Cultivo de groselhas pretas a partir de sementes

As groselhas se reproduzem bem por estacas e alporquia, o que preserva todas as características da planta-mãe. Como qualquer planta que produza sementes, elas podem ser cultivadas a partir dessas mesmas sementes, mas você terá que esperar pelo menos 4 a 5 anos para colher os frutos, e mesmo assim perceberá que eles serão diferentes das groselhas de onde as sementes foram retiradas. Então, como cultivar groselhas corretamente a partir de sementes?

Seleção de material de sementes

Se um jardineiro amador adquiriu groselhas-pretas de uma variedade desconhecida, encantado com seu tamanho, sabor e aroma, pode querer cultivar variedades semelhantes a partir de sementes em seu próprio jardim. Ou talvez queira realizar algum tipo de cruzamento seletivo com essa variedade tão interessante. Se tiver paciência, as groselhas-pretas responderão bem aos seus esforços. Elas germinam facilmente; se uma baga madura cair no chão no verão, na primavera seguinte, ele encontrará pequenos brotos viçosos sob o arbusto, que as pessoas normalmente arrancariam sem dó nem piedade.

Jardineiros costumam propagar groselhas por meio de sementes.

Mas você precisa estar preparado para o fato de que as novas plantas terão características completamente diferentes da baga original — elas podem diferir na velocidade de amadurecimento, na resistência ou suscetibilidade a doenças, suas bagas podem ser maiores ou menores, mais doces ou mais ácidas. Essencialmente, o material genético resultante terá seu próprio potencial inovador.

As bagas maduras devem ser cortadas, esmagadas e cuidadosamente lavadas para evitar que as pequenas sementes escapem com a água. Em seguida, devem ser secas para facilitar o manuseio. Pode-se secar as bagas num secador próprio para frutos silvestres, depois cortá-las e retirar as sementes. Quando as bagas caem do arbusto, as sementes sofrem estratificação natural, tendo passado o inverno no solo (ou na sua superfície) sob a neve. É aconselhável fazer o mesmo com as sementes colhidas; esta será a sua única, mas muito completa, preparação para a sementeira.

Requisitos do solo

O solo precisa ser nutritivo, leve e de granulometria fina para facilitar o crescimento da muda. Você pode comprar terra para mudas ou criar sua própria mistura usando terra de jardim, húmus ou composto e areia, caso o solo seja argiloso. Adicionar carvão vegetal ao solo é uma boa ideia. Depois de reunir todos os ingredientes, misturá-los e, talvez, amassar levemente o solo com as mãos (ou peneirá-lo), o jardineiro deve desinfetá-lo.

O solo deve ser nutritivo, leve e de granulação fina.

Alguns jardineiros limitam-se a regar o solo com uma solução quente de permanganato de potássio, enquanto outros aconselham aquecer primeiro o solo no forno.

Todos os métodos são bons, cada um escolhe de acordo com sua própria conveniência, mas é absolutamente necessário eliminar os micróbios patogênicos e os descendentes das pragas que inevitavelmente se instalaram no solo.

Se você preparou o solo e planeja semear as sementes como faria com mudas comuns, precisará de um recipiente — uma caixa de madeira ou plástico, talvez até mesmo um vaso de flores. O ideal é que o recipiente tenha furos para permitir a drenagem fácil do excesso de água. Uma camada de drenagem de pedrinhas ou areia grossa deve ser colocada no fundo.

Regras de aterrissagem

Existem três maneiras de plantar sementes: semear na primavera como mudas de hortaliças, semear no outono, deixar em uma adega fresca ou semear diretamente ao ar livre em um canteiro preparado antes do inverno. As groselhas-pretas cultivadas a partir de sementes crescem bem, seja em um vaso em um apartamento aquecido ou em um jardim após a chegada da primavera, mas a diferença pode se tornar aparente mais tarde.

As groselhas cultivadas a partir de sementes frutificam bem.

Se as mudas não forem estratificadas ou se crescerem em um apartamento quente, os arbustos de groselha podem ficar fracos, suscetíveis a todos os tipos de doenças, atrair pragas e ter mais dificuldade para se adaptar às condições climáticas externas, especialmente à alternância de temperaturas quentes e frias. No entanto, após sobreviver aos primeiros anos, que são os mais difíceis para uma planta jovem, o arbusto de groselha conseguirá ganhar força.

