Uma análise de variedades de groselha-preta de alto rendimento com frutos grandes.
Contente
Para o Cinturão Médio
O vasto território da Rússia abrange diversas zonas climáticas distintas, o que torna impossível selecionar uma variedade universal de groselha adequada para o cultivo em todas as regiões. A parte central do país possui um clima temperado e, teoricamente, qualquer variedade europeia poderia produzir uma boa colheita. No entanto, a experiência demonstra que os melhores resultados são obtidos com o plantio de variedades regionalizadas. Para esta região, a lista é simplesmente enorme, portanto, apresentamos abaixo as variedades de frutos grandes mais promissoras, com diferentes épocas de maturação.
Residente de verão
A variedade Dachnitsa é a mais adequada não só para a região central da Rússia, mas também para toda a parte europeia do país. Criada relativamente recentemente, em 2004, esta variedade já se tornou um elemento básico em jardins e casas de veraneio. É um sonho para qualquer pessoa que passe o verão na região. Os arbustos são baixos, compactos e têm um formato arredondado e bonito, com folhas atraentes e onduladas. Os frutos são bastante grandes (peso médio de 2,5 g, máximo de 5 g), ovais, azul-escuros, com casca fina e um sabor agridoce extraordinário (teor de açúcar de 9,3%).
O amadurecimento é precoce, mas irregular, permitindo uma colheita prolongada em vários estágios. Entre as vantagens da groselha está sua excelente resistência ao inverno, já que a variedade foi desenvolvida com a assistência do Instituto Siberiano de Pesquisa Hortícola e passou por testes de resistência não apenas ao frio, mas também a doenças como antracnose, oídio, ferrugem e a praga mais perigosa da groselha, o ácaro da gema.
Exótica
Uma groselha preta muito doce com frutos grandes, por vezes maiores que cerejas. É uma variedade precoce (amadurece no início de junho), autofértil e com excelente resistência ao inverno. O arbusto é vigoroso, com caules retos e folhas grandes, verde-claras e onduladas. Apresenta boa resistência ao oídio, mas é frequentemente afetado pela antracnose.
As bagas da variedade Exotica são redondas, uniformes e pesam entre 3,5 e 6 g. A casca é fina, preta e brilhante. A polpa é tenra, com pequenas sementes e um sabor agradável, refrescante e ligeiramente ácido (8,9% de açúcar). A colheita a seco garante bom armazenamento e transporte. A produção da variedade é baixa — cerca de 1 kg por arbusto.
Selechinskaya 2
Uma nova variedade melhorada, baseada na groselha Selechenskaya-1. Apresenta maturação precoce, frutificação prolongada e excelentes rendimentos de 4 a 5 kg por arbusto. As plantas são altas (até 1,5 m), eretas e bastante compactas. Os frutos são grandes (4 a 6 g), lisos e redondos, e permanecem nos ramos por um longo período sem cair. A casca é preta e brilhante. A polpa é aromática, com sementes macias e um excelente sabor para sobremesas.
Ao contrário de sua antecessora, a Selechenskaya-2 não é suscetível a doenças fúngicas, tolera geadas severas e secas sem problemas e é extremamente rara em casos de ácaros. É fácil de cuidar e pode crescer na sombra, tornando-a adequada para qualquer região da Rússia.
Dubrovskaya
A groselha-preta mais extensa e doce entre as variedades tardias. Amadurece em meados de agosto e conserva os frutos por um longo período. Os arbustos são baixos e compactos, com folhas verde-escuras com um tom acinzentado. As bagas são redondas, pesando até 4 g, doces e ácidas (7,2% de açúcar), com poucas sementes na polpa, o que as torna adequadas para diversos usos.
Essa variedade é frequentemente cultivada comercialmente devido à sua boa resistência ao inverno e à resistência à antracnose, ao ácaro-das-flores e aos ácaros das gemas. Entre suas fragilidades está a resistência ao oídio. A produtividade é boa, chegando a até 4 kg por planta.
Dobrynya
É considerada a variedade doméstica de maior sucesso para cultivo em climas temperados. Possui resistência relativamente alta ao oídio e à antracnose, o que é crucial para groselhas de meia estação. As plantas também toleram bem a seca, geadas severas e congelamentos repentinos na primavera, mantendo uma produção abundante de frutos.
A groselha-preta Dobrynya produz frutos grandes e deliciosos. As bagas são redondas, ligeiramente brilhantes, pesam entre 5 e 7 g e têm um sabor maravilhoso, ideal para sobremesas. Em solo fértil e com práticas de cultivo adequadas, a produção pode chegar a 4 kg por arbusto.
Vênus
Por mais de uma década, a groselha Venus tem sido líder constante entre jardineiros e agricultores graças à sua combinação ideal das qualidades mais importantes para esta cultura em uma única variedade:
- Alto rendimento – até 5 kg por arbusto;
- resistência a diversas doenças fúngicas, incluindo oídio;
- capacidade de autopolinização;
- excelentes capacidades de adaptação - as plantas toleram geadas severas e secas prolongadas igualmente bem;
- frutificação de longo prazo (3-4 colheitas);
- Pertencente à categoria de sobremesas, o sabor desta fruta é superdoce, muito rico, sem qualquer acidez.
Em termos de tempo de maturação, é considerada uma variedade de meia estação, mas em climas mais quentes pode produzir colheitas precoces. A fruta é versátil.
