Características dos cuidados com os arbustos de groselha na primavera
Contente
Por que os cuidados de primavera são necessários?
Muitas pessoas acreditam que a jardinagem só começa quando o tempo está quente e é hora de plantar as sementes. Mas isso é um equívoco, pois há muito o que fazer no jardim antes que os primeiros botões se abram. Caso contrário, podem surgir problemas com infestações de insetos, doenças nas plantas e, consequentemente, redução da produção durante o verão.
Assim como todas as hortaliças, as groselhas de todas as variedades requerem cuidados adequados e oportunos. Os cuidados de primavera para groselhas pretas e vermelhas são realizados com os seguintes objetivos:
- estimular os arbustos a darem frutos em abundância;
- Remover todos os galhos danificados e deformados do arbusto. Isso é feito para evitar que eles absorvam nutrientes do sistema radicular da planta. Dessa forma, todos os nutrientes serão utilizados para a formação dos frutos.
- Prevenir a propagação de doenças e parasitas por todo o jardim;
- formação da copa do arbusto;
- alimentação de plantas;
- Preparando os arbustos para a próxima estação.
Para atingir os objetivos acima, o cuidado com as groselhas no início da primavera envolve os seguintes procedimentos:
- poda de galhos;
- aplicação de fertilizantes;
- pulverizando arbustos.
Ao realizar tais manipulações, os cuidados com os arbustos durante o verão serão mínimos e a colheita será abundante.
Rega e cuidados com o solo
Após o inverno, os arbustos de groselha precisam ser preparados para a próxima estação. Essa preparação envolve principalmente o cultivo do solo. Mesmo após a limpeza do jardim realizada no outono, vários detritos (folhas em decomposição, cobertura morta do ano anterior, etc.) ainda podem ser encontrados ao redor dos arbustos de groselha. Todos os detritos devem ser removidos com um ancinho. Após a limpeza, devem ser queimados, pois as folhas e outros detritos do ano anterior podem abrigar patógenos causadores de diversas doenças. Também podem conter parasitas que sobreviveram ao inverno dessa forma.
Após a remoção dos detritos, a área ao redor do tronco da árvore deve ser afofada e quaisquer ervas daninhas que já tenham brotado devem ser removidas. Esta planta não tolera esse tipo de ambiente.
A remoção frequente de ervas daninhas garante uma boa drenagem do solo. Esse procedimento geralmente é feito com a remoção profunda de ervas daninhas, utilizando uma pá. A escavação deve ser feita a uma profundidade máxima de 15 a 20 cm. As ferramentas de jardinagem devem ser usadas com cuidado, pois o sistema radicular das plantas ao redor do tronco pode estar próximo à superfície do solo. Portanto, a remoção e a escavação excessivas podem danificar as raízes, resultando em uma produção reduzida ou até mesmo na morte do arbusto.
As groselhas são plantas que adoram umidade. Portanto, é importante garantir que o solo ao redor delas permaneça úmido. Para isso, cubra a área ao redor do tronco com grama cortada, composto, esterco curtido ou húmus. Essa técnica de cultivo pode reduzir a necessidade de arar, capinar e regar.
Para garantir uma boa colheita de groselhas no futuro, os arbustos devem ser regados regularmente na primavera. Nesse caso, siga estas recomendações:
- A rega das groselhas na primavera é feita uma vez por semana;
- Aproximadamente três litros de água devem ser despejados sob cada planta de cada vez. Não é recomendável despejar mais do que isso, pois o excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes;
- Para regar, utilize apenas água decantada à temperatura ambiente.
Cuidar das groselheiras na primavera inclui não apenas regar e afofar a terra, mas também podar e adubar. Isso garantirá uma produção de frutos muito melhor do que a de arbustos deixados sem cuidados.
Poda de arbustos de groselha
Após o derretimento da neve, os arbustos de groselha devem ser podados. Isso deve ser feito antes que os botões se abram. Se o inverno foi rigoroso, a poda pode ser feita um pouco mais tarde.
A poda deve começar depois que as folhas surgirem. Dessa forma, os ramos mortos por geadas severas podem ser facilmente distinguidos dos ramos saudáveis e vigorosos.
