As variedades de tomate mais doces e de melhor qualidade para estufas na região de Moscou

É possível cultivar tomates invejáveis ​​na região de Moscou? Tão abundantes que os sulistas os invejarão por seus frutos belos e saborosos e pela colheita farta. É possível. Trabalho árduo e a seleção adequada das melhores variedades de tomate para estufas na região de Moscou ajudarão você a alcançar esse objetivo.

Variedades determinadas

Existem também variedades determinadas e indeterminadas. São palavras difíceis, mas a informação que contêm é muito útil.

As variedades determinadas não crescem muito em altura. Oficialmente, são chamadas de de porte médio. Esse nome complexo, traduzido do latim, significa "limitado". Isso se refere a uma taxa de crescimento limitada. Elas têm a seguinte característica: depois que 4 ou 5 cachos se formam, param de crescer; não se preocupam mais em crescer em altura, focando-se na qualidade da fruta. No entanto, entre as variedades determinadas, existem híbridos de estufa que crescem bastante em altura.Variedade de tomate determinada

Vantagens dessas variedades:

  • São adequadas tanto para climas mais quentes quanto para regiões do norte;
  • amadurecem rapidamente;
  • alto rendimento inicial;
  • têm um sabor excelente, doce e suculento;
  • As frutas são muito bonitas e vão decorar a mesa.

Entre esses tomates, os mais populares, merecidamente, incluem-se o "Dubok", com seus frutos bonitos e doces; o "Sultan" — esses tomates aromáticos produzem até 200 g; e os de maturação muito rápida "Kameya" e "KuklaF1". "Big Brother", "Arbat", "Don Juan" e muitos outros amadurecem rapidamente e são conhecidos por seus altos rendimentos.

As variedades de tomate de crescimento determinado produzem novos cachos continuamente. Portanto, ao escolher essas variedades para a região de Moscou, lembre-se de que elas exigem uma nutrição mineral reforçada.

Elas recompensarão seu cuidado com uma colheita abundante, justamente porque vários cachos se formam em um único arbusto. É verdade que os frutos geralmente têm tamanhos diferentes. Mas se tomates não são a sua praia, isso não é um grande problema. O principal é o sabor excelente.Tomates amarrados em uma estufa

A desvantagem dessa característica é a suscetibilidade a doenças. Um arbusto carregado de frutos não tem a resistência necessária para suportar infecções. Portanto, plantas de crescimento determinado precisam do uso ativo de pesticidas químicos para o seu desenvolvimento.

As variedades determinadas possuem dois subtipos adicionais. O primeiro são as variedades semideterminadas: o arbusto para de crescer verticalmente quando surgem de 10 a 12 folhas, e acima delas, as inflorescências. Essas variedades produzem frutos durante toda a estação de crescimento. As variedades superdeterminadas formam seus primeiros ovários após a 7ª ou 8ª folha. Um arbusto pequeno produz um número reduzido de frutos, mas todos amadurecem simultaneamente.

 

Indeterminado

Os tomates indeterminados tendem a crescer verticalmente, podendo se tornar verdadeiras trepadeiras. Portanto, certamente precisarão de suporte — uma treliça ou outro tipo de estrutura. A vantagem da treliça é que permite que as inflorescências, e posteriormente os frutos, se espalhem por toda a extensão da haste. Para controlar seu rápido crescimento, remova as folhas inferiores e os brotos laterais.

É claro que esses tomates são mais adequados para climas quentes. No clima da região de Moscou, é melhor não arriscar plantá-los ao ar livre. No entanto, eles são ideais para estufas. Esses tomates "esguios" devem ser plantados no centro da estufa, para que a inclinação do teto não os obstrua. Essa localização também garante que recebam a luz abundante de que precisam.Formação de arbustos de tomate indeterminados

As variedades indeterminadas oferecem possibilidades vertiginosas. Essas variedades podem produzir frutos não apenas vermelhos, mas também rosados, não apenas suculentos, mas também carnudos. Somente essas variedades podem produzir tomates verdadeiramente gigantescos.

Aliás, aqui vai um truque que jardineiros experientes usam: eles conseguem frutos muito grandes cortando 1 ou 2 frutos do ramo enquanto ainda estão imaturos. Remover alguns ovários inferiores também aumenta a produção.

