Características da variedade de tomate Black Moor
Contente
Características da variedade
Para muitos jardineiros, o fator principal na escolha de uma determinada variedade de tomate é a sua descrição atraente. Afinal, isso os ajuda a entender o que eles poderão cultivar em seu próprio solo.
A variedade de tomate Black Moor é considerada semideterminada, com maturação no meio da temporada. Começa a frutificar aproximadamente 115 a 125 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Os arbustos crescem até uma altura de cerca de um metro, altura típica para cultivo em campo aberto. Em estufa, podem atingir 1,5 metro de altura, e às vezes até mais.
O primeiro cacho de tomates surge quando a planta atinge 8 ou 9 folhas, e os cachos subsequentes aparecem com 2 ou 3 folhas de distância entre si. Os brotos produzem tomates em formato de ameixa. Eles são bastante densos e têm paredes espessas. Uma mancha verde se desenvolve perto do talo. Os frutos verdes têm uma cor verde intensa. Quando maduros, ficam marrom-escuros, quase pretos. Os tomates Black Moor têm um sabor adocicado e são excelentes para saladas. São versáteis.
As vantagens do Black Moor incluem os seguintes pontos:
- toleram bem o transporte;
- Possuem excelente durabilidade, por isso armazenam-se bem. Os tomates podem ser colhidos mesmo quando verdes. Em um ambiente aquecido, amadurecerão até o ponto desejado;
- As plantas apresentam resistência média a temperaturas negativas e à seca;
- O sabor dos tomates. Graças a isso, os frutos podem ser usados para uma variedade de fins:
- Podem ser consumidos frescos, conservados (por exemplo, em picles) ou usados em aperitivos e saladas. Vale ressaltar que, devido ao seu pequeno tamanho, esses tomates são ideais para conserva em potes de vidro.
Entre as desvantagens dessa variedade está sua imunidade mediana. A planta não é resistente a todos os patógenos (fungos e bactérias). No entanto, com os devidos cuidados, os arbustos raramente são infectados ou sofrem com doenças ou pragas de insetos.
Como podemos ver, as características da Black Moor apresentam vantagens e desvantagens. No entanto, as desvantagens não são tão numerosas a ponto de a tornarem inviável para plantio em estufa ou em canteiros a céu aberto.
Vídeo: "Características dos tomates Black Moor"
Este vídeo revela as características interessantes desta variedade de tomate.
Características do cultivo
Assim como a maioria dos tomates, o Black Moor pode ser cultivado tanto em ambientes externos quanto internos. No entanto, em ambos os casos, ele deve ser cultivado a partir de mudas. Isso requer a seleção e o preparo adequados das sementes. O preparo para o plantio deve incluir as seguintes etapas:
- Verificando a germinação das sementes. Para isso, coloque-as em uma tigela com água morna por alguns instantes. Descarte as sementes que flutuarem, pois suas chances de germinação são nulas. As que permanecerem no fundo passam para a próxima etapa.
- O material de plantio deve ser aclimatado. Este procedimento é especialmente importante se as mudas forem plantadas ao ar livre;
- As sementes precisam ser tratadas com preparações que aumentem sua resistência a infecções fúngicas. Na maioria das vezes, se preparações específicas não estiverem disponíveis, esse tratamento é feito com uma solução fraca de permanganato de potássio.

O material de plantio preparado deve ser semeado a uma profundidade de 2 cm. Para estimular o surgimento dos primeiros brotos, os recipientes com as futuras mudas devem ser colocados em um ambiente aquecido, com temperatura entre 22 e 25 graus Celsius. A baixa umidade também é essencial.
Assim que as mudas desenvolverem duas folhas verdadeiras, elas são transplantadas para o solo. As mudas resultantes podem ser transplantadas para o local definitivo aproximadamente 45 a 50 dias após a semeadura. Esse período permite que o solo exposto aqueça completamente e que o risco de geadas tardias passe.
Os cuidados adicionais com os arbustos envolvem as seguintes ações:
- Como as plantas podem crescer até uma altura considerável, elas precisam ser amarradas. Isso aliviará a pressão sobre os cachos, que poderiam quebrar sob o peso dos frutos em amadurecimento.
- Durante o período de floração e estabelecimento dos tomates, a rega deve ser abundante, utilizando água morna.
- A adubação periódica é necessária, mesmo que as mudas tenham sido plantadas em solo fértil. Nesse caso, é preciso aplicar fertilizantes minerais diversas vezes. A melhor solução é usar fertilizantes à base de potássio e fósforo.
- A planta precisa ser podada à medida que cresce. Para isso, remova os brotos em excesso;
- Para aumentar o rendimento, você pode "vibrar" as escovas.

Além disso, é necessário capinar e afofar o solo periodicamente.
Como podemos ver, a descrição da Black Moor inclui instruções de cultivo simples. Portanto, é considerada uma excelente variedade para jardineiros iniciantes, pois é bastante fácil obter uma boa colheita que você poderá exibir com orgulho para familiares e amigos.
Produtividade
Como a variedade Black Moor produz tomates pequenos, com peso médio de cerca de 50 gramas, um único cacho pode render até 20 tomates. A produção total por metro quadrado é de aproximadamente 5 kg. Com os devidos cuidados, a produção pode aumentar para 5,5 kg.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade Black Moor apresenta resistência moderada a doenças. Os arbustos são atacados com mais frequência por fungos. Portanto, para evitar infecções em larga escala, os cuidados devem incluir certas medidas preventivas. Por exemplo, para garantir que as plantas sejam capazes de resistir aos fungos que causam o mofo cinzento e a fusariose, é essencial seguir as seguintes regras:
- rotação de culturas;
- realizar a amontoa de terra em torno dos arbustos;
- Aplique a cobertura com a preparação Barrier;
- Trate as plantações com o medicamento Hom.
Para combater a requeima, devem ser aplicados fertilizantes fosfatados e potássicos no solo. Além disso, os arbustos devem ser pulverizados com calda bordalesa.
Caso surjam pragas (como ácaros), os tomates devem ser tratados imediatamente com Karbofos. Como alternativa, você pode usar remédios tradicionais (como tintura de alho).
A Black Moor é uma variedade interessante com suas próprias vantagens e desvantagens. Embora cuidar dela não seja particularmente difícil, há algumas nuances a serem consideradas.
Vídeo "Doenças do Tomate"
Este vídeo vai te contar sobre as doenças mais comuns do tomateiro e como combatê-las.



