Variedade de tomate saborosa Moskvich
Contente
Características e descrição da variedade
Moskvich é uma variedade de alto rendimento. Foi desenvolvida pela base científica Gorki Leninskiye e lançada em meados da década de 1970.
Observando as características da variedade, você notará que o arbusto é determinado, compacto (cerca de 40-50 mm de altura), do tipo padrão e possui folhagem média. As folhas são pequenas e onduladas. Os frutos amadurecem em cachos de 5 a 7. A produção é muito alta. A haste principal apresenta cerca de 7 inflorescências. A primeira inflorescência surge acima da 8ª folha, com as inflorescências subsequentes aparecendo a 2-3 folhas de distância umas das outras.
Vantagens:
- Frutas saborosas, uniformes e bonitas.
- Produtividade.
- Versatilidade no uso de frutas.
- Resistência ao frio.
- Sem pretensão.
Descrição das frutas:
- Os tomates são de tamanho médio, pesando cerca de 70 g, de formato arredondado com ligeiras nervuras no caule.
- A cor do fruto verde é verde com uma mancha escura perto do talo.
- Os tomates maduros são de cor vermelha brilhante e pesam em média cerca de 80 gramas.
- Casca macia, não dura, polpa suculenta e carnuda. Muitas sementes.
- O sabor é rico e doce.

Esses tomates são perfeitos para saladas, pratos quentes, diversas sopas, borscht, molhos e sucos. Também podem ser conservados em vinagrete e incluídos em pratos de legumes. A produção varia de 150 a 460 centners por hectare, com um quarto da colheita amadurecendo nas duas primeiras semanas. Essas são características bastante boas para um vegetal do norte.
Vídeo "10 erros no cultivo de tomates"
O autor do vídeo fala sobre erros cometidos no cultivo de tomates.
Características do cultivo
O tomate Moskvich, apesar do nome, é mais adequado para o cultivo na Sibéria, na região do Volga e nas regiões noroeste e central. E essa descrição climática é verdadeira, pois essas variedades foram desenvolvidas por nós para o nosso clima. Elas não precisam de poda apical, o que simplifica muito os cuidados.
Podem ser cultivadas tanto em campo aberto quanto em estufas. Os frutos se conservam bem e são adequados para transporte. Os tomates colhidos verdes amadurecem facilmente em casa.
São mais fáceis de cultivar a partir de mudas. O solo é preparado com terra vegetal e húmus na proporção de 2:1; uma mistura de turfa, húmus e terra vegetal também pode ser usada. Este último fertilizante tem propriedades ligeiramente melhores. Antes do plantio, as sementes são embebidas em um estimulante de raízes, o que acelerará o crescimento. Elas são plantadas a uma profundidade de 1,5 a 2 cm e com um espaçamento médio de 4 a 6 cm, cobertas com turfa e regadas com água. Evite semear as sementes muito próximas umas das outras, caso contrário, as mudas se sufocarão facilmente. O crescimento requer uma temperatura de 22 a 25 graus Celsius. Após a germinação das mudas, a temperatura é reduzida e os recipientes são colocados em local iluminado. Seguindo estas instruções, você obterá mudas mais resistentes. Os tomates jovens precisam de dias longos e rega moderada. Quando as primeiras folhas aparecerem nas mudas, elas são transplantadas e fertilizadas com um fertilizante completo.
O transplante desta variedade é muito fácil. Deve ser feito quando as plantas tiverem duas folhas. Transfira as plantas mais fortes para vasos maiores e remova as mais fracas. A maneira mais fácil de transferi-las é para copos de papel preenchidos com a mesma terra em que estavam. Para evitar danificar as raízes jovens, regue a terra antes do transplante. Pegue vários tomates de cada vez, com a terra, separe-os e plante-os nos copos. Coloque-os em seu novo local de forma que as raízes não quebrem ou dobrem. Após o transplante, coloque as plantas na varanda.
O transplante para o solo é feito no final da primavera ou início do verão. O solo deve estar aquecido; inicialmente, você pode cobrir os tomates com filme plástico. Leia as instruções para garantir que a camada de plástico não seja muito grossa nem muito fina. O filme pode ser removido por volta de 20 de maio, quando as temperaturas estiverem estáveis e quentes. Antes do plantio, prepare o solo a uma profundidade de aproximadamente 35 cm e adicione fertilizante.
Em seguida, pouco antes do plantio, aplique 60 gramas de superfosfato, 16-17 gramas de água sanitária em pó e 25 gramas de nitrato de amônio por metro quadrado. Leia atentamente os rótulos dos fertilizantes! Não os misture.
Plante os arbustos com aproximadamente 35 cm de distância entre si e 60-70 cm entre as fileiras. Regue os tomates abundantemente antes e depois do plantio, pois essa é a única maneira de garantir que todas as plantas criem raízes. Não é necessário amarrá-los; remova as folhas inferiores para garantir que recebam luz solar suficiente. Regue abundantemente, mas não com frequência, usando apenas água morna. Fertilize com um fertilizante completo a cada 15 dias. Uma descrição de como fazer isso pode ser encontrada acima. Regue os tomates dia sim, dia não, pois eles prosperam em ambientes úmidos. Em dias chuvosos, não é necessário regar as plantas. Os tomates param de produzir frutos no final de agosto.
Este tomate é um dos favoritos de muitos jardineiros. Entre suas vantagens estão a resistência à geada e a doenças, e a capacidade de produzir grandes colheitas mesmo nas condições mais adversas. Algumas pessoas que não têm jardim cultivam esta variedade diretamente em suas varandas. Também é uma opção popular para quem tem jardins pequenos, devido ao seu tamanho compacto. Agricultores experientes recomendam que o aprendizado do cultivo de tomates comece com a variedade Moskvich, pois suas características são particularmente adequadas para esse fim.
Controle de pragas e doenças
Essa variedade é resistente a doenças, como todos os tomates de maturação precoce. É resistente ao mosaico, à fusariose e à murcha de verticillium. Para prevenir a requeima, as plantas podem ser pulverizadas com produtos à base de mel. Calda bordalesa ou infusão de alho também podem ser utilizadas. Ela é resistente até mesmo à requeima (a doença mais grave do tomateiro).
Para prevenir o apodrecimento das raízes ou o mofo cinzento, afofe a terra frequentemente e remova as ervas daninhas. Turfa também pode ser adicionada ao solo. Produtos biológicos previnem doenças fúngicas. Inseticidas (leia as instruções antes de usar para evitar danos aos frutos) e remédios caseiros podem ajudar no controle de pragas. Esses tomates prosperam em campo aberto; são praticamente resistentes a doenças e toleram pequenos erros de cultivo. Você pode desfrutar dos primeiros frutos já no início do verão.
Vídeo "Doenças do Tomate"
Neste vídeo, um jardineiro experiente compartilha métodos para combater doenças do tomateiro.




