O que fazer se seus tomates apresentarem manchas brancas nas folhas: as principais causas

Se manchas brancas aparecerem repentinamente nas folhas das mudas de tomate, é preciso agir imediatamente. O que fazer? Primeiro, é necessário entender a causa do aparecimento delas e, em seguida, tomar as medidas cabíveis.

Razões para a ocorrência

Os jardineiros preparam as sementes para o plantio, cuidando delas com esmero, germinando, regando, virando, transplantando e fertilizando as mudas. Mas, quando chega a hora de desfrutar de plantas saudáveis ​​na expectativa da colheita, podem aparecer manchas nas folhas.manchas brancas nos tomates

É claro que isso é motivo de preocupação, pois significa que algo está errado. As manchas podem ser brancas e secas, ter uma borda ou estar cobertas por uma camada esbranquiçada. Podem ser escuras ou claras, afundadas ou elevadas em relação à superfície da folha. É importante examiná-las cuidadosamente e lembrar-se de qualquer histórico recente das plantas; isso ajudará a identificar as manchas e determinar sua causa.

Às vezes acontece de as mudas estarem crescendo bem, com aparência saudável, mas assim que são levadas para o sol ou alguns dias após o plantio no jardim, aparecem manchas brancas irregulares. Essas manchas costumam aparecer nas folhas superiores, ou todas as folhas podem ficar brancas, deixando apenas os caules verdes. Isso provavelmente se deve a queimaduras solares. Ocorre quando a luz solar direta atinge uma planta ainda não aclimatada, especialmente se a planta estiver molhada e exposta ao sol. É muito desagradável, mas não fatal; na maioria dos casos, a planta consegue se recuperar e continuar crescendo.

É muito pior se as manchas brancas nas folhas do tomateiro forem causadas por alguma doença. Se manchas brancas opacas com bordas escuras começarem nas folhas inferiores e se espalharem, deixando uma camada acinzentada, é muito provável que seja septoriose, uma doença fúngica muito perigosa. Se não for tratada, manchas pretas aparecerão no centro das manchas brancas, as folhas escurecerão e cairão, e a doença se espalhará para outras folhas, caules e frutos. A planta pode ter sido infectada se o solo não foi preparado adequadamente, deixando esporos no solo. As sementes também podem estar contaminadas, por isso devem ser tratadas antes do plantio. A septoriose geralmente se desenvolve em julho, pois é desencadeada pela alta umidade e calor extremo.Septoria em tomates

Manchas podem aparecer nas folhas do tomateiro como resultado de outras doenças, mas terão uma aparência diferente. Na cladosporiose, as manchas são verde-oliva na parte superior e marrons na inferior. Uma camada musgosa ou aveludada na parte inferior da folha indica uma infecção fúngica. Uma camada esbranquiçada aparece nas folhas com oídio, mas está localizada na parte inferior.

Uma doença viral chamada mosaico também cobre as folhas com manchas, que geralmente são multicoloridas - em tons de verde claro e escuro, podendo também ser esbranquiçadas ou quase pretas.

Vídeo: "Problemas com mudas de tomate"

Este vídeo irá falar sobre possíveis problemas e doenças das mudas de tomate.

Medidas de controle

Uma vez identificada a causa, você pode combater o problema. Se as manchas forem resultado de queimaduras solares, sombrear as plantas ajudará. Se a queimadura aparecer em mudas que foram transplantadas para o exterior, ajuste o cronograma de ventilação. Primeiro, areje as plantas no início da manhã e, mais tarde, durante o dia, começando pelas áreas sombreadas, expondo as plantas jovens à luz solar por curtos períodos de tempo, aumentando gradualmente o tempo que passam ao ar livre.

O Epin pode ajudar a controlar a situação e a recuperar rapidamente a planta. Pode ser aplicado à noite; ajudará as mudas a sobreviver ao stress e a voltar ao normal.

Se as manchas forem causadas por uma doença fúngica, o tratamento não é tão simples. A detecção precoce pode ajudar a salvar a planta, removendo as folhas afetadas. A septoriose pode entrar na planta tanto pelo solo quanto pelas sementes, portanto, remover algumas folhas pode levar a perdas adicionais, aumentando o risco de infecção para outras plantas. Se uma planta adulta estiver infectada, ela deve ser removida e destruída o mais rápido possível. Se os sinais forem detectados em mudas, você pode tentar tratá-las com Fitosporina. Dilua o produto de acordo com as instruções da embalagem e aplique várias vezes. Se as plantas continuarem recebendo os cuidados adequados e uma nutrição balanceada, a doença pode desaparecer durante o resto do verão.Fitosporina-M, um biopreparado para doenças do tomateiro.

Caso seja detectado mosaico, as plantas afetadas devem ser removidas o mais rápido possível. A cladosporiose pode ser controlada com o uso de "Zaslon" ou "Barrier". As folhas afetadas devem ser removidas e as plantas tratadas. O oídio pode ser controlado com o uso de "Zineba", "Trichodermin" e "Gaupsin".

Prevenção de ocorrências

Para evitar queimaduras solares em tomates, é necessário aclimatar as mudas gradualmente à luz solar desde o início, desde os primeiros dias de vida. Horticultores que esperam até que as plantas estejam mais fortes para então expô-las ao sol antes do plantio definitivo estão cometendo um erro. O ideal é que isso seja feito o mais cedo possível; dessa forma, o risco de queimaduras solares é eliminado e a planta ganha mais força e energia. Caso o plantio seja perdido, será necessário aplicar lutrasil para sombreamento após o plantio, mas esse tipo de tomate crescerá mais lentamente.Desinfecção de sementes de tomate

Para prevenir doenças fúngicas, é necessário selecionar cuidadosamente o material de plantio e desinfetar as sementes e o solo.

Vídeo: "Doenças e Pragas do Tomate"

Este vídeo vai te contar sobre as doenças e pragas mais comuns do tomateiro.

Pera

Uva

Framboesa