Tomate frutífero "Torre Spasskaya": cultivo e cuidados
Contente
Características da variedade
Ao planejar o cultivo de tomates em seu terreno, o primeiro passo é escolher a variedade certa. Cada variedade requer técnicas de cultivo específicas para garantir uma colheita de alta qualidade, além de suas próprias características de sabor distintas. A variedade Spasskaya Bashnya é uma excelente escolha, oferecendo não apenas facilidade de cultivo, mas também alta produtividade.
Essa variedade ganhou imensa popularidade entre os jardineiros devido às suas seguintes características:
- período de maturação dos frutos no início do meio do período;
- colheita superabundante;
- A variedade é adequada para qualquer condição climática de cultivo;
- De fácil cultivo, pois a planta produz um pequeno número de brotos laterais;
- Os arbustos são capazes de suportar mudanças significativas de temperatura;
- Não existe uma forte dependência das plantas em relação ao nível de iluminação;
- As plantas de tomate apresentam boa resistência a muitas doenças. A variedade Spasskaya Bashnya é particularmente resistente a nematoides das galhas, ao vírus do mosaico do tomateiro (TMV), à murcha de fusarium e à cladosporiose.
- Pode ser cultivada em canteiros abertos, assim como em estufas;
- Frutas muito saborosas com polpa adocicada.
A Torre Spasskaya é uma planta determinada e alta, com arbustos que podem atingir quase 150 cm de altura. Portanto, para garantir uma boa frutificação, os ramos precisam de suporte. Recomenda-se o uso de estacas para evitar que os caules quebrem sob o peso dos frutos.
Um único cacho pode produzir até seis tomates. Os caules são fortes e os cachos que se formam neles "ficam eretos como uma parede". Os arbustos param de crescer quando o número necessário de cachos se forma. Normalmente, são seis. Cada fruto pesa em média de 200 a 500 gramas.
A principal característica da Torre Spasskaya é a sua alta produtividade. Os tomates amadurecem cedo e em abundância. Com os devidos cuidados, um metro quadrado de plantação pode render até 30 quilos.
Os frutos desta variedade apresentam as seguintes características:
- formato oval ou redondo;
- Cor: vermelho com um leve tom rosado ou vermelho vivo;
- peso não superior a 500 gramas;
- O sabor é aveludado e doce. A polpa exala um aroma fresco e agradável;
- A polpa e a casca têm consistência firme. Essas qualidades tornam os tomates excelentes para transporte.
Graças às suas qualidades, esta variedade pode ser considerada versátil. Os tomates desta variedade são utilizados como ingredientes em saladas e diversos pratos. Também são adequados para conservas.
Agora que analisamos as características da Torre Spasskaya, devemos nos deter em suas vantagens.
Vídeo "Descrição"
Este vídeo irá falar sobre as características do tomate Torre Spasskaya.
A vantagem do tomate
Todo jardineiro, ao cultivar hortaliças, busca facilidade de cultivo e uma colheita abundante. No entanto, nem sempre é esse o caso, pois muitos precisam trabalhar duro para obter frutos saborosos. Ainda assim, entre todas as hortaliças, existem variedades que podem ser consideradas "variedades dos sonhos". Entre as variedades de tomate, essa característica se aplica às variedades indeterminadas e semideterminadas. Essas qualidades também são características da Torre Spasskaya.
Vale ressaltar que esta variedade é um híbrido. Ao desenvolvê-la, os cultivadores conseguiram simplificar ao máximo os cuidados com os arbustos, tornando-os muito produtivos. Como resultado, com pouco tempo e esforço, e em uma pequena área de plantio, até mesmo um jardineiro iniciante colherá uma safra abundante.
Outra vantagem da variedade Spasskaya Bashnya é a sua capacidade de ser cultivada em diversos climas. Os arbustos podem ser plantados tanto em campo aberto quanto em estufa. Isso é possível graças ao porte compacto das plantas e à altura ideal para a colheita dos tomates.
Uma vantagem significativa desse híbrido é a sua baixa necessidade de rega abundante. Devido ao seu pequeno porte e crescimento alto, os arbustos requerem pouca água.
As principais vantagens da Torre Spasskaya incluem o seguinte:
- Os arbustos ocupam uma área de terra relativamente pequena;
- frutificação abundante que começa cedo;
- O período de frutificação dura até seis meses. Se os arbustos forem plantados em estufa e cultivados nas condições adequadas, a frutificação continuará durante todo o ano;
- Graças à estrutura dos arbustos, as plantas recebem luz uniforme. Além disso, os ramos estão posicionados de forma a garantir boa ventilação dos frutos;
- Excelente imunidade vegetal a uma ampla variedade de doenças.
Vale ressaltar que os pés de tomate dessa variedade também podem ser usados como decorações de jardim exclusivas. Por exemplo, podem ser usados para criar arcos.
Como podemos ver, a Torre Spasskaya possui diversas vantagens. Isso explica sua popularidade entre os produtores de hortaliças e os amantes de tomate.
Preparo do solo
Existem tantas receitas para o cultivo de tomates quanto jardineiros. No entanto, vale ressaltar que variedades altas, como a Spasskaya Bashnya, exigem uma abordagem de cultivo ligeiramente diferente das variedades mais baixas. Nesse caso, deve-se dar atenção especial à escolha do local. Além disso, o preparo adequado do solo para o plantio das mudas desempenhará um papel significativo na frutificação.
