Variedade de tomate "Titan": descrição e principais características
Contente
Principais características
As variedades de tomate diferem não apenas nas características dos frutos, mas também na produtividade. A Titan é uma excelente escolha para os jardineiros que estão dispostos a esperar um pouco por uma colheita abundante e saborosa. Trata-se de uma variedade desenvolvida em 2000 por produtores russos na região do Cáucaso Norte. É recomendada para cultivo tanto em solo protegido quanto a céu aberto. Pode ser cultivada nos seguintes locais:
No entanto, ainda é recomendado o cultivo em estufas ou em campo aberto. Seu pequeno porte e facilidade de cultivo a tornam adequada para cultivo em ambientes internos, como varandas, sacadas e parapeitos de janelas. A cultivar foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Viticultura e Horticultura do Norte do Cáucaso e pela Estação Experimental de Melhoramento da Crimeia.
Os arbustos deste tipo de tomate são caracterizados pelas seguintes características:
- determinação;
- Um arbusto baixo. Sua altura não ultrapassa 60 cm. Em média, a planta cresce até 40 cm;
- O arbusto é caracterizado por folhagem de tamanho médio. As folhas do arbusto são bastante grandes e de cor verde;
- O arbusto não precisa de suporte nem de amarração. Também não é necessário remover os brotos laterais;
- A primeira inflorescência se formará aproximadamente acima da 5ª à 7ª folha. As inflorescências subsequentes estarão localizadas a duas folhas de distância uma da outra;
- O período de maturação da colheita ocorre entre meados e o final da estação. Leva aproximadamente de 120 a 140 dias desde o plantio das mudas até o aparecimento dos primeiros vegetais;
- A planta possui excelente resistência a diversas doenças causadas por fungos;
O arbusto produz frutos pequenos e redondos. Cada cacho produz cerca de cinco tomates. Sua casca é vermelha. O peso médio de um único tomate varia de 80 a 120 gramas. A polpa contém três ou quatro lóbulos e seu teor de matéria seca é de cerca de 5%. Produz poucas sementes.
Vale ressaltar que, graças à sua casca grossa, os tomates resistem bem ao transporte. Além disso, a casca não racha com facilidade. Ademais, eles conservam bem a aparência e o sabor durante o armazenamento. No entanto, para isso, precisam ser armazenados em locais frescos.
Esses tomates se caracterizam por um sabor excepcional. Aliado às suas excelentes qualidades comerciais, isso os torna a variedade mais popular em nosso país. E graças à sua excelente vida útil e facilidade de transporte, o Titan tornou-se especialmente popular entre os agricultores.
Apesar de sua alta resistência a doenças fúngicas, a Titan é muito suscetível à requeima. A planta também é suscetível ao stolbur. O arbusto apresenta resistência moderada à septoriose e à macrosporiose.
Vídeo "Descrição"
Este vídeo irá apresentar a você a incrível variedade de tomate "Titan".
Qual o melhor lugar para cultivar?
Como a Titan foi projetada para cultivo tanto em ambientes externos quanto internos, incluindo apartamentos, suas regiões de cultivo são bastante amplas. No entanto, essa variedade se desenvolve melhor nas regiões sul do país (por exemplo, Crimeia, Cáucaso do Norte e região de Astrakhan). Nessas regiões, as plantas podem ser cultivadas ao ar livre sem o risco de uma colheita ruim.
Nas regiões centrais do país, recomenda-se o cultivo da variedade Titan em estufas. Os arbustos podem ser cobertos com plástico, criando uma versão simplificada de estufa. No entanto, nas regiões do norte do país, essa variedade só pode ser cultivada em estufas.
Além da Federação Russa, a Titan é cultivada ativamente na Moldávia e na Ucrânia.
Instruções de uso
Um dos parâmetros mais importantes para o cultivo de hortaliças, que determina a escolha da variedade pelos jardineiros, é o uso pretendido da colheita. Os tomates Titan podem ser consumidos frescos. Além disso, são um excelente complemento para pratos elaborados, não apenas saladas. 
O tamanho pequeno dos tomates os torna ideais para enlatar. São perfeitos para conservas em barril. Se desejar, podem ser usados para fazer pastas, purês e sucos de tomate.
