Tecnologia de plantio de groselhas pretas no outono
Contente
Datas de plantio no outono
O plantio de groselhas-pretas no outono abrange uma ampla gama de períodos. A data ideal varia consideravelmente de região para região. Na maioria das vezes, situa-se entre o final de agosto e o início de outubro. O segredo é plantá-las assim que as groselhas pararem de produzir frutos e suas folhas começarem a secar e cair.
Essa questão não deve ser adiada até o último momento. A melhor opção é plantar algumas semanas antes da primeira geada, ou melhor ainda, até mesmo antes. Isso facilita muito a navegação. Em 2 a 3 semanas, as groselhas têm tempo para criar raízes e tornam-se resistentes a quaisquer condições climáticas.
Seleção de mudas
Para garantir a colheita desejada e tornar o plantio de groselha no outono proveitoso, é importante selecionar o material de plantio correto. Primeiro, você precisa se informar sobre o sucesso da variedade em sua região, pois nem todas as groselhas são adequadas a um clima, tempo ou solo específico. Após selecionar a variedade, você precisa decidir se plantará mudas ou estacas. Como o último método só é adequado para regiões quentes e clima apropriado, o plantio de arbustos é geralmente o método preferido.
Para garantir o sucesso do plantio e a frutificação no momento certo, escolha arbustos com um a dois anos de idade. Eles prosperam em novos locais. Os arbustos de um ano são caracterizados por suas raízes pequenas e grossas, brotos com menos de 30 cm de comprimento e numerosas radículas finas. Uma muda de dois anos já possui um sistema radicular mais desenvolvido — duas a três raízes semilenhosas, com 15 a 20 cm de comprimento.
Esses arbustos enraízam melhor e começam a produzir sua safra máxima pelo menos um ano antes. Inspecione cuidadosamente as raízes do arbusto escolhido — elas não devem apresentar raízes principais quebradas e o número de brotos radiculares danificados deve ser mínimo. A muda não deve parecer enfraquecida ou doente.
As groselhas compradas devem ser plantadas imediatamente para evitar que sequem completamente. Se ainda houver folhas verdes nos brotos, não espere, pois elas drenarão a umidade e a energia da planta.
Se você estiver planejando uma longa viagem ou precisar esperar um pouco antes de plantar, envolva o sistema radicular em gaze grossa e úmida ou juta, e depois cubra com plástico. Isso ajudará a preservar os nutrientes das groselhas e evitará que elas sequem.
Preparo do solo
O solo para o plantio de groselhas deve ser preparado com antecedência para garantir uma boa colheita. Primeiro, nivele a superfície de plantio e cave até a profundidade de uma pá. Os buracos para as mudas não devem ser muito grandes; 50 cm de profundidade e largura são suficientes. Este espaço será o bastante. Não adianta plantar as mudas em solo limpo.
As groselhas respondem bem à adubação. Para preparar uma mistura de solo fértil, misture a terra com esterco bem curtido, cinzas, composto ou húmus. Despeje um pouco da mistura na cova e adicione água. Em seguida, espalhando bem as raízes, coloque-as na cova, cubra com a mistura e regue abundantemente. Lembre-se que, ao usar esterco de cavalo, você também deve adicionar serragem, folhas secas ou palha. Se o seu solo for ácido, adicione giz, cal hidratada ou calcário moído.
Se você não tiver fertilizantes orgânicos no seu jardim, pode usar fertilizantes minerais — eles funcionam tão bem quanto. No entanto, para proteger as raízes de queimaduras, aplique primeiro uma camada de terra para vasos, depois um fertilizante mineral e, por fim, outra camada de terra para vasos. Depois disso, plante as groselhas.
Opções de plantio
A resposta para a pergunta de como plantar groselhas é simples: ao plantá-las, lembre-se de que preferem locais ensolarados, embora tolerem bem alguma sombra. O problema é que produzem muito menos frutos em sombra constante do que em pleno sol. Esses arbustos não gostam de solos muito ácidos, portanto, a escolha do local deve ser feita com cuidado. Antes do plantio, remova quaisquer raízes e brotos danificados das mudas. Se as raízes secarem durante o transporte, coloque-as em um recipiente com água por algumas horas.
Arbusto
Se você for plantar um arbusto de groselha comum, lembre-se deste pequeno truque: coloque-o na cova em um ângulo de aproximadamente 45°. As mudas plantadas dessa forma poderão crescer uniformemente em largura e distribuir os nutrientes no ano seguinte, graças aos novos brotos que surgirem do solo sem interferir nos ramos mais antigos. O colo da raiz deve ter de 5 a 8 cm de profundidade. Para garantir isso, prepare as covas algumas semanas antes do plantio. Isso permitirá que o solo assente e você poderá ver exatamente a profundidade ideal para o arbusto.
É importante manter a distância entre os arbustos. Deve ser de pelo menos 1 m, mas 1,5 m é o ideal. Depois de preencher completamente a cova com terra, faça um sulco ao redor das bordas e regue. Em seguida, cubra a terra com cobertura morta para evitar a formação de uma crosta superficial.
Logo após o plantio, corte os brotos, deixando 10-15 cm acima do solo para que tenham 4-5 gemas. As partes cortadas podem ser espetadas no solo — provavelmente criarão raízes e estarão prontas para serem replantadas.
Treliça
Cultivar groselhas em treliça é uma boa opção. Isso é conveniente porque todas as bagas ficam no mesmo nível e não há brotos extras na base da planta. As bagas maiores crescem no topo da treliça e a frutificação é acelerada porque toda a planta recebe a energia solar necessária.
Para plantar as mudas desta forma, são utilizadas treliças de 50 x 120 cm. Apenas os dois ramos mais fortes são deixados de toda a planta, amarrados em dois pontos. Os restantes são cortados rente ao solo. No ano seguinte, após a colheita dos frutos, o procedimento de poda é repetido, deixando-se apenas dois ramos. No terceiro ano de frutificação, os ramos de três anos são podados, deixando-se dois ramos jovens no seu lugar. Este procedimento é repetido durante vários anos.
Com esse sistema de rejuvenescimento de arbustos, o risco de doenças e danos causados por pragas é reduzido, pois o elo mais fraco – galhos com 3 a 4 anos de idade – é cortado em tempo hábil.
Padrão
O método tradicional de cultivo de groselhas também é de considerável interesse. Ele só é adequado em áreas onde os danos causados pela geada aos ramos são praticamente impossíveis, com variedade de opções e sem um grande número de brotos e crescimento novo a cada ano.
Os arbustos de groselha devem ser plantados pelo método padrão, com espaçamento de 50x200 cm. No primeiro ano, a frutificação ocorre em brotos de 50 a 80 cm e, no segundo ano, em brotos de 40 cm. Leva de 4 a 5 anos para que o arbusto forme uma copa com cerca de 5 cm de diâmetro. Os ramos mais velhos são podados, deixando-se apenas algumas gemas. Isso renova o arbusto. Para evitar que os brotos deformem a copa, um broto basal de um ano é deixado e substituído regularmente por um novo.
Cuidados pós-plantio
Após plantar groselheiras, você deseja uma colheita abundante. Para garantir isso, lembre-se de regá-las regularmente e remover as ervas daninhas no início da estação. Antes de cada época de frutificação, aplique fertilizantes minerais e orgânicos. Não se esqueça de podar as groselheiras para manter sua forma e remover quaisquer brotos doentes.
Seguindo algumas regras simples, você tem a garantia de uma excelente colheita de groselhas!
Vídeo: "Diretrizes atuais para o plantio"
Neste vídeo, um especialista explicará as regras para o plantio de groselhas pretas.