Para a Sibéria
A Sibéria é considerada a região mais fria do país. Seu clima varia amplamente: de continental, com verões quentes e invernos rigorosos (Sibéria Ocidental e Oriental), a extremamente rigoroso, com temperaturas de inverno abaixo de -50°C. No entanto, essa vasta região é reconhecida por suas conquistas no melhoramento genético e abriga muitas variedades promissoras que produzem groselhas não apenas grandes, mas também muito doces. Abaixo, apresentamos variedades de groselha-preta de frutos grandes e doces, cultivadas e desenvolvidas especificamente para essa região.
Amigável
Uma variedade de meia estação com altíssima resistência à geada. Apresenta melhor desempenho no leste e oeste da Sibéria e é frequentemente utilizada no melhoramento de outras variedades resistentes ao inverno como modelo para qualidades varietais valiosas. Os arbustos são muito compactos. Os frutos são redondos e relativamente grandes – 1,2-1,6 g. A casca é densa e de cor preta intensa. A polpa tem um sabor rico, ligeiramente ácido (10,3% de açúcar).
A variedade "Druzhnaya" é altamente resistente a ácaros e ferrugem, mas suscetível ao oídio. Entre as vantagens da variedade estão a excelente facilidade de transporte e a longa vida útil dos frutos, graças à sua casca densa e à colheita a seco. A produção é mediana — cerca de 2 kg por arbusto —, o que é bom para esta região.
Zoya
Apesar de ser uma seleção de Altai, a resistência ao frio desta groselha é mediana. Os brotos suportam geadas invernais bastante severas, mas os botões e botões florais não resistem nem mesmo a geadas leves e repentinas da primavera. Outra desvantagem desta variedade é a sua baixa resistência a ácaros e à septoriose, mas possui alta imunidade à ferrugem e é autopolinizável.
A Zoya amadurece mais cedo que a variedade anterior e apresenta alta produtividade, que depende muito das condições climáticas. Em média, é possível colher até 3 kg de frutos de um único arbusto, com uma produção máxima de 7,8 kg. A frutificação é precoce e a colheita é feita em duas etapas. Os frutos são de tamanho médio (1-1,2 g), de cor preto-arroxeada, cobertos por uma leve camada cerosa e têm um sabor ligeiramente ácido. Esta variedade é utilizada principalmente para processamento industrial.
Biya
Esta variedade foi desenvolvida pela Estação de Frutas e Bagas de Altai. Sua resistência ao inverno é superior à da variedade anterior – os botões florais são mais resistentes ao frio, enquanto o sistema vegetativo (caules) necessita de proteção no inverno. As groselhas Biya também apresentam resistência moderada a ácaros dos botões e resistência moderada à septoriose, ferrugem, oídio e antracnose.
Os arbustos são vigorosos e de crescimento expansivo, com ramos fortes e ligeiramente curvados. Os frutos desta variedade não são particularmente grandes (0,7-1,2 g), mas a colheita é uniforme e abundante. A produção, tal como na variedade anterior, depende das condições meteorológicas e varia entre 3,5 e 9 kg por arbusto.
Cuidando de groselhas pretas
As groselhas-pretas são geralmente bastante fáceis de cultivar. Se plantadas de acordo com todas as práticas agrícolas, os cuidados padrão são suficientes para uma frutificação bem-sucedida.
Qualquer que seja a variedade escolhida, ela recompensará você com uma colheita maravilhosa se os arbustos forem plantados em um local ensolarado e com umidade moderada, em solo solto e fértil, com acidez neutra, ligeiramente ácida ou ligeiramente alcalina, e se o canteiro for mantido limpo durante toda a estação.
A maioria das variedades apresenta boa resistência a doenças, mas fatores como excesso de umidade, presença de ervas daninhas e nutrição insuficiente podem levar ao desenvolvimento de processos patológicos e enfraquecer a planta.
Para evitar que isso aconteça, a área entre os arbustos deve ser limpa de ervas daninhas em tempo hábil, e o solo deve ser afofado.
Na primavera, como medida preventiva, os arbustos podem ser tratados com preparações que contenham cobre (calda bordalesa, sulfato de cobre) ou completamente encharcados com água fervente. Este procedimento não só destrói fungos e larvas de pragas, como também melhora as propriedades de adaptação das groselhas.
Quanto à rega, os arbustos adultos só precisam dela durante o tempo quente e sem chuva. As mudas jovens devem ser regadas regularmente até criarem raízes, mas lembre-se de que as groselhas não toleram umidade excessiva.
Como qualquer outra cultura de frutos silvestres, as groselhas respondem bem à fertilização, especialmente a fertilizantes orgânicos. Geralmente, adiciona-se composto ou húmus na proporção de 0,5 baldes por arbusto após a floração e, no final do outono, antes do inverno, o tronco é coberto com uma camada de húmus. No início da primavera, as plantas necessitam de nitrogênio, que pode ser fornecido por ureia (30 g/m²) ou salitre (80 g).
Para garantir a frutificação regular e manter um arbusto saudável, as groselheiras precisam ser podadas anualmente. Um arbusto maduro deve ter de 15 a 20 ramos fortes e frutíferos. A poda deve ser feita no início da primavera, antes do início da formação dos botões, ou no outono, após a queda das folhas. Ramos inferiores velhos (com mais de 5 anos), bem como ramos danificados ou fracos que causam engrossamento, devem ser removidos. A poda de primavera consiste em encurtar as pontas dos ramos em aproximadamente 2/3 do seu comprimento.
Seguindo estes passos simples, você poderá obter uma colheita maravilhosa de frutos vermelhos, e escolher a variedade com os maiores frutos permitirá que você alcance resultados recordes.
Vídeo: "Dicas para o cultivo de groselhas pretas"
Neste vídeo, um especialista compartilha dicas valiosas sobre como cultivar groselhas-pretas em seu jardim, cuidar delas e protegê-las de insetos nocivos.











