As mudas de tomate estão amarelando e secando: o que fazer?
Contente
Razões pelas quais as folhas do tomateiro secam
Iluminação precária e umidade.
Na maioria das vezes, as mudas de tomate começam a amarelar devido à falta de luz ou ao solo úmido na estufa. Esse problema é comum em latitudes temperadas e setentrionais, pois essas regiões simplesmente não têm acesso à quantidade necessária de sol e calor. Muitas pessoas se perguntam se esses tomates podem ser salvos. Sim! Contaremos como na próxima seção.
Deficiência de micronutrientes
Se você fez tudo corretamente e as folhas ainda assim amarelam, observe o padrão da mudança de cor. A planta pode simplesmente estar com falta de nutrientes. Falaremos mais sobre como lidar com isso um pouco mais adiante.
As pontas das mudas de tomate estão secando.
Também podem existir muitos problemas diferentes aqui.
Primeiro, observe com atenção outras plantações. Elas apresentam algo semelhante? Se sim, a causa pode ser o ar muito seco na estufa ou no parapeito da janela. Nesse caso, coloque baldes de água por perto.
manchas brancas ou amarelas
Isso ocorre porque o solo é muito salino. Você pode ler sobre o que fazer a respeito na próxima seção.
Manchas nas mudas
Às vezes, isso ocorre devido a queimaduras solares. As mudas precisam de sol pleno, mas se a planta não estiver acostumada, esse problema pode acontecer. Em dias de sol intenso, você pode sombrear a planta com jornal.
Manchas brancas e sujas indicam que as mudas estão sofrendo de septoriose.
Essa é uma doença transmitida pelo solo que se desenvolve em ambientes com alta umidade. A solução mais simples é descartar os tomates afetados e controlar a umidade na estufa.
Perna preta em mudas
A podridão radicular é um problema muito sério. Os tomates afetados murcham, tombam e suas raízes apodrecem. O melhor é preveni-la. Você pode ler abaixo como fazer isso.
Você também pode notar, às vezes, que as folhas secam e amarelam em um único dia. Nesse caso, não há nada que você possa fazer. A causa é a morte das raízes do tomateiro.
Prevenção de doenças
Lembre-se de que o solo não deve ficar encharcado. Regue seus tomates moderadamente, permitindo que o solo seque.
Mantenha-as em uma estufa ou em uma varanda ensolarada. Para evitar infecções por umidade, transplante as mudas infectadas para um novo solo. Retire as raízes do solo, certifique-se de que estejam brancas (se não estiverem, o replantio será praticamente inútil) e replante-as em solo novo e levemente úmido. Despeje 20-30 ml de permanganato de potássio sob cada tomateiro e coloque-os no lado sul da estufa. Certifique-se também de que o solo não esteja muito compactado. É possível que você tenha danificado as raízes ao replantar o tomateiro. Nesse caso, coloque o tomateiro em um local com sombra parcial. Assim que as mudas criarem raízes, devolva-as ao sol!
Se o solo estiver muito salino, as raízes funcionarão ao contrário — elas absorverão a umidade da planta de tomate e a liberarão de volta para o solo. O solo pode ficar salino devido ao excesso de fertilizante ou à irrigação com água dura. O que fazer? Remova um pouco de terra, regue as mudas com água macia e evite fertilizar por algumas semanas.
Para evitar que as raízes escureçam, adicione cinzas ao solo ao prepará-lo para o plantio e evite umidade e calor ao cuidar da planta.
Se você encontrar algumas mudas pretas em um vaso, pode tentar salvá-las replantando-as em solo novo contendo areia calcinada e cinzas. Após o replantio, pulverize-as com Fundazol e não regue até que o solo esteja completamente seco.
Vídeo: "Folhas de mudas de tomate secando"
O vídeo aborda métodos para combater doenças nas folhas do tomateiro.
Combater a doença
Aqui descreveremos como reconhecer qual micronutriente está em falta e como resolver o problema.
- Nitrogênio. As folhas ficam queimadas nas bordas, amarelam rapidamente e caem. Elas ficam atrofiadas, as novas folhas são cada vez menores e adquirem uma coloração verde-clara com um tom amarelado. Para "curar" o tomateiro, é necessário adubá-lo com um fertilizante nitrogenado.
- Potássio. As folhas jovens enrolam, enquanto as mais velhas amarelam e secam. Isso pode ser combatido com a aplicação de nitrato de potássio.
- Magnésio. As folhas estão secando, enrolando e começando a amarelar entre as nervuras. Pulverizar com uma solução de nitrato de magnésio ou sulfato de magnésio (sal de Epsom) ajudará.
- Zinco. Manchas marrons de tamanhos variados aparecem nas folhas, as nervuras ficam manchadas, e as folhas secam e morrem. As folhas novas são pequenas e manchadas. O tratamento consiste na pulverização com sulfato de zinco (ou, mais precisamente, uma solução do mesmo).
- Molibdênio. As folhas estão ficando mais claras e enrolando. Adube os tomates com uma solução de molibdato.
- Cálcio. As folhas jovens apresentam aspecto queimado, com manchas amarelas. É necessário regar com nitrato de cálcio.
- Enxofre. Este caso é muito semelhante ao primeiro. Mas aqui a doença aparecerá inicialmente nos brotos e nas folhas novas. A adubação foliar ajudará.
- Ferro. As folhas são verde-amareladas ou brancas. Requer adubação foliar.
- Manganês. As folhas jovens começam a amarelar a partir da base, resultando em uma aparência semelhante a um mosaico. Esse problema pode ser resolvido com a aplicação de permanganato de potássio.
Se você seguir todas as dicas deste artigo, ficará impressionado com o crescimento exponencial da sua planta! E não precisará mais se perguntar por que suas mudas de tomate estão amarelando.
Vídeo: "Folhas de mudas de tomate ficando amarelas"
O autor revela as razões para o amarelecimento das folhas do tomateiro.



