O que fazer se as folhas da beterraba ficarem amarelas: causas e medidas de controle

A beterraba não é tão comum nos jardins do nosso país quanto a batata, o tomate e o pepino. Mesmo assim, ela ainda é presença frequente nos campos. Cultivar beterraba não é difícil. No entanto, às vezes você pode notar que as folhas das plantas estão amarelando. Este artigo explicará por que as beterrabas amarelam e como evitar isso.

Principais razões

É sabido que qualquer desvio dos cuidados e práticas agrícolas adequadas no cultivo de hortaliças se manifesta primeiro nas folhas e brotos. As beterrabas são mais uma prova disso. Se as folhas amarelarem, a causa deve ser investigada. Caso contrário, a produção ficará abaixo dos parâmetros especificados para a variedade em questão.Beterrabas crescendo no jardim

O aparecimento de folhas amareladas pode ser devido aos seguintes motivos:

  • Solo insuficientemente úmido. A beterraba é uma cultura que aprecia muita umidade. A irrigação abundante e regular é especialmente importante durante a formação das raízes. São necessários até 15-20 litros de água por metro quadrado de plantio;
  • Fertilização incorreta. As plantas frequentemente reagem à deficiência de nitrogênio. Os primeiros sinais de deficiência de nitrogênio são folhas menores e mais compridas, que posteriormente começam a amarelar;
  • Danos às plantações causados ​​por pragas ou microrganismos patogênicos.

Dentre as causas mencionadas, as doenças são as mais perigosas. Após a colheita, é impossível determinar visualmente se cada raiz está saudável. Armazenar beterrabas infectadas durante o inverno pode resultar rapidamente na perda de praticamente toda a produção. Mesmo uma única raiz infectada pode disseminar a infecção para todas as outras frutas e verduras armazenadas na adega.

Os seguintes fatores podem desencadear o desenvolvimento de doenças:

  • tempo chuvoso prolongado;
  • Orvalho intenso que costuma cair no início da manhã durante a segunda metade do verão. Isso ocorre devido à queda da temperatura do ar à noite.

Essas condições climáticas proporcionam um ambiente ideal para o desenvolvimento e a disseminação de patógenos causadores de muitas doenças, especialmente as fúngicas. E a parte aérea das plantas é sempre a primeira a reagir à presença da microflora patogênica.Beterrabas maduras e suculentas no chão

Além disso, a deficiência de boro no solo pode desencadear doenças nas plantações de beterraba. Muitos jardineiros consideram a adição desse mineral ao solo uma medida preventiva eficaz contra muitas doenças dessa cultura.

Vale ressaltar que o amarelecimento das folhas pode ocorrer como resultado do envelhecimento natural. Isso geralmente acontece no final da estação de crescimento, quando se aproxima a época da colheita.

As folhas podem simplesmente estar queimadas pelo sol. Essa situação ocorre quando as plantas não foram regadas adequadamente.

Vídeo "As sutilezas do crescimento"

Neste vídeo, você aprenderá como cultivar beterrabas corretamente.

Falta de umidade

A causa mais comum do amarelecimento das folhas da beterraba é a rega inadequada, mais especificamente, a umidade insuficiente do solo.

A rega máxima desta cultura é necessária durante o período em que as plantas começam a formar as raízes.Amarelecimento das folhas de beterraba

Sintomas de umidade insuficiente no solo:

  • As folhas diminuem de tamanho;
  • Sua cor adquire gradualmente um tom amarelado;
  • Depois de um tempo, elas caem.

A deficiência de nitrogênio produz sintomas semelhantes. No entanto, as folhas ficam mais compridas e adquirem uma coloração amarelo-pálida. O amarelamento começa a se espalhar das nervuras para as bordas da lâmina foliar.

A falta de umidade ocorre nas seguintes situações:

  • Rega pouco frequente e inadequada. Essa situação é especialmente comum quando os jardineiros só visitam seus jardins nos fins de semana. Nesse caso, a cobertura morta do solo é essencial para garantir a retenção de umidade. A rega frequente também é essencial durante os fins de semana;
  • pouca chuva;
  • Tempo quente e seco.

Nessas situações, existe um alto risco de amarelecimento da folhagem. Portanto, se tais condições climáticas ocorrerem, é necessário reconsiderar o regime de irrigação das plantas.

Doenças

A falta de cuidado adequado frequentemente desencadeia o desenvolvimento de doenças em hortas e plantações. Portanto, se a beterraba não for cultivada corretamente, o risco de infecção por microflora patogênica é muito alto.

