Quando e como tratar eficazmente os tomates contra a requeima?
Contente
Tempos e frequência de processamento
A requeima se desenvolve ao longo da estação, tanto em campo aberto quanto em estufas. Os tomates devem ser tratados preventivamente quase desde os primeiros dias após o plantio. A temperatura do ar é um fator importante. A requeima começa a se espalhar ativamente em temperaturas de 10 a 12 °C, com alta umidade e pouca luz solar. Como qualquer microrganismo parasita, a requeima é agressiva contra os tomates.
O período de infestação ativa começa em agosto, mas isso não significa que os tomates estejam seguros antes disso. Plantações densas são particularmente vulneráveis, pois as folhas dos tomateiros criam uma sombra densa, o que favorece o crescimento de fungos.
O primeiro tratamento do solo deve ser realizado antes do plantio dos tomates para permitir que as mudas jovens criem raízes e cresçam. Os tratamentos subsequentes devem ser realizados a cada duas ou três semanas como medida preventiva até a colheita.
Uma semana após o plantio ao ar livre, comece a tratar os canteiros com cinzas ou iodo. No início de julho, trate os tomates com soro de leite, repetindo o processo por uma semana. A frequência dos tratamentos depende do clima: quanto mais chuvoso for o verão, mais frequentemente os tomates precisarão ser tratados.
Tratamento preventivo
A prevenção é muito melhor do que o tratamento depois que a doença já se manifestou. Isso é especialmente verdadeiro para tomates e requeima. O tratamento preventivo deve ser realizado em tempo seco, na primeira metade do dia, quando a luz solar está apenas começando a ganhar força.
Primeiramente, preste atenção a substâncias que fortaleçam o sistema imunológico do tomateiro, pois a requeima ataca plantas enfraquecidas. Uma solução de cinzas de madeira ou iodo, assim como fertilizantes de levedura, são eficazes nesse sentido. Considerando que podem ser alternados, você terá um remédio inofensivo para toda a temporada de cultivo do tomateiro. Antes da formação dos frutos, você pode usar produtos químicos como Trichopolum ou sulfato de cobre.
Lembre-se que é necessário não apenas desenvolver a imunidade das plantas, mas também desinfetar o solo ao redor.
O desbaste dos canteiros de tomate também ajuda a prevenir a propagação excessiva das plantas. Nesse caso, a remoção dos brotos laterais cria mais espaço para cada planta, reduzindo o sombreamento e aumentando a ventilação.
Métodos de combate à requeima
Como tratar tomates contra a requeima quando já é tarde demais para tomar medidas preventivas? Os métodos para combater a requeima podem ser divididos em duas grandes categorias: remédios caseiros e produtos químicos.
Os ingredientes para preparar remédios tradicionais estão sempre à mão. Entre eles, alho, sal de cozinha, kefir, soro de leite, palha em decomposição e fermento. Preparar uma solução para tratar tomates não leva muito tempo e os resultados são imediatos.
Oferecemos a você 10 remédios populares e comprovados.
Primeira receita: tintura de alho. Triture os talos e as cabeças de alho até formar uma pasta, adicione 2 gramas de permanganato de potássio e dissolva em 10 litros de água. Deixe a infusão repousar por 24 horas antes de usar. Utilize-a em intervalos de 13 a 15 dias.
A segunda receita: uma solução salina. Dissolva 1 xícara de sal grosso (sal iodado serve) em 10 litros de água. Aplique a solução resultante nas folhas de tomate enquanto aguarda a aplicação das misturas medicinais principais. A película de sal impedirá a multiplicação dos esporos de fungos nas folhas de tomate.
A terceira receita: um banho de kefir. Dilua 1 litro de kefir em 10 litros de água e deixe a mistura fermentar (geralmente de 2 a 3 dias). Quando a solução estiver pronta, você pode borrifar nos tomates. Aplique semanalmente.
Receita número quatro: solução de iodo. As propriedades antissépticas do iodo são benéficas não só para as pessoas, mas também para as plantas de tomate. Dilua 20 a 30 gotas de iodo em 10 litros de água e pulverize as plantas imediatamente. Este tratamento pode ser repetido semanalmente.
Receita número cinco: infusão de cinzas. Misture meio balde de cinzas de madeira e 10 litros de água em um recipiente grande. Deixe a mistura em infusão por 3 a 4 dias, mexendo regularmente. Assim que as cinzas tiverem impregnado completamente a água com microelementos benéficos, dilua a mistura para 30 litros, adicione 40 a 50 gramas de sabão de lavar roupa, dissolva-o e comece a usar para proteger seus canteiros.
Receita 6: Palha Podre. Você precisará de 1 quilo de palha podre e 10 litros de água. Despeje a mistura sobre a palha, esprema bem, adicione 10-15 gramas de ureia e deixe em um local aquecido por 4 dias. Você pode tratar as plantas de tomate com essa infusão a cada 2 semanas.
Receita 7: Fermento. Para 10 litros de água morna, adicione 100 gramas de fermento fresco ou 20 gramas de fermento seco, mexa bem e deixe fermentar por 24 a 30 horas. Ao notar os sintomas da requeima, pulverize imediatamente as plantas com a solução de fermento.
Receita número oito: sabão. Dissolva 1 xícara de sabão em pó ou líquido em 10 litros de água morna, adicione meia xícara de cal e 1 colher de sopa de calda bordalesa. Misture bem e aplique nos arbustos afetados à noite.
Receita nº 9: Sulfato de cobre. Uma solução de sulfato de cobre é normalmente aplicada antes do plantio para desinfetar o solo. No entanto, também pode ser usada em casos de requeima. Dissolva 2 colheres de sopa de sulfato de cobre em 10 litros de água e aplique nos tomates infectados, removendo primeiro as folhas afetadas.
Receita nº 10: Fitosporina. Dilua o pó 2 horas antes do tratamento. Para preparar a solução, dissolva 5 gramas de pó em 10 litros de água e pulverize as plantas afetadas. Repita a cada 2 semanas. Se você comprou a pasta, dilua 100 gramas da pasta em 200 mililitros de água. Antes de usar, dilua 3 colheres de chá da mistura em 10 litros de água. Uma solução pronta, também conhecida como Fitosporina líquida, também está disponível. Use 10 gotas da solução líquida em 200 mililitros de água e pulverize os tomates afetados.
Lembre-se de que os produtos químicos devem ser usados com cautela e bom senso. Se um tomateiro já estiver na fase de frutificação, não o trate com produtos químicos para evitar danos aos frutos.
Vídeo: Protegendo os tomates da requeima com Fitosporin
Assista a esta aula magistral sobre como usar o bioproduto Fitosporin para proteger seus tomates da requeima.





