Magnífico tomate “Chio Cio San”: descrição da variedade

O tomate Chio Chio San vale a pena ser cultivado por quem não tem medo de passar a temporada inteira tutorando e podando os brotos laterais. A descrição da variedade feita pelo fabricante e as inúmeras avaliações de fãs prometem uma grande quantidade de frutos deliciosos e versáteis, o que significa que o esforço compensa.

Descrição da variedade

Esta variedade indeterminada, ou melhor, um híbrido de primeira geração, foi produzida em 1998 pela renomada empresa Gavrish. Está oficialmente registrada no cadastro de sementes desde 1999 e, nesse mesmo ano, iniciou sua trajetória de sucesso em estufas e jardins na Moldávia, Bielorrússia, Ucrânia e Rússia. Além disso, pode ser cultivada com sucesso até mesmo na Sibéria, embora sua produtividade em campo aberto seja inferior à de estufas.Tomates da variedade Chio Chio San

O arbusto cresce enormemente, com caules que atingem mais de dois metros de comprimento se as condições forem favoráveis. Ele não possui um tronco definido, por isso precisa ser conduzido e os caules amarrados à medida que cresce. Os cachos são ramificados, cada um contendo de 40 a 60 pequenos frutos em forma de ameixa, às vezes mais. Eles amadurecem de 100 a 120 dias após a germinação das sementes.

Vídeo “Descrição da variedade Chio Chio San”

Através do vídeo, você aprenderá novos fatos sobre essa variedade de tomate.

Característica

A variedade de tomate indeterminada Chio Chio San, de ciclo médio-precoce, produz até quatro quilos de frutos rosados ​​por planta, com uma média de 35 gramas cada. Os tomates pequenos, de casca firme, têm textura firme, com apenas duas cavidades livres de líquido ou muco, e poucas sementes pequenas. Possuem sabor adocicado e aroma muito suave. Como todos os tomates rosados, são considerados uma variedade para sobremesa, mas isso não limita sua gama de usos. Esses tomates são excelentes em saladas, não estouram quando enlatados ou em conserva e mantêm seu sabor delicado em molhos e sucos. Têm longa durabilidade quando frescos, o que facilita o transporte por longas distâncias.Arbusto de tomate "Chio Cio San"

Uma característica distintiva desta variedade são os seus cachos altamente ramificados, que exigem o uso de estacas tanto para os ramos quanto para os cachos individuais com numerosos frutos. Isso deve ser feito com extremo cuidado, pois os caules frágeis quebram-se facilmente.

A descrição do tomate Chio Chio San é repleta de elogios. Ele é resistente a condições climáticas adversas, crescendo e produzindo bem nos solos negros e ensolarados da Ucrânia e da Moldávia. Mas também apresenta rendimentos igualmente bons em outras regiões: tolera calor e sombra extremos e é resistente a muitas doenças e pragas.

Vantagens e desvantagens

As vantagens inegáveis ​​desta variedade incluem a baixa manutenção e resistência, o alto rendimento, a excelente qualidade dos frutos e o período de maturação precoce. Apenas algumas plantas podem fornecer alimento suficiente para uma família durante todo o ano. Os tomates Chio Chio San são adequados para o cultivo comercial – a grande variedade de frutos, a boa qualidade de armazenamento e a facilidade de transporte podem gerar lucros consideráveis.

As desvantagens normalmente incluem a necessidade de monitorar constantemente o crescimento do arbusto, amarrá-lo e remover os brotos em excesso. Também é importante colher rapidamente, pois os tomates muito maduros podem rachar.

Características do cultivo, cuidado e armazenamento

A variedade 'Chio Chio San' é cultivada a partir de mudas. No início de março, as sementes são imersas em água salgada, descartando-se as vazias. Em seguida, são desinfetadas com uma solução diluída de permanganato de potássio e lavadas com água limpa. Alguns produtores as imergem em uma solução de estimulantes de crescimento ou fertilizantes, mas isso é totalmente desnecessário. Plantadas em solo nutritivo a uma profundidade de 2 cm, as sementes germinam bem em uma semana.Variedade de tomate "Chio Cio San"

Após o surgimento de 2 a 4 folhas verdadeiras, transplante-as para vasos individuais, plantando-as profundamente até os cotilédones para permitir que o sistema radicular se expanda. Um segundo transplante pode ser necessário se as plantas estiverem prontas para o plantio definitivo, mas as condições climáticas não permitirem.

O plantio no jardim deve ser feito após a última geada. Isso geralmente ocorre em maio ou junho, dependendo da região. Antes do plantio, aclimate as mudas ao ar livre e à luz solar.

O ideal é plantar com pelo menos 60 cm de distância entre as plantas, com mais espaço entre as fileiras. Esse tipo de plantio permite formar arbustos com 2 a 3 hastes; se o espaçamento for menor, basta deixar uma única haste. É recomendável preparar com antecedência treliças ou estacas resistentes e estáveis ​​para amarrar os galhos gradualmente.

Regue com água morna quando o solo estiver seco. A capina e o revolvimento da terra ao redor dos arbustos devem ser feitos durante todo o verão. Adube os tomates várias vezes, principalmente quando os frutos começarem a se formar, com fertilizantes minerais complexos, composto orgânico e soluções de infusões de verbasco, esterco de galinha, pasta de ervas e fermento. A quantidade e a frequência da adubação dependem do valor nutricional geral do solo; quanto mais fértil o solo, menos fertilizante é necessário. A condição das plantas, a taxa de crescimento e o amadurecimento dos frutos indicarão se é necessária adubação adicional. Isso geralmente é feito no máximo 10 a 14 dias após a rega.Procedimento de rega

Armazene as frutas colhidas em local seco e sombreado até o uso ou processamento. Em temperaturas entre 10 e 15 graus Celsius, elas podem durar até uma semana, e na prateleira inferior da geladeira, ainda mais tempo.

Doenças e pragas

Quando as regras de rotação de culturas e as práticas agrícolas padrão são seguidas, os tomates desta variedade demonstram uma resistência surpreendente às principais doenças; até mesmo a requeima os ignora.Ácaros em folhas de tomateiro

Moscas-brancas, nematoides e, em caso de ar excessivamente seco, ácaros são as principais ameaças às plantas. Representam uma ameaça maior para os tomates cultivados em estufas e são muito menos comuns em jardins. O controle pode ser feito com Atellik ou Fitoverm, bem como outros inseticidas. No entanto, a ventilação adequada das estufas, a desinfecção do solo antes do plantio e a manutenção de níveis ideais de umidade ajudarão a proteger os tomates dessas pragas.

Vídeo "Instruções para o cultivo de tomates"

Este vídeo mostrará como cultivar tomates de forma correta e eficaz para garantir uma boa colheita.

Pera

Uva

Framboesa