O ideal é escolher um local para o cultivo de tomates no outono, após a colheita e a remoção de qualquer vegetação remanescente. No entanto, não se desanime se, por algum motivo, você perdeu o momento certo para os preparativos de outono. É possível remediar a situação na primavera. Nesse caso, porém, os preparativos devem começar pelo menos um mês antes do plantio das mudas.
A Torre Spasskaya, como muitas variedades altas, prefere solos bem fertilizados. Portanto, ao preparar o solo, é essencial adicionar composto, turfa e húmus.
No outono, os especialistas recomendam a aplicação de fertilizantes fosfatados e potássicos. Após a adição do fertilizante ao solo, a área deve ser revolvida para garantir a penetração completa do mesmo. Na primavera, devem ser utilizados fertilizantes nitrogenados. Portanto, o preparo do canteiro de tomates deve ser dividido em duas partes:
- Outono – escolha do local, adição de fertilizantes orgânicos e escavação;
- Primavera – aplicação de fertilizantes nitrogenados.
Ao dividir a preparação do terreno em duas etapas, você pode obter uma colheita significativamente mais abundante e de qualidade superior.
Solos argilosos merecem atenção especial. Se você tem solo argiloso no seu jardim, ao cultivar a Torre Spasskaya, você deve enriquecer o solo com estrume misturado com areia de rio. Isso tornará o solo mais solto.
Alguns jardineiros experientes utilizam um método especial de fertilização do solo: o plantio de adubo verde. Para plantas altas, utiliza-se mostarda ou centeio. Após essas culturas germinarem e crescerem um pouco, elas são incorporadas ao solo. Como resultado, as plantas jovens se tornam um excelente e, mais importante, um adubo saudável para os tomates.
Após concluídas todas as etapas de preparação do local para o cultivo de tomates, você pode começar a semear as mudas.
Plantar sementes
Assim como outras variedades de tomate, a Spasskaya Tower é cultivada a partir de mudas. Portanto, a saúde e o vigor das suas mudas determinarão a sua colheita futura. Esta fase de germinação das mudas requer atenção especial.
Especialistas recomendam iniciar as sementes aproximadamente 2 a 2,5 meses antes do plantio em estufa ou campo aberto. Portanto, as mudas são frequentemente cultivadas do início de março até o início do mês seguinte, abril. As mudas maduras são plantadas no solo por volta de maio ou junho. Dessa forma, a primeira colheita pode ser feita já em julho. Este híbrido normalmente continua a produzir frutos até agosto.
Antes do plantio, o material de semente deve ser preparado. Para isso, siga o procedimento abaixo:
- Primeiro, as sementes são mergulhadas em uma solução especialmente preparada. Esta solução é feita dissolvendo uma colher de chá de fertilizante líquido (Agricola-Vegeta, Effecton ou Nitrophoska) em um litro de água. Uma opção mais econômica é usar cinzas de madeira em vez de fertilizante.
- Em seguida, as sementes são colocadas em sacos de tecido natural. Pode-se usar gaze comum. Elas são então mantidas em uma solução a 25 graus Celsius por 24 horas.
- Em seguida, as sementes são colocadas na geladeira por dois dias. Antes de colocá-las em uma prateleira, as sementes inchadas na gaze devem ser embrulhadas em celofane.
Após essas etapas, as sementes endurecerão. Portanto, esse procedimento é essencial ao plantar mudas em campo aberto.
Ao preparar as sementes, você precisa preparar a mistura de solo. Para isso, utilize partes iguais de húmus, terra e turfa. Misture bem todos os ingredientes e adicione uma colher de chá de ureia, superfosfato e sulfato de potássio à mistura resultante. Em seguida, aqueça a mistura de solo a 100-115 graus Celsius (por exemplo, em um forno) por 20 minutos.
Em seguida, despeje a terra preparada em uma assadeira. A camada de terra deve ter aproximadamente 5 cm de espessura. Antes do plantio, transfira a terra para as bandejas e regue abundantemente.
Plante as sementes em sulcos com 1 cm de profundidade. A distância entre as linhas adjacentes deve ser de pelo menos 5 cm. Mantenha uma distância de aproximadamente 2 cm entre as mudas. Cubra-as com terra. Não é necessário regar as sementes plantadas.
O recipiente com as futuras mudas deve ser colocado em uma janela ensolarada. A temperatura ambiente deve estar entre 20 e 25 graus Celsius.
Plantio no solo e cuidados
Após 2 a 2,5 meses, as mudas fortalecidas devem ser transplantadas para o local definitivo. Antes do plantio, pulverize as plantas jovens com oxicloreto de cobre (30 gramas por 10 litros de água).
As mudas devem ser colocadas em covas (15 x 15 cm, com a profundidade de uma pá). O fertilizante deve ser colocado no fundo das covas. O ideal é que as covas sejam dispostas de forma intercalada.
Como fertilizar
Recomenda-se alimentar a Torre Spasskaya três vezes por temporada:
- primeira vez - 2 semanas após o plantio das mudas (1 kg de excrementos de pássaros por 10 litros de água);
- Na segunda vez, quando o segundo arbusto floresce, utiliza-se estrume ou excrementos de pássaros;
- A terceira vez ocorre durante a primeira colheita. A composição do fertilizante é semelhante à da segunda adubação.

Spasskaya Bashnya é uma variedade de tomate de alto rendimento. No entanto, para alcançar uma boa produção de frutos, as plantas requerem cuidados mínimos.
Vídeo "Partindo"
Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de tomates.




