Tomates milagrosos de varanda: métodos de cultivo e cuidados
Contente
Características do tomate
O tomate "Balcony Miracle" é relativamente fácil de cultivar; seus frutos são pequenos, redondos, vermelhos e doces. Esta variedade ultraprecoce, desenvolvida na Alemanha, leva de 90 a 100 dias da germinação à primeira colheita.
O arbusto é compacto, de porte padrão, muito decorativo, cresce apenas até 50-60 cm, seu caule central forte sustenta firmemente todos os brotos, não havendo necessidade de amarrá-los. Também não precisa de brotos laterais. Alguns proprietários instalam escadas ou estacas perto do tronco principal, mas isso não é necessário.
O arbusto cresce rapidamente e tem uma aparência muito atraente, com folhas verde-escuras e flores amarelo-brilhantes. Seus frutos maduros são muito bonitos, mas é melhor colhê-los verdes para não atrasar a formação dos próximos. Os tomates colhidos amadurecem rapidamente se colocados em um local ensolarado; isso não prejudica o sabor. Os tomates "Balcony Miracle" são versáteis; podem ser consumidos frescos, em conserva, em picles e até congelados. Também são adequados para fazer sucos, molhos e purês, mas isso geralmente é reservado para quem tem estufa; varandas raramente produzem tantos, embora cada planta possa render até dois quilos.
Além de sua função puramente utilitária, essas plantas são um belo complemento para uma varanda. Podem ser cultivadas durante todo o ano; em climas frios, prosperam em um parapeito de janela entre outras plantas de interior, desde que recebam iluminação suplementar. Você pode cultivar tomates frescos e deliciosos em casa para o Ano Novo ou início da primavera, simplesmente semeando-os de 3 a 3,5 meses antes da colheita.
Vídeo: "Descrição da variedade Milagre da Varanda"
No vídeo, você aprenderá diversos fatos informativos sobre essa variedade de tomate.
Escolhendo o solo para o plantio
Se você decidiu plantar a variedade de tomate Balcony Miracle, o cultivo em casa começa com a escolha do solo. A maneira mais fácil é comprar um substrato específico para mudas em lojas especializadas, mas você também pode prepará-lo em casa. O solo deve ser nutritivo, ligeiramente ácido e leve. Para mudas, você pode misturar partes iguais de terra preta, húmus e turfa. Alguns horticultores sugerem adicionar superfosfato, ureia e potássio, mas isso não é necessário – a terra preta e o húmus são suficientes para a germinação e o crescimento inicial, e as plantas precisarão ser replantadas de qualquer forma, já que o solo estará novo. Se houver falta de nutrientes, eles podem ser adicionados como fertilizante.
Semeie em qualquer recipiente — podem ser caixas ou bandejas de mudas, copos descartáveis ou vasos de flores. O ideal é lavar o recipiente, enxaguá-lo com água fervente, adicionar a terra e regar com água quente ou, se preferir, com uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois de um ou dois dias, você pode semear. Esses tomates crescem bem em vasos de cerâmica ou plástico, ou até mesmo em sacos plásticos grossos. As mudas podem ser iniciadas em recipientes sem furos, mas devem ser transplantadas para vasos de cultivo definitivos com furos no fundo e uma camada de drenagem.
Se você estiver usando terra do seu jardim, é uma boa ideia desinfetá-la. Para isso, você pode colocá-la em um forno pré-aquecido por 20 a 30 minutos ou no micro-ondas por 1 minuto.
Plantar sementes
As sementes desta variedade podem ser semeadas durante todo o ano. Se você planeja colher em uma data específica, conte 3,5 meses antes da semeadura. Assim que o solo estiver preparado e úmido, você pode semear as sementes. Cultivadores experientes preferem testar a germinação das sementes (se a quantidade permitir), desinfetá-las, aclimatá-las e deixá-las de molho antes da semeadura. Após todos esses procedimentos, as sementes germinam e produzem mudas saudáveis e fortes.
Primeiro, mergulhe as sementes em água morna, ligeiramente rosada devido ao permanganato de potássio dissolvido, por 20 a 30 minutos. Quaisquer sementes vazias que flutuem na superfície devem ser descartadas. Após o período de imersão, lave as sementes com água limpa, deixe-as de molho ou coloque-as sobre um pano macio e úmido (de algodão cru ou gaze) dobrado várias vezes. Deixe-as de molho por 24 horas sobre o pano ou na água perto de um aquecedor para mantê-la aquecida. Antes de mergulhá-las, alguns especialistas as deixam de molho por algumas horas sobre um radiador quente ou na geladeira para endurecê-las.
