A variedade de tomate "Marusya" é uma ótima opção para decorar o seu canteiro.

O tomateiro Marusya é uma excelente escolha para jardineiros em quase todas as regiões do país. Se o clima não permitir o cultivo ao ar livre, pode-se utilizar uma cobertura plástica. A planta é fácil de cultivar, produz frutos deliciosos e versáteis, além de embelezar o jardim.

Características e descrição da variedade

A variedade "Marusya" foi desenvolvida por produtores locais e incluída no registro nacional em 2006. Desde então, consolidou-se como uma das principais escolhas devido à facilidade de cultivo e à qualidade de seus frutos. Esta variedade de meia estação produz sua primeira colheita entre 100 e 110 dias após a germinação. O arbusto tem porte determinado, atingindo de 50 cm a 1 m de altura. As folhas verde-escuras são dispostas de forma a não sombrear as flores e os frutos.Variedade de tomate "Marusya"

Os frutos, em formato de ameixa, são vermelhos e pesam entre 70 e 80 g. Sob a casca resistente, encontra-se uma polpa densa, de sabor doce com um leve toque ácido, e com duas ou três cavidades para sementes. Os tomates são deliciosos, perfeitos para saladas, purês e molhos. Seu tamanho pequeno os torna ideais para conservas e picles, e sua casca garante a integridade da fruta preservada. Os frutos são colhidos em belos cachos, que lembram uvas, cada um contendo de 5 a 10 frutos. Os cachos geralmente são amarrados para evitar a quebra dos talos frágeis. Cada pé produz até 2 kg de frutos, que se mantêm frescos por muito tempo e são fáceis de transportar.Um ramo de tomates Marusya

Esta variedade é resistente a doenças comuns do tomateiro, como a murcha de verticillium, a murcha de fusarium e a requeima. Tolera clima seco e quente e grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, desde que o solo esteja bem aquecido e livre de geadas. Desenvolve-se bem sob cobertura plástica e produz frutos até o final de agosto.

O arbusto geralmente se forma com um ou dois caules, os brotos laterais são removidos antes da primeira inflorescência, que, em regra, se forma acima da 6ª ou 7ª folha, e as seguintes se formam após 1 ou 2 folhas.

Vídeo: "Os melhores tomates para conservas"

Este vídeo mostrará as melhores variedades de tomate para conservas.

Características do cultivo

A marusia é cultivada a partir de mudas. Recomenda-se iniciar o cultivo em março, plantando-as em canteiros ou estufas plásticas em maio ou junho, e os frutos começarão a amadurecer no final de julho. Dependendo da região e do clima, o período de plantio pode ser ajustado; uma boa regra geral é plantar as mudas quando o solo estiver aquecido na profundidade desejada e elas tiverem aproximadamente dois meses de idade. Se semear as sementes mais cedo, já em fevereiro, será necessário fornecer iluminação suplementar para evitar que as plantas cresçam muito e para garantir que se desenvolvam fortes e saudáveis.Mudas de tomate no parapeito da janela

É aconselhável preparar as sementes para germinação como de costume, ou seja, desinfetá-las com uma solução fraca de permanganato de potássio, endurecê-las, deixá-las de molho para uma germinação rápida (podem ser usados ​​estimulantes de crescimento) e, em seguida, colocá-las no solo.

Se você não comprar terra para mudas em uma loja, pode misturar grama com húmus e adicionar areia limpa de rio. O ideal é aquecer ou congelar a mistura para eliminar patógenos. Coloque-a em um recipiente (geralmente uma caixa de madeira ou plástico), regue com uma solução quente de permanganato de potássio e, em seguida, espalhe as sementes sobre a superfície úmida, cubra-as com uma fina camada de terra e coloque em um local aquecido.

As sementes germinam a uma temperatura de 16 graus Celsius (61 graus Fahrenheit). Temperaturas mais altas farão com que os brotos apareçam mais cedo, após o que é recomendável baixar a temperatura por alguns dias. A temperatura mais confortável para o crescimento das mudas deve ser acima de 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit), e é aconselhável monitorar os níveis de umidade.

Após o surgimento do primeiro par de folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para vasos individuais. Depois de algumas semanas, são adubadas com um fertilizante mineral complexo, de preferência rico em potássio e fósforo. O plantio definitivo em canteiro ou estufa ocorre de 50 a 55 dias após a germinação. Antes disso, as plantas devem ser aclimatadas gradualmente ao ar livre e à luz solar por pelo menos uma semana, de preferência duas, levando-as para fora pela manhã e aumentando gradualmente o tempo de exposição ao ar livre.Fertilizantes minerais para o solo

Plante os arbustos com aproximadamente 60 cm de distância entre si, deixando pelo menos 70 cm entre as fileiras. Pode-se aplicar cobertura morta e, em seguida, as plantas devem ser regularmente capinadas, regadas e o solo ao redor delas deve ser afofado. Mesmo os tomates mais resistentes apreciam água morna e decantada. Mas o mais importante é regar regularmente; regar em excesso após um período prolongado de seca pode causar rachaduras tanto em tomates maduros quanto verdes.

Não é necessário tutorar os arbustos, mas muitos preferem amarrar os ramos, ou pelo menos os cachos de frutos, a um suporte enterrado perto da planta. Os brotos laterais só precisam ser removidos até o primeiro cacho. O arbusto cresce muito bem; é compacto, mas permite a circulação de ar, e as folhas não fazem sombra umas às outras nem aos frutos, portanto não há necessidade de removê-las.

Doenças e pragas

Os melhoristas têm trabalhado arduamente para criar uma variedade resistente às doenças mais comuns do tomateiro, mas ninguém pode garantir 100% de proteção. Portanto, muitos horticultores ainda preferem tratar suas plantas periodicamente com uma solução de soro de leite e iodo ou mesmo com Fitosporina. A infusão de cinzas de madeira também é um bom agente preventivo contra doenças e pragas.Um punhado de cinzas de madeira

Moscas-brancas, pulgões, lesmas e caracóis podem atacar as plantas em verões chuvosos, e ácaros em climas secos e quentes. Um produto específico chamado "Confidor" pode ajudar a eliminar as moscas-brancas. Se lavar e borrifar com água limpa e morna não afastar os ácaros, será necessário usar "Karbofos". Polvilhar os arbustos com uma mistura de cinzas de madeira trituradas, pó de tabaco e cal também pode ajudar a manter lesmas, caracóis e pulgões afastados. Se você polvilhar os arbustos depois de umedecê-los, o pó durará mais tempo, pois permanecerá nas folhas e caules por mais tempo.

A variedade "Marusya" é fácil de cultivar, mas produz frutos deliciosos.

Vídeo: "Doenças e Pragas do Tomate"

Neste vídeo, você aprenderá sobre doenças e pragas do tomateiro.

Pera

Uva

Framboesa