solo e começam a crescer vigorosamente em qualquer época do ano. O plantio no outono produz os melhores resultados. Isso permite que as groselhas se estabeleçam no solo antes da primavera e, com a chegada do clima mais quente, comecem a crescer vigorosamente.
Antes do plantio, é importante preparar o solo. O solo deve ser ligeiramente alcalino. Portanto, solos argilosos são ideais para o cultivo de groselhas. O ideal é plantar em áreas ensolaradas ou com sombra parcial. Se houver muita sombra, as groselhas perderão parte da sua doçura e a produção será significativamente reduzida.
Após a escolha do local de plantio, o solo deve ser revolvido e adubado. Ao plantar, mantenha uma distância de 1,5 metros entre as plantas. Cave um buraco com 0,4 metros de profundidade e 0,5 metros de diâmetro. Despeje meio balde de água no buraco, coloque a muda e, em seguida, adicione mais meio balde de água.
Em seguida, polvilhe o solo, que então será coberto com turfa, estrume ou húmus. As raízes da groselha estão localizadas perto da superfície do solo, sendo, portanto, sensíveis ao nível de umidade da camada superficial. A planta prospera em ambientes úmidos, mas, apesar disso, não se deve permitir água parada na superfície do solo.
Aparar
O cultivo de groselhas-pretas envolve uma série de podas. Após o plantio das groselhas em seu local definitivo, os galhos precisam ser removidos regularmente. De duas a quatro gemas desenvolvidas devem ser deixadas nos brotos. A altura da poda é de 0,1 a 0,15 metros. Após um ano, brotos pequenos, fracos e imaturos, e outros galhos, são completamente removidos. Apenas alguns brotos desenvolvidos (no máximo quatro) devem ser deixados, que formarão a "estrutura" do arbusto.
No terceiro ano de vida da planta, quando o arbusto já tiver formado um grande número de ramos primários, estes devem ser podados, deixando cerca de cinco das partes mais vigorosas da groselha. No quarto ou quinto ano, o arbusto deverá ter até 20 ramos "esqueletais", que são podados apenas para rejuvenescer a planta e prevenir doenças.
A técnica de poda para groselheiras depende do grupo ao qual a variedade pertence. Existem três grupos:
- A cada ano, essas plantas produzem um grande número de brotos que crescem a partir da raiz. No entanto, esses órgãos ramificam-se pouco. Portanto, ao podar, os brotos são encurtados o máximo possível (deixando no máximo um terço do seu comprimento original), o que estimula a ramificação. Os ramos dessas variedades envelhecem rapidamente.
- As variedades do segundo grupo caracterizam-se pelo crescimento deficiente dos seus rebentos jovens. Contudo, estas plantas tendem a apresentar ramificação ativa dos seus órgãos estruturais. Por isso, o arbusto é frequentemente composto por numerosos rebentos de diferentes idades. Para corrigir este problema, não é praticamente necessário podar os rebentos jovens; entretanto, podar os ramos mais velhos e remover as gemas ajudará a aumentar o número de rebentos e a estimular o seu crescimento. As variedades deste grupo têm fertilidade a longo prazo, pelo que os ramos são completamente podados aos 5-6 anos de idade.
- O terceiro grupo possui características tanto do primeiro quanto do segundo. Os representantes das variedades deste grupo produzem um número médio de brotos estéreis. Seu nível de ramificação é médio. Os brotos dessas plantas frutificam por mais de cinco anos. A poda é realizada utilizando a mesma técnica das plantas do grupo 2, mas os brotos são encurtados ainda mais.
cobertura
Uma descrição dos cuidados com a groselha de Nara estaria incompleta sem mencionar a fertilização. Em diferentes estágios de desenvolvimento, a planta requer nutrientes orgânicos e minerais.
Assim, no início do cultivo, o nitrogênio deve ser adicionado para promover a formação de massa verde ativa. Ele também regula o crescimento geral da planta e a frutificação. No entanto, é importante ter muito cuidado com esse elemento e respeitar a dosagem correta. A fertilização nitrogenada excessiva pode causar o acúmulo de nitratos, que são prejudiciais aos seres humanos, nos frutos da planta.
O potássio e os fertilizantes que o contêm são adicionados para melhorar o equilíbrio hídrico da planta. Também promove o desenvolvimento das raízes.
Em relação ao fósforo, ele deve ser aplicado em doses muito pequenas, pois as groselhas absorvem a maior parte do solo. O fósforo é uma fonte de energia para as plantas e também tem um efeito positivo na resistência a certas doenças.
Da matéria orgânica, geralmente são utilizados estrume decomposto (nunca fresco) e uma solução de verbasco.
As principais vantagens da variedade
Considera-se que as principais vantagens desta variedade são:
- alto nível de adaptabilidade às condições ambientais;
- autofertilidade;
- Resistência à maioria das doenças e ataques de pragas como ácaros renais.
Assim, a variedade Nara é resistente a diversas doenças e ataques de pragas. O cultivo da planta é bastante simples, e a quantidade e o sabor dos frutos compensam plenamente todo o esforço despendido em seu cultivo.
Vídeo "Smorodina Nara"
Este vídeo lhe dará mais informações sobre a variedade de groselha preta Nara.