Produtividade
Uma das principais vantagens desta variedade é a sua alta fertilidade. No entanto, vale ressaltar que, para atingir a produção desejada, é necessário seguir rigorosamente todas as práticas de cultivo recomendadas para a variedade Titan. Nesse caso, uma planta pode render de 4,5 a 5 kg de tomates.
Considerando que é possível plantar aproximadamente 8 a 9 arbustos por unidade de área, com os devidos cuidados, pode-se obter até 35 kg de colheita selecionada por metro quadrado. Consequentemente, a produtividade máxima por hectare será em torno de 590 centners. Este é um resultado excelente, que nem todas as variedades conseguem igualar.
Características da variedade
Como já mencionado, a principal vantagem da Titan é seu alto rendimento. Isso é o mais difícil de alcançar no cultivo de outras variedades dessa hortaliça. No entanto, as vantagens da planta não param por aí. Entre as características mais úteis e relevantes da Titan, destacam-se as seguintes:
- alta resistência dos arbustos a patógenos fúngicos;
- Nanismo. Graças a esse fator, mesmo uma pequena estufa pode produzir uma colheita abundante;
- a possibilidade de cultivar plantas em condições urbanas;
- excelente qualidade comercial das frutas;
- uniformidade do tomate;
- Sabor excelente;
- alta transportabilidade de vegetais;
- Excelente tolerância dos arbustos à falta de umidade.
Como você deve imaginar, essas mesmas características são vantagens dessa variedade em relação a outras. É graças a elas que a Titan é tão popular hoje em dia entre jardineiros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Contudo, como já discutimos as vantagens das plantas, é importante também mencionar suas desvantagens. Afinal, estas também são características únicas de cada espécie. Nesse caso, os seguintes pontos podem ser considerados desvantagens:
- As plantas não toleram bem temperaturas baixas;
- Na fase de crescimento, os arbustos são bastante caprichosos em relação aos fertilizantes aplicados;
- A colheita amadurece tarde. Portanto, se as plantas foram cultivadas em zona temperada e em campo aberto, os vegetais podem não ter tempo de amadurecer antes da chegada do frio.
Vale ressaltar que as deficiências das plantas podem ser compensadas cultivando-as em estufas, bem como compreendendo as nuances específicas do seu crescimento em uma determinada região.
Dicas de cultivo
Para garantir arbustos saudáveis e fortes que produzam bons frutos, ao cultivar Titan, é importante seguir algumas dicas e recomendações. As dicas para o cultivo deste vegetal são as seguintes:
- O material de plantio para obtenção de mudas deve ser semeado 65 a 70 dias antes do transplante para o solo;
- A colheita é realizada na fase de duas folhas verdadeiras;
- Excelentes predecessores são a abobrinha, o pepino, a couve-flor, a cenoura, o endro e a salsa;
- Recomenda-se o plantio de 6 a 9 plantas por metro quadrado (os dados variam de acordo com a fonte). O padrão de plantio utilizado é de 50 x 40 cm;
- As plantas devem ser regadas a partir de 14 dias após o plantio;
- Os arbustos precisam ser regados conforme a necessidade;
- À medida que os rebentos crescem, é aconselhável amarrá-los para que não se quebrem sob o peso dos frutos;
- O arbusto deve ser formado a partir de 2 a 3 brotos;
- Na fase de desenvolvimento ativo, as plantas são alimentadas com fertilizantes que contêm fósforo e potássio.

Estas dicas simples irão ajudá-lo a obter uma excelente frutificação das suas plantas.
Doenças e pragas
A variedade Titan é resistente a diversos fungos patogênicos, mas suscetível à requeima. Para combater a doença, reduza a irrigação e ventile a estufa. Como medida preventiva, os arbustos podem ser tratados com Fitosporina.
Plantas dessa variedade costumam sofrer com as seguintes pragas:
- traça-da-maçã;
- borboleta branca;
- mosca-serra.
Para eliminar esses insetos, as plantas são pulverizadas com lepidocida.
Como podemos ver, a Titan é uma excelente variedade de tomate para uso doméstico, em jardins e hortas.
Vídeo "Doenças e Pragas"
Este vídeo vai falar sobre as doenças e pragas que ameaçam os tomates.