Sabe-se que as groselhas-pretas exigem mais poda na primavera do que as variedades vermelhas. Isso ocorre porque as variedades pretas apresentam um crescimento vigoroso dos brotos na primavera, com os brotos basais também crescendo ativamente. Portanto, as groselhas-pretas requerem uma poda mais cuidadosa para evitar que os nutrientes sejam desviados para os brotos que não produzirão frutos.
Uma poda realizada corretamente permite:
- aumentar a ramificação;
- Estimular o crescimento de brotos anuais que se formam em ramos perenes;
- Eliminar a densidade de arbustos e formar uma copa correta.
Todos esses fatores, em última análise, levam a um aumento na qualidade e quantidade da colheita. Após a poda, as bagas ficam visivelmente maiores e mais doces. No entanto, o sabor da fruta permanece dentro dos limites ditados pelas características de sabor da variedade.
Ao podar groselheiras, é importante lembrar que os cachos de frutos se formam em ramos com 3 a 4 anos de idade. Portanto, após esse período, você poderá notar uma diminuição considerável no número de frutos maduros. A poda de primavera pode rejuvenescer essas plantas, estimulando a frutificação ao remover os ramos velhos e secos. Isso promove o crescimento de novos brotos basais, que são os ramos frutíferos. Assim, após a poda de primavera, você pode esperar um aumento na produção.
No primeiro ano após o plantio, as plantas jovens não devem ser podadas. Isso porque esses arbustos já produzirão frutos excelentes e os ramos mais velhos ainda não se formaram. A poda ativa deve começar aproximadamente 4 a 5 anos após o plantio (para variedades pretas) e 6 a 8 anos (para variedades vermelhas). Ao podar os ramos desnecessários, essa cultura continuará produzindo frutos (dependendo da variedade) por 15 a 25 anos.
A essência da poda é remover os ramos improdutivos e velhos e estimular o crescimento de novos brotos frutíferos. Ao remover os brotos, devem ser deixados apenas alguns botões. Novos ramos surgirão desses botões depois de algum tempo. Os ramos velhos podem ser distinguidos dos jovens pela cor da sua madeira. A casca dos ramos velhos é mais escura.
Ao podar, deixe alguns brotos basais fortes e saudáveis, razoavelmente próximos uns dos outros. Corte-os em 1/3 a partir do topo e remova todos os galhos restantes pela base. Isso ajudará o arbusto a formar uma copa regular.
Controle de pragas
As groselhas (tanto as pretas quanto as vermelhas) possuem uma imunidade bastante boa a diversos patógenos e parasitas. É claro que essa resistência varia de acordo com a variedade. No entanto, alta resistência a doenças e pragas não garante 100% de imunidade a esses problemas.
A praga mais perigosa para esta cultura é o ácaro da gema da groselha. Este parasita infesta os arbustos com o aparecimento de grandes botões florais, que se assemelham muito a pequenas cabeças de repolho de cor clara. Esses botões não se abrem na primavera e morrem gradualmente. Isso leva a uma diminuição na capacidade de frutificação do arbusto. Se não forem tratados, os ácaros se espalharão por toda a horta. Isso ocorre porque um botão deformado pode abrigar aproximadamente 1.000 ácaros.
Se a infecção for grave, a planta terá que ser queimada. No estágio inicial da infecção, pode-se usar um remédio caseiro: escaldar os arbustos com água fervente. Nesse caso, a planta em si não será prejudicada; na verdade, ela até "despertará" após o inverno.
Ao despejar água fervente sobre as groselhas, você pode se livrar não apenas de ácaros, mas também de fungos, pulgões e outros parasitas.
Muitos jardineiros, ao cuidarem de groselheiras-pretas na primavera, costumam usar diversos produtos químicos (como clorofós, carbofós e outros) para pulverização preventiva. Ao usar esses produtos, é importante respeitar a concentração correta da solução e o momento da aplicação.
A pulverização das plantas com produtos químicos deve ser feita antes que os botões inchem. Caso contrário, o procedimento não eliminará os ácaros.
