As melhores variedades de tomate: características e descrição
Contente
- 1 Variedades de variedades
- 2 Vídeo: "As melhores variedades para campo aberto"
- 3 Selecionando uma variedade
- 4 Variedades precoces de tomate
- 5 Que variedades plantar em uma estufa?
- 6 Tomates de crescimento baixo para terrenos abertos, sem necessidade de poda.
- 7 Variedades de tomate de porte baixo para terrenos abertos.
- 8 Sementes de tomate de colecionadores
- 9 Vídeo "Variedades de Tomate Colecionáveis"
Variedades de variedades
Existe uma enorme variedade de tomates na natureza. O que vemos nos mercados e supermercados representa apenas uma pequena fração de toda essa diversidade. Portanto, ao decidir cultivar essa hortaliça, você enfrentará o desafio de escolher as variedades e tipos, sendo os principais critérios de seleção o sabor, o aroma, o transporte, o potencial para enlatamento, a qualidade e a facilidade de cultivo.
Escolher apenas uma variedade pode ser difícil, já que algumas produzem rendimentos médios, estão disponíveis em lojas e mercados, mas têm sabor e qualidade superiores. Outras variedades de tomate são desenvolvidas para condições de estufa.
As plantas de tomate são divididas em três tipos principais: indeterminadas (altas), determinadas (baixas) e anãs (para vasos suspensos). Cada tipo possui características e requisitos próprios para plantio, cuidados, condições de crescimento e frutificação.
As variedades indeterminadas são plantas altas que necessitam de suporte e estacas. Ao tutorar os arbustos, os brotos laterais são removidos, assim como as pontas, para estimular o crescimento dos frutos. Isso promove um crescimento vigoroso. Os frutos amadurecem em épocas diferentes nas plantas dessa variedade.
Esta variedade determinada (de crescimento baixo) difere bastante da anterior pelas suas baixas necessidades de manutenção. A maioria das plantas deste tipo não requer tutoramento, amarração, poda ou desbaste. No entanto, estas variedades também apresentam desvantagens: a proximidade dos frutos ao solo dificulta a colheita e torna-os vulneráveis a insetos. Outro problema é que todos os frutos de um mesmo arbusto amadurecem ao mesmo tempo, levando à superprodução. Contudo, esta situação pode ser remediada com o plantio precoce de mudas deste tipo.
A variedade anã (ideal para cestos suspensos) caracteriza-se por um tamanho menor em comparação com as variedades de crescimento determinado padrão. Foram desenvolvidas para cultivo em recipientes especiais, semelhantes a cestos suspensos. As plantas pequenas e de porte baixo produzem frutos de tamanho médio, conhecidos como tomates-cereja.
Vídeo: "As melhores variedades para campo aberto"
Este vídeo vai te mostrar as melhores variedades de tomate para cultivo em campo aberto.
Selecionando uma variedade
Ao escolher as melhores variedades de tomate, é importante evitar um erro comum entre os jardineiros: confiar na sinceridade dos consultores em lojas de suprimentos agrícolas. Um cenário comum é quando, após comprar as melhores sementes de tomate com base na recomendação do vendedor, o crescimento e a colheita prometidos não se concretizam.
Existem muitas razões para tais consequências, uma das quais é a localização geográfica do terreno destinado aos melhores tomates. Via de regra, cada variedade de tomate prospera em condições climáticas específicas. Caso contrário, esperar uma grande colheita é inútil.
Antes de decidir comprar as melhores sementes de tomate, vale a pena descobrir quais variedades crescem na sua região. Caso contrário, você complicará bastante o processo de cultivo de plantas que não são adequadas para a sua área.
Como as sementes das melhores variedades de tomate da região de Rostov são encontradas em condições favoráveis, e o clima quente permite cultivá-las sem estufas, vale a pena analisar com mais atenção a escolha de uma variedade específica.
Com tantas variedades populares de tomate para escolher, é difícil manter o foco. Antes de plantar, você precisa decidir que tipo de tomate deseja cultivar. Por exemplo, variedades precoces para esta região que apresentam excelentes características incluem: Razrem, Evgeniya, Krasno Solnyshko, Admiral, entre outras.
Variedades precoces de tomate
Esta variedade apresenta diversas vantagens: frutificação precoce (os tomates maduros se formam entre maio e junho) e produção de frutos várias vezes por temporada. Os tomates de maturação precoce são cultivados a partir de mudas. O plantio é feito na primavera, em solo adubado (preparado no outono), com proteção cuidadosa contra geadas, que ocorrem no início da primavera.
