O que fazer e como lidar com moscas-negras em tomates.

Uma boa colheita de tomates exige não apenas cuidados minuciosos e oportunos, mas também uma guerra eficaz contra as pragas. O grilo-toupeira aprecia as raízes suculentas das mudas, a lagarta-rosca destrói os frutos com facilidade, e a mosca-branca-do-tomateiro e seus primos negros, os pulgões, estragam as folhas. Este artigo abordará este último ponto.

Como determinar a presença desse parasita?

Você é um jardineiro maravilhoso e a terra dos seus canteiros está solta e úmida. Então, por que seus tomates estão com essa aparência tão murcha? Provavelmente estão infestados por pulgões. Colônias de moscas-negras ocupam as pontas dos brotos jovens e colonizam ativamente a parte inferior das folhas. Formigas correndo ao redor das suas plantas de tomate podem ser um sinal de infestação por pulgões. Afinal, os pulgões são literalmente uma iguaria para as formigas. Para obter melada, um subproduto açucarado do seu metabolismo, as formigas carregam os pulgões para novos esconderijos — as folhas jovens das plantas — protegendo-os de predadores.Moscas pretas em uma folha

Quando as colônias de formigas se deslocam, sempre levam consigo os pulgões para garantir uma fonte constante de açúcares. Naturalmente, eles também colonizam plantas próximas ao ninho. Os pulgões se reproduzem muito rapidamente; um único pulgão produz centenas de milhares de novos indivíduos em um mês. Alguns pulgões possuem asas e podem voar longas distâncias. Os pulgões se alimentam da seiva das plantas, perfurando a superfície das folhas e brotos jovens com suas probóscides. Eles podem destruir completamente uma planta jovem. Plantas maduras apresentam crescimento mais lento, as folhas se enrolam, os frutos ficam menores e os ovários não se formam nos locais onde as flores foram consumidas. Os pulgões não apenas privam a planta de seiva vital, como também a infectam com vírus.

Vídeo "Descrição da Praga"

Neste vídeo, você aprenderá muitas coisas interessantes sobre a praga dos pulgões.

Quais são as maneiras de se livrar disso?

Considerando a diversidade (mais de 4000) de espécies de afídeos, sua facilidade de infestação e extrema fertilidade, é necessário começar com medidas preventivas:

  • Como as larvas de pulgões preferem árvores frutíferas e arbustos para hibernar, a remoção oportuna da casca velha e descascada e dos brotos jovens, a pintura com cal e o uso de armadilhas para formigas são medidas que podem reduzir a população desses insetos.
  • Combater formigas que se instalaram nos canteiros.
  • O cheiro de alho e cebola repele pulgões; é uma boa ideia plantá-los junto com seus tomates. Por fim, plante calêndulas. O aroma dessas flores fáceis de cultivar é insuportável para os pulgões, mas extremamente atraente para seu pior inimigo: as joaninhas.
  • Após a colheita, todos os restos vegetais dos canteiros infectados devem ser cuidadosamente removidos e queimados.
  • O adubo verde adequado também ajudará a livrar seu canteiro de pulgões. Entre eles, estão as calêndulas e a mostarda.Calêndulas como remédio para mosquitos

Pequenas colônias de pragas podem ser facilmente removidas com uma mangueira ou uma esponja e água com sabão. No entanto, se o arbusto estiver muito infestado por moscas-negras, será necessário usar pesticidas. Existem também remédios caseiros para pulgões. Embora sua eficácia seja um pouco menor do que a dos tratamentos químicos, eles apresentam vantagens inegáveis. Vamos analisar os dois métodos separadamente.

Como é realizado o tratamento químico?

Os produtos químicos usados ​​para matar moscas-negras em tomates variam em seu modo de ação e método de entrada. Esses inseticidas se dividem em três grupos:

  • contato, que matam ao entrar em contato com qualquer parte do inseto (Inta-vir, Arrivo, Fufan, Fury);
  • intestinal, entrando no corpo com os alimentos (os inseticidas de contato intestinal são os mais usados ​​- Confidor, BI 58-Novy, Tantrek, que são os mais eficazes);
  • Inseticidas sistêmicos que envenenam a planta com um veneno mortal para pulgões (Aktara). Todos eles são tóxicos. Portanto, ao tratar as plantas, tome precauções para sua própria segurança. Substâncias nocivas não são eliminadas imediatamente das plantas; o período de espera é de 14 a 30 dias. Portanto, é aconselhável aplicar inseticidas antes da formação dos frutos nos tomates.

Este mosquito desenvolve resistência aos tratamentos químicos muito rapidamente, por isso, para máxima eficácia, eles devem ser alternados. Outra desvantagem significativa desses tratamentos é que eles matam insetos benéficos juntamente com os pulgões.Pulverizar tomates com uma solução contra pragas.

Vamos destacar produtos (Akarin, Fitoverm) cujo ingrediente ativo é a avermectina, uma neurotoxina natural. Eles são classificados como agentes biológicos. O tempo de resposta é relativamente curto, de até três dias. Os insetos não morrem imediatamente; o efeito completo dos produtos é observado em até uma semana.

Eles são os menos tóxicos de todos os grupos acima.

Os pesticidas químicos são, sem dúvida, mais eficazes do que os métodos biológicos e, principalmente, os métodos tradicionais de controle de pragas. Tudo na natureza está interligado, e não devemos nos esquecer disso. E aquela gota de veneno que depositamos na folha de uma planta afetará inevitavelmente a saúde de nossos descendentes.

Para quem se preocupa com o meio ambiente, existe uma arma que só prejudica os mosquitos nocivos.

Como se livrar de parasitas usando remédios caseiros

Existem muitos remédios caseiros eficazes para moscas-negras em tomates.Infusão de casca de cebola para processar tomates

Aqui estão alguns exemplos:

  • Composição de cinzas de sabão: despeje 300 g de cinzas em água quente e leve para ferver; após esfriar, adicione 40 g de sabão de lavar roupa ralado;
  • Composição de sabão de tabaco: 200 g de pó de tabaco e 2 pimentas malaguetas picadas finamente, deixar em infusão durante 24 horas em 10 litros de água, depois adicionar 2 colheres de sopa de sabão ralado e cinzas;
  • A infusão de alho é preparada da seguinte forma: 200 g de alho amassado são deixados em infusão em 1 litro de água morna por 5 dias; antes do uso, 100 g da tintura são diluídos em 5 litros de água.
  • Infusão de casca de cebola: 200 g de casca de cebola são colocadas em 10 litros de água morna e, após 12 horas, as plantas podem ser tratadas.

A escolha das armas é sua, e uma linha de defesa bem construída ajudará a preservar a colheita.

Vídeo "Luta"

Neste vídeo, você aprenderá como lidar com pulgões.

Pera

Uva

Framboesa