Cultivo de beterraba nos Urais: uma descrição das melhores variedades

Todo jardineiro deseja uma boa colheita em sua horta, mas isso é especialmente importante para quem vive em áreas com climas desafiadores, como os Montes Urais. Hoje, vamos explicar como escolher as variedades certas de beterraba, cultivá-las e armazená-las corretamente.

Como preparar o solo

Antes de escolher uma variedade de beterraba, é necessário garantir a preparação adequada dos canteiros antes do plantio. Existem vários aspectos importantes nesse processo:

  • A preparação do terreno onde as beterrabas serão cultivadas deve começar no outono - todos os restos de plantas devem ser completamente removidos dos canteiros, e estes devem ser livres de ervas daninhas;
  • Tente semear a cultura onde anteriormente se cultivavam pepinos, batatas ou tomates;
  • O solo deve ser completamente escavado, e a profundidade dessa escavação não pode ser inferior a 50 cm;
  • Adicione fertilizante orgânico; você precisará de cerca de 7 kg de esterco curtido para cada metro quadrado de canteiros;
  • Com a chegada da primavera, o solo nos futuros canteiros de beterraba é novamente cuidadosamente afofado e cultivado com um ancinho;
  • Ao mesmo tempo, é necessário adicionar fertilizantes minerais, cuja base deve ser composta por fertilizantes à base de potássio e sódio.Colheita de beterrabas no jardim

Nem todas as variedades de beterraba de mesa prosperam em solos ácidos, o que é comum nos Montes Urais. Portanto, para equilibrar a composição do solo, deve-se adicionar uma pequena quantidade de calcário.

Vídeo "Descrição das variedades de beterraba"

Este vídeo descreve as variedades mais comuns de beterraba.

Características do cultivo

Para garantir que as beterrabas cresçam grandes e saborosas nos áridos Montes Urais, tente seguir as regras básicas para o cultivo deste tubérculo:

  • Não tente plantar a cultura no canteiro até que a temperatura do solo atinja uma faixa confiável de 5 a 8 graus Celsius;
  • Para acelerar a germinação, as sementes devem ser previamente imersas em uma solução estimulante especial. Em seguida, enxágue-as bem com água e envolva-as em um pano limpo.
  • Devido ao clima desafiador, a beterraba pode ser cultivada a partir de mudas para acelerar a colheita. É importante lembrar que as mudas de beterraba não toleram o transplante.
  • Cada semente pode dar origem a várias plantas, por isso as culturas de beterraba requerem desbaste obrigatório. Este deve ser feito de forma a deixar aproximadamente 7-10 cm de distância entre as plantas;
  • Tente manter a distância entre as fileiras em cerca de 25 cm;
  • Não se esqueça da necessidade de rega regular. Os canteiros de beterraba precisam ser umedecidos pelo menos uma vez por mês, com cerca de 20 litros de água por metro quadrado de solo;
  • E, claro, fertilização regular de alta qualidade — nos estágios iniciais de crescimento, a beterraba precisa de sódio (regar os canteiros com uma solução fraca de sal de cozinha comum é aceitável), mas assim que a raiz começar a se formar, você pode começar a fertilizar com fertilizantes potássicos.Os fertilizantes potássicos são grânulos rosa ou cinza.

Os entusiastas da jardinagem que vivem nos Urais estão bem cientes dos desafios climáticos da região, por isso são particularmente cuidadosos não só na escolha das variedades de cultivo, mas também na seleção da qualidade das sementes: as sementes devem ser saudáveis, sem sinais visíveis de doenças ou pragas e sem o odor característico de decomposição.

Ao escolher uma variedade, deve-se dar preferência àquelas mais bem adaptadas às condições climáticas dos Urais. As beterrabas devem ser altamente resistentes ao frio e amadurecer rapidamente.As variedades de maturação tardia simplesmente não terão tempo de se desenvolver completamente aqui. Da grande variedade existente, gostaria de me concentrar naquelas mais comuns nos jardins dos Urais.

Variedades de meia estação

Essas beterrabas amadurecem com sucesso por conta própria, mesmo em condições de campo aberto nos Montes Urais; basta fornecer-lhes as condições mínimas adequadas e seguir as regras da tecnologia agrícola.

Foguete

Uma variedade de meia estação com alto rendimento que se provou eficaz nas condições desafiadoras dos Urais. Esta variedade possui excelente durabilidade — as raízes podem ser facilmente armazenadas até a primavera.Variedade de beterraba "Rocket"

A cultura produz raízes lisas e vermelho-escuras, cada uma pesando até 400 g. Notavelmente, não apresentam anéis quando cortadas. As beterrabas são doces, suculentas e deliciosas.