As variedades mais populares de tomate de maturação precoce são consideradas as seguintes:
- A planta Waterfall é preferencialmente cultivada em estufas. O arbusto cresce até um metro de altura, produz uma pequena colheita e é bom para conservas.
- Alpha é uma variedade de maturação precoce, adequada para cultivo ao ar livre e em estufas. A planta atinge uma altura máxima de meio metro, com frutos de tamanho médio, ideais para consumo in natura. O ciclo de cultivo, do plantio à colheita, leva cerca de três meses.
- A Amur Standard é uma variedade precoce e fácil de cultivar que não necessita de brotos laterais. Pode ser cultivada tanto em estufa quanto em jardim, com os frutos amadurecendo em até 95 dias. A produção é abundante e não adequada para processamento.
- Aphrodite F1 é uma variedade ultraprecoce. Adequada para cultivo em campo aberto, seus frutos são grandes e fáceis de transportar. Podem ser consumidos frescos ou processados.

- A variedade Ilyich é adequada para conservação no inverno, razão pela qual é especialmente popular entre os jardineiros. Os frutos são de tamanho médio, mas numerosos. É resistente a doenças do tomateiro.
- Marisha é uma variedade de salada que se conserva bem durante o transporte. A planta cresce até 45 cm de altura e os frutos são pequenos.
- Sanka é uma variedade ultraprecoce com maturação uniforme de tomates de tamanho médio.
Que variedades plantar em uma estufa?
Para garantir os melhores resultados possíveis em termos de uma colheita abundante, é importante saber quais variedades são adequadas para plantio em campo aberto e quais, ao contrário, são destinadas a estufas.
Ao escolher uma variedade de tomate, é importante saber para que os tomates serão usados: para consumo fresco ou para armazenamento durante o inverno.
As variedades mais populares (e melhores) para cultivo em estufa são consideradas as seguintes:
- A variedade Honey Drop é de meia estação, com frutos doces pesando 40 gramas cada. As mudas são cultivadas a partir de 15 de março, em temperaturas de até 23°C para um desenvolvimento bem-sucedido. O plantio é feito no final da primavera, em um espaçamento de 70x40 cm. É fácil de cultivar. Em condições ideais e com os devidos cuidados, a colheita estará pronta no início do outono.
- Gondola F1 é um híbrido de tomate indeterminado com ciclo de maturação médio e alta produtividade. Os tomates são de excelente qualidade comercial, firmes e pesando aproximadamente entre 180 e 500 g. São utilizados para conservas. As sementes são semeadas no início de abril; quando surgem duas folhas, as mudas são transplantadas. O plantio deve ser feito em um espaçamento de 50 x 60 cm. A irrigação oportuna é fundamental.

- A variedade Samara é adequada apenas para cultivo em estufa. Os tomates são grandes, doces, suculentos e carnudos, podendo pesar até 100 g. A colheita é ideal para enlatamento. O cultivo começa no início de março e o transplante é o método padrão. Durante a fase de crescimento das mudas, é necessária luz abundante e adicional. Em média, após 50 a 55 dias, as mudas são transferidas para o solo da estufa. As mudas são plantadas em um espaçamento de 60x40 cm; iluminação adicional também é necessária durante esse período. Quando as flores desabrocharem, faça a poda apical, deixando no máximo cinco flores em cada inflorescência.
- A Hurricane F1 é um híbrido de maturação precoce que começa a frutificar 90 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Cada inflorescência produz de 6 a 8 tomates, cada um pesando até 100 gramas. A produtividade varia de 8 a 10 kg/m². É ideal para conservas.
- Moneymaker, uma subespécie bem estabelecida, é uma variedade de maturação precoce. As mudas são germinadas em março e transplantadas para a estufa no início do verão, utilizando um espaçamento de 70x50 cm. A frutificação começa em meados de julho. A planta cresce até 190 cm de altura, com sete cachos que produzem até 15 tomates, cada um pesando até 100 g quando maduro.
Tomates de crescimento baixo para terrenos abertos, sem necessidade de poda.
Com a diversidade atual de espécies, muitos jardineiros passaram a adorar as variedades de tomate de porte baixo, que não precisam de poda e são cultivadas em seus canteiros.
Plantas que não precisam de poda apical causam menos problemas para o dono do terreno, enquanto os tipos tradicionais de tomate que exigem esse procedimento levantam muitas dúvidas, mesmo para jardineiros experientes.
As variedades de porte baixo (padrão) caracterizam-se por um arbusto vigoroso e baixo, com pouco espaço entre as folhas. Essa variedade é tipicamente popular na produção agrícola e cultivada em campos.
A planta não necessita de suporte e suas características positivas incluem facilidade de transporte e boa produtividade.
