Cultivando as melhores variedades de groselhas amarelas aromáticas
Contente
As melhores variedades
A groselha dourada ou amarela foi importada da América do Norte. O arbusto prosperou na CEI, não só pelo seu excelente sabor e rico conteúdo de vitamina C, caroteno, taninos, pectina e ácidos, mas também pela magnífica aparência ornamental dos arbustos.
Pode-se afirmar que as groselhas amarelas constituem uma classe separada e distinta. Elas são muito semelhantes às groselhas espinhosas.Esses belos arbustos de folha caduca são muito mais altos do que os que estamos acostumados, atingindo uma altura de 3 m, com uma copa arredondada e brotos de crescimento rápido.A cor das inflorescências e dos frutos depende da variedade.
Se falarmos das variedades populares de groselha amarela encontradas em nosso país, podemos destacar as seguintes:
- Shafak. Esta variedade de meia estação é resistente à geada e à seca, tolera bem o calor e pode produzir sem umidade adicional no solo. Apresenta alta produtividade — até 10 kg por arbusto. Os frutos são vermelho-escuros, doces e ácidos, pesando de 1,5 a 3,5 g. É resistente a doenças e pragas.
- Vênus. Uma variedade precoce, resistente ao inverno, mas que necessita de abrigo em temperaturas acima de 35°C. Produz frutos em abundância. As bagas são pretas, oblongas e com sabor levemente ácido, semelhantes às de sobremesa. Tolera bem altas temperaturas. É resistente a diversas doenças e pragas.
- Laysan. O nome oriental não é em vão – a variedade tolera bem a seca e as altas temperaturas. A colheita amadurece em meados de julho, produzindo um rendimento elevado. Os frutos são bastante grandes, de cor âmbar dourada e têm um sabor agridoce. A aparência do arbusto torna-o ideal para diversos fins ornamentais.
- Ermak. Caracteriza-se por seu porte denso e expansivo, porte robusto e altura elevada. É uma variedade de meia estação, resistente à geada, a doenças e pragas. Os frutos são grandes, escuros, com uma tonalidade agridoce e aroma intenso.
- Moscatel. Um arbusto alto, porém compacto. As bagas têm um aroma e sabor distintos: doces, com um toque adocicado no final e aroma de moscatel. Produtivo, resistente a condições climáticas adversas e pragas. Não propenso a doenças;
- Isabella. Uma excelente escolha para climas temperados. Possui um período de maturação de meia estação. Tolera bem baixas temperaturas e é resistente a doenças e pragas. Os frutos são redondos, ligeiramente achatados e têm um sabor agridoce.
Selecionando uma variedade e plantando
A escolha da variedade de groselha é sua, mas você deve considerar não apenas o clima e as características do solo da sua região, mas também a compatibilidade entre as variedades. As groselhas amarelas são extremamente fáceis de cultivar: elas são muito compatíveis com outras groselhas, desde que você plante diversas variedades diferentes para garantir a polinização futura. O plantio e os cuidados com essa frutinha dourada são praticamente os mesmos que os de outras variedades de groselha.
As groselhas são plantadas no outono, mas alguns jardineiros preferem a primavera. Essa é uma opção perfeitamente aceitável se a sua região não apresentar risco de geada. Também é importante lembrar que a planta deve ser plantada antes do início da produção de seiva ou depois que ela terminar. As groselhas não são exigentes quanto ao solo, mas solos argilosos pesados devem ser evitados. Um local bem iluminado ou parcialmente sombreado com solo fértil é o ideal.
Em um local ensolarado, as bagas amadurecem mais rápido e a colheita é mais abundante. Pode-se adicionar fertilizante à cova; estrume, composto, cinzas de madeira e superfosfato são excelentes opções. Você também pode cobrir a área ao redor do tronco do arbusto com turfa e fertilizante. O colo da muda deve ser enterrado alguns centímetros no solo para estimular o desenvolvimento de raízes adicionais. Após esse processo, regue o arbusto abundantemente novamente e cubra o solo com cobertura morta.
Cuidados e propagação
As groselhas amarelas não exigem tantos cuidados quanto outras variedades. Precisam apenas de poda regular, adubação e uma rega adequada. A rega inadequada pode afetar negativamente a colheita. As groselhas douradas não precisam de rega frequente, mas requerem umidade abundante durante o período de frutificação e após a colheita.
A falta de rega adequada pode prejudicar a absorção de nutrientes, o que afetará o crescimento dos brotos e a frutificação. Se a precipitação no outono for escassa, o arbusto deve ser regado abundantemente antes do inverno para evitar que os brotos sofram com a geada.
O solo ao redor do arbusto de groselha deve ser periodicamente limpo de ervas daninhas e afofado. As groselhas douradas também requerem poda oportuna para remover galhos secos, danificados e com crescimento anormal. A poda também ajuda a rejuvenescer o arbusto. Jardineiros experientes observam que os brotos com mais de cinco anos param de produzir uma colheita abundante e perdem sua aparência atraente.
Os brotos jovens que crescem para dentro também devem ser removidos. Recomenda-se podar os brotos principais saudáveis e fortes para estimular o surgimento e o desenvolvimento de ramos laterais robustos. No entanto, é melhor remover os brotos do ano anterior, caso contrário, eles privarão os brotos principais de nutrientes.
A poda da groselha deve ser feita apenas durante o período de dormência, antes ou depois do início da circulação da seiva. Quando o crescimento de novos brotos parar na zona radicular, o arbusto deve ser substituído. Fertilize a groselha duas vezes por ano com fertilizantes minerais e orgânicos complexos. No inverno, cubra o arbusto com uma camada espessa de turfa ou esterco bovino.
A propagação da groselha é feita, na maioria das vezes, por sementes ou estacas; a enxertia é menos comum. Isso não significa que a enxertia seja impossível, mas esse método pode levar a alterações varietais e afetar a produção e o sabor das bagas.
Cultivar groselhas a partir de sementes leva bastante tempo: as sementes precisam ser estratificadas, depois semeadas em covas preparadas especificamente para esse fim, e então as mudas germinadas podem ser transplantadas para o local definitivo. A propagação por estacas também tem suas desvantagens: é preciso podar o ramo corretamente, selecionar a estaca adequada e esperar o enraizamento. As mudas são a melhor opção para propagação. Apenas certifique-se de escolher plantas com raízes saudáveis e sem danos.
Resistência a doenças e pragas
Os cuidados devem incluir a prevenção de doenças e pragas. Quase todas as variedades de groselha são resistentes a doenças e pragas. Mas prevenir é melhor que remediar. Para isso, os arbustos são tratados com preparações à base de cobre antes da época de crescimento. Posteriormente, podem ser utilizados tratamentos bioquímicos que não representam riscos à saúde.
Siga nossas dicas e a beleza das groselhas douradas irá te encantar por muito tempo.
Vídeo "Groselha Dourada"
Este vídeo vai te contar sobre as características interessantes dessa variedade incomum de groselha.