Mashenka

Uma cultivar de meia estação caracterizada por altos rendimentos e excelente facilidade de transporte. A planta produz raízes relativamente grandes, cada uma pesando até 600 g. A polpa é vermelho-escura, muito saborosa e sem anel. A mashenka é especialmente apreciada pelos jardineiros por sua alta resistência à murcha e boas qualidades comerciais. Este vegetal contém uma grande quantidade de vitaminas, nutrientes e microelementos benéficos, tendo um efeito benéfico no sistema digestivo quando consumido regularmente.

Pablo F1

Essa variedade é muito popular entre os moradores das regiões do norte por sua resistência a baixas temperaturas. Ela produz frutos de tamanho normal mesmo durante o curto verão dos Urais. Os frutos são redondos, de formato regular e tamanho aproximadamente uniforme, com polpa suculenta e macia, sem anéis, e de uma vibrante cor rubi.Pablo é uma variedade de beterraba.

Esta variedade é fácil de armazenar, conserva-se bem durante todo o inverno e possui excelente sabor e qualidades nutricionais, que não se perdem mesmo após armazenamento prolongado.

Mondoro F1

O período de maturação dos frutos desta variedade é de aproximadamente 110 dias. Este híbrido versátil e de alto rendimento produz uma planta compacta com uma roseta de folhas e é resistente ao espigamento. Os frutos são redondos, de superfície lisa e sem anéis de crescimento, oferecendo um sabor excelente.

Resistente ao frio-19

Os vegetais desta variedade amadurecerão completamente após 75 a 80 dias a partir do momento da germinação.Variedade de beterraba "Resistente ao frio-19"

A cultura produz raízes vermelho-escuras, achatadas e arredondadas, com peso aproximado de 200 g. As beterrabas possuem excelentes qualidades comerciais: são facilmente transportadas por longas distâncias, têm longa vida útil e mantêm sua aparência comercializável.

Vale ressaltar que essa variedade pode ser semeada relativamente cedo, pois é resistente ao frio e à brotação de folhas. Os frutos são consumidos frescos ou enlatados em casa.

Milady F1

Híbrido de meia estação, a colheita pode começar aproximadamente 110 dias após a germinação. Produz raízes alongadas e cilíndricas, cada uma pesando até 500g. A polpa é saborosa e doce, com uma coloração roxa incomum.

Variedades de maturação tardia

As variedades deste grupo oferecem diversas vantagens, mas cultivá-las nos Urais pode exigir esforços adicionais, como a construção de estufas ou canteiros aquecidos temporários, etc.

Cilindro

O tubérculo amadurece completamente em aproximadamente quatro meses a partir do surgimento dos primeiros brotos. É um tubérculo grande, pesando até 600 g cada. A polpa é de cor vermelho-escura, suculenta e adocicada, com excelente capacidade de armazenamento.Beterraba de mesa Cilindra

A variedade é considerada de alto rendimento, principalmente devido à sua resistência a condições adversas, incluindo infecções, parasitas e baixas temperaturas. Ela também apresenta excelente durabilidade.

eslavo

Uma variedade de maturação tardia que leva aproximadamente 130 dias para atingir a maturidade técnica. Produz raízes grandes e cilíndricas com uma intensa cor vermelho-escura. A polpa é saborosa, levemente adocicada, suculenta e sem divisões anelares. Esses vegetais têm excelente aceitação no mercado, longa vida útil e são considerados resistentes a condições adversas de cultivo.

Larka

Uma das variedades desenvolvidas para armazenamento prolongado. Produz uma raiz de tamanho médio, arredondada, de cor vermelho-escura com divisões anelares sutis. Esta variedade caracteriza-se por alta produtividade, excelente durabilidade, tolerância ao frio e sabor excepcional.Variedade de beterraba Larka

Vale ressaltar que esses tubérculos, quando consumidos regularmente, têm um efeito positivo sobre o estado geral do organismo, removendo ativamente os radionuclídeos nocivos.

Bogatyr Vermelho

Esta variedade caracteriza-se por frutos grandes, com até 500 g cada, alta produtividade e excelente sabor. Esta beterraba é excelente em qualquer forma — tanto fresca quanto em conserva caseira.

Na lista acima, você certamente encontrará uma variedade que prosperará em sua horta e que, sem dúvida, se tornará sua beterraba favorita. Todas as variedades listadas provaram ser bem-sucedidas no clima típico dos Urais, portanto, sua escolha é praticamente ilimitada. Que sua colheita seja farta!

Vídeo "As sutilezas do crescimento"

Este vídeo vai te mostrar como cultivar beterrabas corretamente.

Pera

Uva

Framboesa