Elas prosperam em grandes áreas onde se prevê o cultivo em escala industrial e semi-industrial.
Existem diversas variedades de tomate de porte baixo para cultivo em terrenos abertos que não necessitam de poda, incluindo variedades para salada com tomates grandes e pequenos, e variedades ornamentais anãs. Essas variedades se destacam pela colheita precoce e consistente.
Considera-se que as melhores variedades de frutos grandes são:
- Demidov é uma variedade de meia estação, com os primeiros frutos surgindo entre 100 e 110 dias. A planta atinge uma altura máxima de 70 cm. Os frutos são grandes, pesando entre 130 e 200 g, e são ideais para conservas. Entre suas vantagens estão o sabor, a resistência a doenças do tomateiro e a excelente facilidade de transporte.
- A framboesa Viscount é uma variedade de maturação precoce, com colheitas que ocorrem entre 95 e 100 dias. O arbusto cresce até menos de meio metro de altura. Os frutos, de cor framboesa, são achatados e arredondados, podendo atingir até 250 g. São ideais para saladas e suco de tomate.
- Danko é uma variedade precoce e de alto rendimento, com tomates grandes que podem pesar até 500 g. A planta não ultrapassa 55 cm de altura. É utilizada para saladas.
Entre as variedades de frutos médios, destacam-se: Lord, Turboreaktivny, Damskie Fingers e Dubok.
Variedades de tomate de porte baixo para terrenos abertos.
Essa variedade se caracteriza por uma colheita precoce e pelo fim do crescimento do arbusto após a formação de cinco cachos.
A variedade Riddle é considerada a melhor representante dessa linhagem. Os tomates, de cor carmesim, pesando até 200 gramas, amadurecem cedo. Os arbustos não ultrapassam 45 cm de altura. Os caules são fortes, com folhagem abundante, e não necessitam de estacas adicionais. Entre as desvantagens, está a necessidade de remover os brotos laterais que crescem constantemente e que são frequentemente utilizados como material de plantio para propagação (enraízam com sucesso no solo). Os brotos laterais frutificam apenas algumas semanas depois. Se forem deixados, a colheita será pequena.
A variedade Raspberry Giant produz tomates grandes e de maturação precoce, que chegam a pesar até 700 g. Um único cacho produz seis tomates grandes, que amadurecem para uma delicada cor rosa e um aroma agradável. Com os devidos cuidados, a produção pode chegar a 15 kg. A colheita amadurece em quatro meses.
Anastasia é uma variedade ultraprecoce com arbustos altos, produzindo até 8 a 10 tomates, pesando até 200 gramas cada, em um único cacho. Com os devidos cuidados, a produção pode chegar a 13 kg por safra.
Roma é uma variedade holandesa de meia estação, com tomates em formato de ameixa que podem pesar até 100 g cada. Um único cacho produz até 15 tomates, o que os torna ideais para conservas e marinadas.
Rio De Grande é um arbusto de porte baixo, que não ultrapassa 55 cm. Os frutos são pequenos, pesando até 130 g, e são ótimos para conserva.
Aquarela – o arbusto cresce até 50 cm. Os tomates se formam e amadurecem completamente em três meses, têm formato cônico, são densos e pesam 120 g.
As variedades listadas são as melhores entre as variedades de crescimento determinado. Em média, as plantas dessas espécies não ultrapassam 70 centímetros. Como essas variedades anãs possuem sistemas radiculares pequenos, requerem pouco espaço. E graças ao seu rápido amadurecimento, são praticamente imunes à requeima.
Sementes de tomate de colecionadores
Sementes de variedades boas, raras e originais são adquiridas de colecionadores — criadores que desenvolvem novas variedades de tomate ou distribuem variedades já estabelecidas e testadas.
Normalmente, essas são sementes originais. Entre os colecionadores de sementes de tomate mais conhecidos da Rússia e da Ucrânia estão: V. Redko (cuja coleção compreende mais de 1.040 variedades de alta qualidade e comprovadas), V. Medvedev (com uma grande coleção de sementes de tomate de alto rendimento, testadas por jardineiros em muitos terrenos privados e comerciais), a família Kovalenko (uma variedade de sementes, inclusive das variedades mais exóticas, e muitas sementes de tomate raras e incomuns), e outros.
A variedade de sementes de tomate nas coleções de colecionadores comerciais é simplesmente enorme. Portanto, você pode adquirir uma grande variedade de sementes consultando cuidadosamente o catálogo, mas recomenda-se comprar de colecionadores confiáveis e com boa reputação.
Vídeo "Variedades de Tomate Colecionáveis"
Este vídeo vai falar sobre variedades de tomate colecionáveis.