A beterraba costuma sofrer das seguintes doenças:

  • ferrugem;
  • icterícia.Ferrugem nas raízes da beterraba

A ferrugem é acompanhada pelo aparecimento de manchas alaranjadas e arredondadas, com 2 a 6 mm de diâmetro, nas folhas. Após algum tempo, pequenos pontos castanho-claros se formam na superfície superior da lâmina foliar. Simultaneamente, receptáculos de esporos em forma de taça se desenvolvem na face inferior. Após aproximadamente 10 a 12 dias, urédias — pústulas amarelo-acastanhadas — se formam, dispostas em círculos concêntricos. Com o tempo, a doença se espalha para os caules e pecíolos.

Essa doença geralmente se desenvolve no início do verão ou no final da primavera. Inicialmente, ataca as folhas jovens, interrompendo o processo de fotossíntese. Como resultado, os tubérculos ficam menos açucarados.

Ao colher plantas afetadas pela ferrugem, devem ser seguidos os seguintes passos:

  • Os brotos são cortados. Eles são removidos até a base;
  • Todos os brotos podres são cortados até atingir o tecido saudável;
  • Todos os cortes devem ser desinfetados com uma solução de sulfato ferroso e argila a 1%;
  • Os restos de plantas cortadas devem ser enterrados no solo a uma profundidade de pelo menos 0,5 m;
  • A cultura colhida deve ser pulverizada com suspensões de preparações: oxicloreto de cobre a 90% (3,2-4 kg/ha), cuprosano a 80% (2,4-3,2 kg/ha), etc. Essas preparações também são adequadas para o controle de cercosporiose e míldio. A pulverização deve ser repetida após 15-20 dias, caso o tempo esteja úmido. O raio de pulverização deve ser de pelo menos 5 m.Sulfato ferroso para o tratamento de culturas de raízes

Para pulverizar as plantações, você pode usar:

  • Suspensão a 3% de oxicloreto de cobre a 90%;
  • 1% de calda bordalesa;
  • Suspensão de 0,4% de zineb a 80%.

Vale ressaltar que não se pode pulverizar as plantas que produzem sementes durante a floração.

A segunda doença que afeta frequentemente a beterraba é o amarelecimento. É causada por um vírus transmitido por afídeos. As ervas daninhas são a fonte de infecção.

A doença manifesta-se pelo amarelecimento das folhas inferiores e médias. O amarelecimento começa na ponta e depois se espalha pelas bordas e nervuras principais. A cor verde persiste por um longo tempo na base da lâmina foliar. As folhas infectadas tornam-se mais quebradiças e densas, mas sua largura também aumenta. Uma massa amarela viscosa se acumula nos tubos crivados. Se nenhuma medida de controle for tomada, a gosma atinge as raízes da planta. Isso pode resultar em perdas de rendimento de até 3%.Uma mulher colhe beterrabas

A única coisa que ajudará a proteger as beterrabas do amarelecimento é a capina regular, bem como o controle dos principais vetores do patógeno - os insetos.

Pragas

Os insetos-praga são frequentemente responsáveis ​​pelo amarelecimento das folhas da beterraba. Eles carregam microflora patogênica que promove o desenvolvimento da doença.

Os pulgões da beterraba sacarina atacam frequentemente essa cultura. Surgindo em maio, podem produzir até 10 gerações durante o verão. Larvas e adultos destroem as plantas sugando sua seiva. Como resultado, as folhas inferiores ficam deformadas e se enrolam. Isso leva ao amarelecimento das lâminas foliares e ao enrolamento da folhagem. As folhas perdem a elasticidade e começam a murchar. Em tempo seco, elas secam completamente. Essa situação retarda o crescimento da planta e reduz a probabilidade de uma grande colheita. Portanto, assim que essas pragas forem detectadas, é necessário tomar medidas preventivas. Inseticidas e remédios caseiros (uma infusão feita com cascas de cebola, folhas verdes de batata ou folhas de dente-de-leão) podem ser usados ​​para controlar os pulgões.

Os inimigos naturais dos pulgões são as larvas de joaninha e os besouros. Portanto, eles não devem ser afastados dos canteiros.Pulgões da beterraba nas folhas

Além dos pulgões, a beterraba é atacada pelas seguintes pragas:

  • besouro pulga da beterraba;
  • mosca da beterraba;
  • casco de tartaruga beterraba;
  • Crumble de beterraba.

Para evitar que doenças e pragas afetem as plantações de beterraba, é necessário realizar o tratamento preventivo das plantas.

Prevenção

A prevenção de insetos e doenças em beterrabas envolve:

  • cumprimento das regras de rotação de culturas;
  • capina regular;
  • cuidados adequados;
  • remoção de detritos vegetais dos canteiros;
  • Tratamento de plantas com remédios caseiros e fungicidas sistêmicos.

Agora você sabe por que as folhas da beterraba amarelam e o que fazer a respeito. Lembre-se de que medidas preventivas adequadas e oportunas permitirão que você colha uma safra de beterrabas grande, saudável e rica em açúcar.

Vídeo "Doenças"

Neste vídeo, você aprenderá sobre as doenças da beterraba.

Pera

Uva

Framboesa