Se você estiver cultivando plantas dessa maneira, as sementes secas devem ser colocadas em um saco de papel durante o verão e armazenadas, de preferência, a uma temperatura de 2 a 5 graus Celsius (33 a 41 graus Fahrenheit). No início da primavera, leve as sementes para dentro de casa, mantenha-as perto de um aquecedor por alguns dias e, em seguida, semeie-as em vasos ou jardineiras. Regue o solo preparado abundantemente, coloque as sementes em buracos ou sulcos com no máximo 1 cm de profundidade e cubra-as com terra fina e seca ou areia.

Você pode cobri-las com vidro ou filme plástico e mantê-las em um local aquecido até que os brotos apareçam. Basicamente, é o mesmo que com mudas de hortaliças. O ideal é regá-las com um difusor para evitar que a água lave a terra e as sementes. Assim que os brotos aparecerem, aproxime o recipiente da janela, regue, gire o recipiente e mantenha-o aquecido.

As plantas jovens precisam ser regadas.

Em setembro, você pode semear as sementes em recipientes preparados, assim como faria na primavera. Em vez de manter os vasos (ou caixas) aquecidos, eles são colocados em um porão onde a temperatura permanece abaixo de zero. Verifique o solo periodicamente para evitar que ele seque. Na primavera, quando o sol de abril despertar todas as plantas em crescimento, os vasos são levados para o jardim e podem ser enterrados em um local ensolarado. Depois disso, precisarão ser regados e protegidos de animais de estimação.

Quem optar por semear diretamente no jardim deve fazê-lo duas a três semanas antes da chegada do frio; evite fazê-lo antes disso, para que as groselhas não brotem antes do inverno. As sementes devem ser plantadas superficialmente no solo, em um local ensolarado, e uma etiqueta deve ser colocada por perto. Essa etiqueta resistirá ao inverno e nos mostrará onde plantamos as sementes na primavera. Assim que o solo descongelar, as sementes reviverão e começarão a germinar.

Cuidados pós-plantio

As groselheiras são transplantadas de vasos para o jardim quando as plantas atingem pelo menos 15 cm de altura. Elas precisam ser monitoradas de perto – inicialmente, proteja-as do sol durante o dia e, se necessário, cubra-as do frio à noite.

As groselhas são plantadas de vasos para o terreno.

As plantas devem ser transplantadas dos recipientes que estiveram ao ar livre desde o início da primavera para o seu local de cultivo definitivo assim que surgirem as primeiras folhas verdadeiras.

As plantas jovens precisam de rega, capina, afofamento da terra ao redor delas e adubação. Se o solo foi preparado com antecedência para o plantio, ele já deve conter adubo para o primeiro ano de crescimento. Após a rega, você pode cobrir o solo ao redor das plantas jovens com composto ou húmus. Isso as protegerá de ervas daninhas, reterá a umidade por mais tempo e fornecerá às plantas uma dose extra de nutrientes após cada rega.

Durante o primeiro ano, inspecione cuidadosamente as plantas para detectar qualquer possível infecção fúngica. Como medida preventiva, você pode polvilhar o solo (incluindo as próprias plantas) com cinzas de madeira e regar a área ao redor delas com uma solução de sulfato de cobre. Elas não crescerão muito no primeiro ano, mas o crescimento será muito maior no segundo ano. No terceiro ano, novos arbustos aparecerão na área e, no quarto ou quinto ano, você poderá desfrutar da primeira colheita de frutos.

Para sementes de groselha, você pode usar vasos como os usados ​​para pepinos.

Este método de cultivo de groselhas não promete uma colheita rápida, nem mesmo frutos da mesma qualidade daqueles de onde as sementes foram retiradas. Mas certamente proporcionará ao jardineiro muito trabalho prazeroso e resultados maravilhosos, embora talvez não exatamente o que se esperava ao semear as sementes.

Vídeo: Estacas ou Semeadura de Sementes

Este vídeo vai te mostrar qual é a melhor opção: estaquia ou semeadura.

Pera

Uva

Framboesa