Preparando-se para o inverno e cuidando das groselhas vermelhas e pretas no outono.

Um bom jardineiro não só se prepara para o inverno, como também prepara as suas plantações. Da mesma forma, um jardineiro experiente cuida das suas plantas. Vamos ensinar-lhe como preparar as groselhas para o inverno após a colheita.

Cuidados pós-colheita

Jardineiros inexperientes acreditam que as groselhas não precisam de cuidados após a colheita. No entanto, essa ideia está fundamentalmente errada. Preparar as plantas para o inverno no outono é a chave para um inverno bem-sucedido e uma boa colheita.

Após a colheita, as groselhas precisam de cuidados.

Para groselhas vermelhas

O início do outono é a época ideal para cuidar da propagação vegetativa da planta. No final de setembro ou início de outubro, as áreas ao redor dos arbustos são regadas (caso não tenha chovido o suficiente) e fertilizadas com adubos orgânicos e minerais. Em seguida, o solo é revolvido para permitir que o adubo penetre mais profundamente. Cada arbusto recebe de 10 a 12 kg de adubo orgânico (composto, esterco curtido), 100 g de superfosfato e 50 g de cloreto de potássio. As groselheiras também precisam de poda. A poda de rejuvenescimento e a poda sanitária são realizadas quando o arbusto está dormente.

Os brotos de groselha vermelha produzem frutos por mais tempo do que os brotos de groselha preta.Graças a isso, a planta não requer podas de rejuvenescimento frequentes. Portanto, no final do outono, após o término do período de frutificação e a interrupção do fluxo de seiva, os ramos quebrados, doentes, secos ou deformados devem ser removidos. Recomenda-se também plantar a groselha no início do outono para que ela se estabeleça completamente durante o inverno. Para isso, prepare um buraco com antecedência para permitir que o solo assente e o fertilizante seja absorvido. Após o plantio, compacte o solo ao redor da planta, regue e cubra com cobertura morta. As mudas devem ser podadas, deixando alguns botões em cada ramo.

Preparando groselhas vermelhas para o inverno

Para groselhas pretas

Após a colheita, é importante fertilizar o arbusto com um fertilizante rico em potássio e fósforo para estimular a formação de novos brotos. O ideal é aplicar o fertilizante na forma líquida, juntamente com a rega. Quaisquer brotos afetados que cresçam para dentro devem ser removidos. No final do verão, recomenda-se a poda apical para reduzir o risco de oídio. O solo ao redor do arbusto de groselha deve ser limpo de ervas daninhas e regado. Para ajudar a planta a sobreviver ao inverno, fertilize com superfosfato e cloreto de potássio.

Todas as folhas caídas devem ser recolhidas, o arbusto deve ser adubado com terra fértil ou composto fresco e polvilhado com uma leve camada de cinzas de madeira. A preparação do arbusto de groselha para o inverno também pode ser feita podando os ramos em excesso, que apenas prejudicam o crescimento da planta. Ao mesmo tempo, pode-se realizar um tratamento preventivo contra pragas e doenças. Para isso, utilize malation e calda bordalesa. Se a quantidade de chuva for insuficiente para umedecer o solo, os arbustos devem ser regados abundantemente.

Recomenda-se amarrar arbustos de crescimento expansivo e apoiá-los em uma estrutura de madeira, construída de acordo com o diâmetro da planta.

O outono também é a melhor época para enraizar mudas. Ao plantar estacas no final de setembro, você lhes dá tempo para se adaptarem ao inverno e sobreviverem bem a ele. As plantas jovens não precisam de fertilização ou poda adicionais, pois isso já é feito durante o plantio.

As groselhas pretas precisam ser adubadas após a colheita.

Colheita e armazenamento de safras

As propriedades benéficas da groselha são amplamente conhecidas. No entanto, como as groselhas de inverno ainda não foram cultivadas, é recomendável começar a estocar vitaminas no verão. As bagas são bastante frágeis, principalmente as vermelhas. Portanto, devem ser processadas assim que amadurecerem. Quanto mais frescas as bagas, mais opções de conservação. Uma das melhores maneiras de preservar ao máximo os nutrientes é o congelamento.

O segredo é encontrar o momento certo: as groselhas começaram a amadurecer e as bagas adquiriram doçura, mas não estão passadas. Bagas totalmente maduras perdem a forma e viram uma papa. Lave as bagas com água fria, seque-as e coloque-as no congelador. A temperatura ideal fica entre 18 e 23 graus Celsius. Você pode congelar não só as bagas inteiras, mas também bagas amassadas com açúcar.

Você também pode conservar as groselhas em purê no próprio suco, em potes. Essa geleia fresca se conserva por cerca de um ano. Se quiser conservar sua colheita por mais tempo, você pode fazer geleia ou conservar as groselhas. Dessa forma, elas se manterão por quanto tempo você precisar, até mesmo por vários anos. Qualquer um dos métodos permitirá que você aprecie o sabor das groselhas mesmo em fevereiro.

A geleia de groselha é uma das mais saudáveis.

Preparando a mata para o inverno

As mudas de groselha correm o risco de congelar no inverno, além de serem danificadas pela neve e por roedores. Por isso, muitos jardineiros iniciantes se perguntam se precisam proteger suas groselheiras durante o inverno e quais os cuidados necessários. É claro que tudo depende da severidade do clima invernal da sua região. Os preparativos devem começar assim que a primeira geada chegar. As folhas caídas devem ser removidas, a terra sob os arbustos deve ser revolvida e substituída por solo fértil.

Pequenos arbustos podem ser cobertos com caixas de madeira e juta, ou com material de cobertura especial. As groselhas não exigem cuidados especiais no inverno. Basta garantir que a cobertura não seja levada pelo vento e removê-la completamente quando começar a nevar. Não há abrigo melhor para uma planta do que a neve. Portanto, em geadas fortes, adicione mais neve para garantir que o arbusto esteja completamente coberto.

Preparando os arbustos de groselha para o inverno.

Quando o degelo começar, a neve deve ser removida. Caso contrário, ela formará uma crosta pesada e os brotos podem quebrar, por não suportarem o peso. As groselhas não precisam de nenhum tratamento no inverno. O importante é apenas proteger a planta do frio e de danos. Se alguns brotos quebrarem, o melhor é removê-los completamente.

Se as geadas diminuíram e recuaram, e a neve derreteu, então comece a cuidar das groselhas já em fevereiro.

Faça uma poda preventiva e fertilize levemente o arbusto com um fertilizante rico em nitrogênio. Ao mesmo tempo, prepare as estacas para o plantio na primavera. Além disso, se notar qualquer crescimento ou brotação suspeita, recolha-a e queime-a. Essas plantas podem abrigar pragas ou esporos de fungos.

Vídeo: Como cuidar e plantar groselhas

Este vídeo vai te ensinar como plantar e cuidar de groselhas corretamente.

Pera

Uva

Framboesa