Variedade de tomate "Strawberry tree": descrição do híbrido
Contente
Descrição da variedade
A história desta variedade está apenas começando. Foi registrada recentemente, em 2013. Faz parte de uma série de variedades da empresa de sementes Altai "Sibirsky Sad", com o nome impressionante de "Sibiriada". É uma variedade de meia estação, com o período da germinação em massa até o início da frutificação levando de 112 a 115 dias. Os troncos são fortes e altos — até 2 m — de crescimento indeterminado, formando seis belos cachos à medida que crescem. As distâncias entre os nós são curtas, de modo que os cachos ficam próximos uns dos outros. Essa característica confere ao tomateiro uma aparência semelhante à de uma árvore.
Os criadores siberianos recomendam cultivar sua criação em estufa, mas a experiência mostra que ela cresce bem em campo aberto. Com os devidos cuidados, a produtividade é de 12 kg por metro quadrado. A variedade é relativamente resistente a baixas temperaturas e às flutuações diárias de temperatura. É quase tão resistente às principais doenças quanto seus equivalentes híbridos.
Vídeo: Transplante de mudas de tomate
O autor deste vídeo compartilha sua experiência com o transplante de mudas de tomate em casa.
Vantagens e desvantagens
As vantagens incluem as seguintes características:
- Alto rendimento - 5 kg por arbusto (no nível da conhecida variedade De Barao);
- resistência a mudanças de temperatura;
- resistência a doenças como a murcha de verticillium e o vírus do mosaico do tabaco;
- alta qualidade comercial de frutos grandes;
- Aparência decorativa.
Possui, no entanto, uma desvantagem: não tolera bem a seca. A necessidade de estacas não chega a ser um problema, visto que a variedade é anunciada como alta.
Características da fruta
Os tomates da variedade Strawberry Tree fazem jus ao nome, tanto na cor quanto no formato. São grandes, pesando entre 200 e 250 g. Cada cacho produz de 5 a 7 tomates. Os frutos são firmes, por isso não amassam durante o transporte.
Seu excelente perfil de sabor permite que seja usado de qualquer forma — fresco ou enlatado. Seu alto teor de matéria seca o torna ideal para fazer sucos e extrato de tomate.
Características do cultivo
O cultivo de mudas começa em março. As sementes devem ser desinfetadas.
A próxima tática é comum a todas as variedades de tomate: evitar o excesso de água e impedir que as mudas fiquem estioladas. Em estufas e canteiros ao ar livre, as plantas são espaçadas — 3 raízes por metro. Como a variedade é indeterminada, ela é conduzida para ter um único caule.
Os brotos laterais começam a se formar quase simultaneamente com o primeiro cacho de flores. Como experiência, você pode deixar o primeiro broto lateral, esperar que ele desenvolva um cacho de flores e cortá-lo logo acima das duas folhas superiores.
Todos os brotos restantes devem ser removidos regularmente, e as plantas devem ser cuidadosamente inspecionadas uma vez por semana. Para evitar que as raízes sequem (o que é crucial para este tomateiro), o solo sob as plantas deve ser coberto com cobertura morta. O caule, que cresce sem limites, deve ser podado em agosto, após a formação do quinto ou sexto cacho; os frutos restantes não amadurecerão de qualquer forma. Para acelerar o amadurecimento, remova todas as folhas debaixo dos cachos onde os frutos atingiram o tamanho máximo, mas ainda estão longe de amadurecer. Isso deve começar no final de maio, removendo no máximo três folhas por vez. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem marrons e colocados de lado para amadurecer. Isso não afeta o sabor. Este método ajudará a maximizar o amadurecimento dos tomates antes da chegada do frio. Caules longos com frutos grandes e pesados exigem tutoramento em uma treliça.
Doenças e pragas
Dada a boa resistência à maioria das doenças, as infecções fúngicas, que afetam todas as variedades e híbridos de tomate sem exceção, são motivo de particular preocupação:
- A Alternaria, ou mancha seca, desenvolve-se antes da requeima. Ela prospera no calor diurno (25-30 graus Celsius) e no orvalho noturno. A doença aparece primeiro nas folhas como manchas secas e arredondadas, depois se espalha para o caule e ataca o fruto. O fruto fica coberto por círculos secos e marrons com um centro côncavo, envolto por uma camada preta.

- A requeima progride com o aumento da umidade e a queda das temperaturas. Manchas marrons com uma camada acinzentada se espalham rapidamente pelas folhas e caules. Manchas escuras e difusas se formam nos tomates, disseminando-se gradualmente por toda a superfície.
Para combater a doença, utiliza-se tratamento preventivo com fungicidas. Os tomates podem ser tratados no máximo quatro vezes durante a safra. A última pulverização deve ser feita, no máximo, 20 dias antes da maturação da cultura.
As pragas não gostam dessa variedade de tomate mais do que de qualquer outra.
Vídeo "Doenças e Pragas"
Neste vídeo, você aprenderá o que pode prejudicar sua plantação de tomates.



