Descrição e características da tecnologia agrícola para o tomateiro Puzata Khata de alto rendimento.

O tomate Puzata Khata é líder no mercado de jardinagem. Seu alto rendimento, sabor e alto valor nutricional o tornam indispensável em hortas por todo o país.

História do tomate Puzata Khata

A variedade foi desenvolvida por um grupo de melhoristas liderado por Vladimir Kachainikov em 2012. Apenas um ano depois, foi adicionada ao Registro Estadual e recomendada para jardineiros em todo o país. O fabricante é a Aelita, que produz sementes sob sua própria marca.

Tomate Puzata Khata

Vídeo: Plantando tomates na terra

Neste vídeo, um especialista explicará como plantar tomates corretamente em campo aberto.

Características e descrição da variedade

Essa variedade se tornou uma das favoritas entre os jardineiros graças às suas características. Entre elas, destacam-se não apenas o formato interessante do fruto, mas também sua produtividade e sabor singular.

Descrição do arbusto

Sendo uma variedade indeterminada, os arbustos atingem de 1,5 a 1,7 metros de altura, dependendo das condições de cultivo. Os ramos são de espessura média e cobertos por pequenas folhas verde-escuras.

Principais qualidades das frutas

Uma variedade de frutos grandes que se distingue pelo formato dos seus frutos. Visualmente, eles lembram uma bolsa, graças à sua estrutura em forma de pera, com muitas nervuras. Os tomates verdes são verde-claros, mas quando maduros, adquirem uma tonalidade vermelho-alaranjada.

O fruto pesa entre 300 e 800 gramas, dependendo do solo e da frequência de fertilização. A casca é forte e resistente a rachaduras, e a polpa é suculenta e rica em micronutrientes benéficos.

Produtividade e âmbito de aplicação

Uma variedade de alto rendimento, produzindo de 9 a 11 kg por metro quadrado. Esses tomates não são adequados para enlatamento devido ao seu interior oco. Os frutos são amplamente utilizados para fazer suco, que pode ser consumido fresco ou enlatado. São ideais para saladas, congelamento e recheios.

Vantagens e desvantagens

As características da variedade estariam incompletas sem uma descrição de suas principais vantagens:
  • longa vida útil;
  • resistência às condições de transporte;
  • alto rendimento;
  • tamanho da fruta;
  • forma original;
  • composição útil da polpa;
  • resistência a doenças infecciosas.
As principais desvantagens dessa variedade são:
  • Exigente quanto à composição do solo e aos fertilizantes;
  • necessidade de amarrar.

Características da tecnologia agrícola para o tomate Puzata Khata

Os tomates são relativamente fáceis de cultivar e cuidar. No entanto, existem algumas práticas agrícolas que, se seguidas, podem aumentar a produção.

Período de mudas

Os tomates Puzata Khata são uma cultivar, não um híbrido. São cultivados a partir de sementes compradas em lojas ou cultivadas em casa. No primeiro caso, recomenda-se adquirir as sementes em uma loja especializada. É aconselhável inspecionar cuidadosamente a embalagem em busca de defeitos, bem como a descrição e a data de validade.

Para fazer o seu próprio, pegue um tomate maduro, mas não muito maduro, e corte-o em quatro partes. Retire o conteúdo das cavidades das sementes e coloque-o em um frasco de vidro. É importante que o suco cubra completamente as sementes, pois adicionar água é proibido. Cubra o frasco com uma tampa (ou um guardanapo) e deixe fermentar por 24 a 48 horas.

O material resultante é despejado em uma peneira e enxaguado abundantemente em água corrente. Em seguida, as sementes são verificadas quanto à qualidade. Dissolva 0,5 colher de chá de sal em um copo d'água, coloque as sementes e agite. Descarte as que flutuarem e guarde as que afundarem. As sementes selecionadas são colocadas sobre um guardanapo, secas por 5 a 7 dias e armazenadas em sacos de papel até o início da época de plantio.

Um dia antes da semeadura, coloque as sementes em um estimulador de crescimento, como "Zircon", "NV101" ou "Epin". Preencha o recipiente preparado com terra previamente cozida. Coloque as sementes a uma profundidade de 1 a 1,5 cm, cubra e umedeça com um borrifador. Cubra o recipiente com filme plástico e coloque-o em um local escuro e aquecido. Quando os primeiros brotos aparecerem, retire a cobertura e coloque o recipiente em uma janela bem iluminada. Quando surgirem 2 a 3 folhas verdadeiras, transplante as mudas para vasos individuais.

Nesta fase, as plantas necessitam de fertilização semanal. Utilize fertilizantes "Baikal" e "Siyanie". Antes do plantio definitivo, aclimate as mudas por duas semanas, colocando-as ao ar livre.

Plantio em campo aberto

O transplante das mudas para o local definitivo começa no final do último mês da primavera. Isso evita danos ao sistema radicular causados ​​por geadas tardias.

As mudas estão prontas para o transplante entre 55 e 60 dias.

Plante em fileiras com espaçamento de 60 a 70 cm, com covas a 40 cm de distância. Umedeça a cova, transfira a muda com cuidado e preencha com terra. Não compacte demais, regue abundantemente e cubra com composto orgânico.

As mudas estão prontas para o transplante entre 55 e 60 dias.

Cuidados adicionais

Recomenda-se amarrar as plantas no momento do plantio ou 7 dias após o plantio em solo aberto. Para isso, instale treliças perto das covas e amarre cuidadosamente os caules a elas. A planta pode quebrar sob o peso dos frutos, portanto, esse procedimento é obrigatório.

A variedade de tomate Puzata Khata permite dois métodos diferentes de formação de arbustos: com caule único e com caule duplo. Se plantada com 4 plantas por metro quadrado (m²), a planta cresce com um único caule. Todos os outros brotos laterais são removidos. Quando se plantam três mudas por m², o arbusto é formado por caules duplos. Para isso, um broto lateral é deixado na base do primeiro cacho de flores.

A frequência da rega depende diretamente das condições climáticas. Se não chover, regue semanalmente. Após cada rega, a terra deve ser solta ao redor do torrão para evitar que endureça. Isso melhora a circulação de ar e previne o apodrecimento das raízes.

Opiniões de jardineiros confirmam que os tomates respondem bem à adubação regular. Após o transplante para o solo e até meados de julho, aplicam-se fertilizantes nitrogenados (nitrato de amônio, ureia). A primeira adubação é feita duas semanas após o plantio, depois quando os primeiros botões aparecem e durante a fase de frutificação. A partir da segunda quinzena de julho, os tomates necessitam de fertilizantes bicomponentes contendo potássio e fósforo.

A variedade Puzata Khata é altamente resistente a doenças infecciosas, mas as plantações são tratadas com fungicidas (como Fitosporin) como medida preventiva. Infusões de absinto, celidônia e alho também são eficazes no controle de pragas. Akarin, Iskra Zolotaya e Inta-Vir também são eficazes.

Opiniões de jardineiros

Escolhi os tomates com base em avaliações e fotos. Os resultados corresponderam às minhas expectativas e não tive problemas no plantio. Consegui colher até 120 kg durante a temporada.

Esta foi a primeira vez que cultivei esta variedade, então não esperava uma colheita abundante. No entanto, graças à estufa aquecida, consegui colher frutos grandes e suculentos até o final do outono.

Os tomates Puzata Khata são muito apreciados pelos jardineiros devido à sua aparência e sabor. Se todas as práticas agrícolas forem seguidas, as plantas recompensarão você com uma colheita abundante de tomates grandes e suculentos.

Pera

Uva

Framboesa