Para prevenir o oídio, as groselhas são pulverizadas com Fundazol na primavera (15 ml do produto devem ser diluídos em 10 litros de água). Também se prepara uma solução de sulfato de cobre: 100 g do pó são dissolvidos em 10 litros de água. É importante pulverizar não só as plantas, mas também o solo ao redor delas. Isso se deve ao fato de muitos insetos hibernarem no subsolo.
Outra praga que frequentemente ataca os arbustos de groselha são os pulgões. Eles atacam as pontas dos brotos. Como medida preventiva, pulverize as plantas com Furanon. Você também pode simplesmente despejar água fervente sobre o arbusto. Se as groselhas ainda não estiverem floridas, você pode usar produtos como Tanrek, Rovi-kur, Intavir, sulfato de cobre ou calda bordalesa.
Além da fervura da água, os remédios caseiros para a pulverização preventiva de groselheiras podem incluir infusões feitas com as seguintes plantas:
- tabaco. É misturado com cinzas;
- celidônia;
- casca de cebola;
- dente-de-leão;
- alho.
Tinturas desinfetantes também podem ser preparadas usando mostarda em pó ou uma solução de bicarbonato de sódio. Embora essas tinturas sejam fáceis de preparar, elas não são menos eficazes do que os produtos químicos. No entanto, se o uso delas não produzir os resultados desejados, os produtos químicos podem ser necessários.
Adubação na primavera
A adubação de groselhas vermelhas e pretas é uma parte importante dos cuidados de primavera. Normalmente, isso é feito 2 a 3 anos após o plantio das mudas em seu local definitivo. No entanto, há uma exceção: o cultivo em solo pobre. Nesse caso, o fertilizante colocado no fundo da cova pode não durar tanto tempo. As variedades de groselha preta são particularmente sensíveis à adubação no momento certo.
Na primavera, fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados nas raízes de cada arbusto. O nitrogênio é o elemento que estimula o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Portanto, após o inverno, são justamente esses fertilizantes que devem ser utilizados.
Os fertilizantes são aplicados de acordo com o seguinte esquema:
- A primeira vez – quando os botões se abrem nos ramos. Deve-se usar nitrato de amônio (30 g em um balde de dez litros de água);
- A segunda vez é quando os frutos começam a se formar nos arbustos. Aqui, é necessário usar fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo. Como alternativa, você pode usar fertilizantes orgânicos caseiros (fertilizantes húmicos ou cinzas).
Alguns jardineiros aplicam adubação foliar. No entanto, é importante ressaltar que apenas jardineiros experientes devem realizar esse tipo de adubação. Durante a floração, os arbustos podem ser pulverizados com uma solução de ácido bórico. Para preparar a solução necessária, dissolva 0,5 colher de chá de ácido bórico em 10 litros de água morna (a uma temperatura não superior a 40 graus Celsius). Uma solução caseira preparada corretamente pode estimular o crescimento das plantas e aumentar a produção em aproximadamente 2 a 3 vezes.
Após o surgimento dos primeiros botões, as groselheiras são pulverizadas com uma mistura de superfosfato (150 g) e ureia (60 g). Ambos os componentes são dissolvidos em 10 litros de água. Essa pulverização garantirá arbustos saudáveis e fortes, além de melhorar significativamente o sabor dos frutos.
Ao fertilizar groselhas, é importante escolher o tipo e o momento certos do fertilizante. Caso contrário, o excesso de certas substâncias no solo pode levar a consequências imprevistas. Fertilize mudas e plantas jovens com especial cuidado.
Vale ressaltar que jardineiros experientes recomendam fertilizar as groselhas na primavera com o mesmo fertilizante adicionado ao fundo da cova durante o plantio. Além disso, o pH do solo deve ser medido a cada cinco anos. Se não atender às necessidades das groselhas, deve-se adicionar cinzas ao solo ou aplicar calcário.
Agora você já sabe como cuidar de groselheiras na primavera. Esses cuidados, quando feitos corretamente, não exigem muito esforço, mas ajudam a garantir uma produção abundante de frutos.
Vídeo: "Como podar corretamente arbustos de frutos silvestres na primavera"
Neste vídeo, um especialista explicará como podar corretamente os arbustos de frutos silvestres na primavera.