Após a imersão, as sementes são colocadas em solo úmido a uma profundidade máxima de 1 cm, cobertas com terra e, em seguida, com filme plástico para criar um efeito estufa. Recomenda-se colocar duas sementes por copo descartável e deixar apenas um broto após a germinação, mas isso depende da quantidade de sementes. Os copos cobertos devem ser mantidos a uma temperatura de pelo menos 22 graus Celsius até a germinação.
Cuidando das mudas
Assim que as mudas brotarem, retire o plástico e transfira os vasos (copos ou caixas) para um local mais fresco, com temperatura entre 15 e 18 graus Celsius, durante uma semana. Depois disso, coloque-os em uma janela ensolarada e certifique-se de que a temperatura não caia abaixo de 20 graus Celsius. Gire os vasos com as mudas regularmente para que fiquem de frente para o sol, garantindo que os tomates cresçam retos e não se inclinem para um lado.
Regue as plantas quando o solo estiver seco, o que geralmente ocorre a cada 7 a 10 dias. Use apenas água de nascente morna e decantada, de preferência não mais fria que a temperatura ambiente. Regue o solo diretamente, evitando que a água entre em contato com a planta.
As plantas precisam de ar fresco, mas o ambiente deve ser ventilado para que as mudas não fiquem expostas a correntes de ar. A temperatura ideal do ar situa-se entre 22 e 25 graus Celsius, ou ligeiramente inferior, especialmente à noite. No entanto, se a temperatura cair abaixo de 16 graus Celsius, o crescimento irá parar.
Os tomates não gostam de ar muito seco, então, se for inverno e houver um aquecedor por perto, coloque um recipiente com água perto do recipiente com os brotos; a evaporação da água aumentará o nível de umidade.
Se o solo não for muito nutritivo, as mudas definitivamente precisam ser adubadas. Recomenda-se um máximo de três adubações: a primeira, regando com fertilizante imediatamente após a germinação; a segunda, 10 dias depois; e a última, uma semana antes do plantio no local definitivo. No entanto, alguns horticultores aconselham uma abordagem mais moderada para a adubação; é melhor adubar menos do que adubar em excesso. Este é um bom lema para o cultivo ao ar livre, mas se o meio de cultivo for limitado, ainda vale a pena adubar pelo menos ocasionalmente. Você pode usar misturas prontas como Epin ou Cytovid, compradas em lojas especializadas. Como alternativa, você pode preparar a sua própria mistura com superfosfato, ureia e sulfato de potássio, diluindo 5 g + 1 g + 1 g em 1 litro de água.
Quando o caule atinge 15 cm, as plantas são transplantadas para vasos definitivos, com troca de substrato. Alguns transplantam as mudas ainda mais cedo, como de costume, quando surgem de 2 a 4 folhas; isso promove o desenvolvimento de um sistema radicular mais forte e extenso. Portanto, cada planta deve ser submetida a um ou dois transplantes após a germinação.
Cuidando de tomates na varanda
Os tomates transplantados para vasos permanentes podem ser cultivados em varandas ou parapeitos de janelas. Se não for verão, precisarão de mais horas de luz solar com o auxílio de luzes artificiais. Ao longo da estação de crescimento, as plantas necessitam de luz constante, ar fresco, rega com água morna e decantada e fertilização ocasional. Plantas adultas se beneficiam de uma solução de verbasco ou esterco de galinha.
Durante a floração, agite as plantas delicadamente ou escove-as com uma escova macia para garantir uma melhor polinização. O solo deve ser afofado ocasionalmente.
Problemas no crescimento
Os tomates desta variedade têm uma característica peculiar: suas folhas podem se enrolar e depois se endireitar ao longo do dia. Se isso não acontecer, as flores podem ser pequenas e murchas, e a frutificação será deficiente. Isso indica que algumas instruções de cultivo não foram seguidas. É importante prestar atenção à temperatura do ar, às condições do solo e à frequência de adubação.
Embora seja muito raro, acontece de as plantas serem infectadas com requeima. O melhor é remover a planta afetada o mais rápido possível e reduzir a umidade do ambiente interno.
Vídeo: Cultivando tomates
Este vídeo mostrará como cultivar tomates de forma eficaz para obter uma boa colheita.