Ao cultivar variedades de crescimento determinado em estufa, você pode contar com uma boa colheita durante todo o ano — desde que, é claro, mantenha o microclima adequado. Essas variedades geralmente têm ciclo de maturação tardio. Mas aqui vai outra dica: ao aumentar o nível de dióxido de carbono na atmosfera, você acelera o amadurecimento. Portanto, basta colocar um balde de esterco em um canto da estufa para antecipar a colheita.Colheita de tomates intermediários

Os tomates de crescimento determinado são um pouco mais exigentes do que seus parentes anões. Mas também apresentam muitas vantagens:

  • alto rendimento (mais de 50 kg por arbusto com bons cuidados);
  • Elas têm um período de frutificação prolongado - você obtém uma colheita durante toda a estação;
  • Elas possuem um sistema radicular poderoso e exigem menos fertilidade do solo;
  • Os tomates dessas variedades são muito saborosos.

E agora, as melhores variedades de tomate de crescimento determinado que prosperam nas estufas da região de Moscou:

  • Em boas condições, o polvo pode produzir várias colheitas por ano;
  • "Major" - polpa densa e açucarada, resistente a flutuações de temperatura e doenças, tolera bem o transporte;Variedade de tomate "Major"
  • "Felicidade" - frutos grandes, aromáticos e de maturação precoce;
  • "Felicidade Russa" - frutas grandes que não racham e podem ser armazenadas por muito tempo.

Dentre elas, ‘Major’ e ‘Russian Happiness’ são adequadas para cultivo comercial devido à sua facilidade de transporte.

Como escolher uma variedade

Claro que, hoje em dia, cultivar frutas e verduras, mesmo no Ártico, não é novidade. A tecnologia agrícola e outros avanços têm proporcionado grandes progressos. Mas se estivermos falando não de uma empresa agrícola, mas simplesmente de uma casa de veraneio na região de Moscou, então o clima precisa ser levado em consideração. Porque, como disse certa vez um estudante africano, existem dois invernos — um longo e branco, o outro curto e verde. Portanto, se você pretende cultivar tomates, precisa pesquisar quais variedades prosperarão em condições de "inverno verde".

Para começar, aqui está um breve resumo dos mandamentos gerais:

  • Dê preferência às variedades adequadas às condições climáticas;
  • Jardineiros da região de Moscou devem optar por tomates locais;
  • Não se limite a plantar apenas uma variedade; tenha 2 ou 3 delas, caso o clima supere suas expectativas.

Se você planeja cultivar tomates ao ar livre, plante variedades de maturação precoce. Caso contrário, você acabará competindo pela colheita: você ou a requeima. Variedades de tomate de maturação tardia também são adequadas para estufas.Tomates maduros num galho

É claro que cada variedade tem suas próprias vantagens, características e desafios de cultivo. Ao escolher quais tomates cultivar em sua estufa, provavelmente é melhor considerar uma questão prática: para que você vai cultivá-los? É para apreciá-los durante a época da colheita, para abastecer uma despensa com conservas para durar o inverno todo? Ou os tomates são o seu negócio? Afinal, diferentes características entram em jogo dependendo da escolha.

Planeje seu cultivo levando em consideração as características das diferentes variedades. Se você deseja colher tomates mais cedo, escolha variedades precoces. Se você tem uma família grande e planos extensos para a horta, opte por variedades que produzam frutos durante toda a temporada.

Se você tiver tempo suficiente para se dedicar ao seu jardim, poderá plantar variedades mais exigentes. Planeja uma operação comercial? Certifique-se de considerar quais variedades são resistentes ao transporte e ao armazenamento.

Mas, em todo caso, dois indicadores permanecem importantes: rendimento e sabor.

E, por fim, mais um segredinho de jardineiros experientes e criativos: não se limite a uma única variedade, por mais lucrativa ou promissora que pareça. É sempre melhor ter uma variedade de tomates amadurecendo na sua estufa. Primeiro, seu jardim estará bem abastecido com tudo: tomates frescos, suco de tomate e conservas para o inverno. Segundo, todos na sua família poderão encontrar tomates do seu agrado: doces ou ácidos, macios e suculentos ou carnudos. E terceiro, mesmo que uma variedade decepcione suas expectativas, você não ficará sem opções. Então, divirta-se experimentando!

Vídeo: Como escolher uma variedade

Este vídeo vai te ajudar a descobrir qual variedade de tomate é a melhor para cultivar.

Pera

Uva

Framboesa