Tomate Tretyakovsky: características varietais e práticas agrícolas

Os criadores nunca param de surpreender as pessoas com novas variedades de tomate! Uma dessas novas e incríveis variedades é a Tretyakovsky. Suas características certamente atrairão a atenção de quem ama jardinagem. É impossível passar pela estufa onde o tomate Tretyakovsky F1 está localizado, pois sua beleza cativa o olhar. Você pode apreciar toda a beleza desses tomates abaixo.

Características e descrição

Essa variedade é bastante popular entre jardineiros e agricultores de todos os tipos. É apreciada tanto por jardineiros iniciantes quanto experientes. Esses tomates são frequentemente encontrados em fazendas. Por ser um híbrido, crescem muito fortes e grandes. A única desvantagem do tomate Tretyakovsky, como acontece com outros híbridos, é que as sementes retiradas dos frutos não são adequadas para o plantio no ano seguinte. Isso porque elas perdem todas as suas propriedades e, em vez de um tomate bonito e carnudo, você terá um vegetal enrugado e sem identidade.Variedade de tomate Tretyakovsky

Esta é uma variedade híbrida de ciclo médio-precoce, pois leva em média 3,5 meses desde o plantio das mudas até o amadurecimento dos primeiros tomates. A planta é de crescimento determinado.

O ideal é cultivá-la em estufa, mas em regiões mais ao sul ela se adapta bem ao cultivo ao ar livre. Sua altura varia entre 130 e 160 cm, podendo chegar a 190 cm no sul. Esta variedade é resistente à maioria dos fungos e insetos nocivos.

Os tomates maduros são escarlates ou carmesins e redondos. O fruto médio pesa entre 100 e 150 gramas. Possuem quatro lóbulos e um teor de matéria seca de aproximadamente 5%. A colheita tem longa durabilidade e transporta-se bem, o que a torna uma das favoritas tanto de jardineiros iniciantes quanto experientes.

Vídeo: "Como cultivar tomates em estufa e em campo aberto"

Este vídeo vai te ensinar como cuidar adequadamente dos tomates para garantir uma boa colheita.

País de origem e ano de registro

Este tomate foi desenvolvido por cientistas na Federação Russa em 1999 e recebeu registro estatal como variedade para cultivo em estufas e ao ar livre no ano seguinte. E há mais de 15 anos, tem sido muito procurado!

Em que regiões é melhor cultivar?

A variedade Tretyakovsky produz seus maiores rendimentos em regiões do sul. Se você planeja cultivá-la em latitudes médias e do norte, ela precisará de proteção. Isso não afetará a produção.Colheita de tomates Tretyakovsky em estufa

Instruções de uso

Os tomates em si são pequenos e muito bonitos, por isso ficam ótimos em conserva. Além disso, são muito saborosos, podendo ser consumidos crus. O suco desse tomate híbrido não é apenas delicioso, mas também muito saudável, pois é rico em vitaminas e minerais.

Rendimento da variedade

Para que você tenha uma ideia da produção total dessa variedade, podemos dizer que um metro quadrado pode render de 15 a 20 quilos de fruta.

Vantagens e desvantagens

Essa variedade possui inúmeras vantagens, a saber:

  • Imunidade forte.
  • Grande produção.
  • Essa variedade tolera facilmente flutuações de temperatura e falta de umidade.
  • Os tomates em si são bastante carnudos e pesados. Possuem efeito medicinal, pois contêm caroteno, licopeno e selênio.
  • Os tomates têm um sabor maravilhoso.

Contras:

  • É bastante difícil conseguir sementes.
  • Os galhos precisam de suportes separados, o que será bastante difícil para jardineiros iniciantes.
  • Durante o crescimento, a planta necessita de atenção especial.

Cultivo e características da variedade

Todas essas características se devem ao fato de essa variedade ser um híbrido alto. Isso significa que o caule pode crescer o quanto quiser. Sem cuidados, pode atingir uma altura de 7 metros. Não queremos esse tipo de crescimento, então belisque o caule acima de dois cachos.Técnica para beliscar a ponta de uma planta de tomate. A cada três folhas forma-se uma inflorescência. O broto mais próximo da inflorescência torna-se a extensão do eixo principal. Os brotos que se formam abaixo do primeiro aglomerado tornar-se-ão o segundo caule.

Lembre-se de remover quaisquer brotos laterais restantes. Os produtores de hortaliças que cultivam tomates Tretyakovsky fora do solo preto recomendam enfaticamente a poda apical após a terceira inflorescência.

O tomateiro Tretyakovsky tolera sombra e produz bons frutos mesmo nas piores condições climáticas. Lembre-se de que as primeiras 2,5 semanas de crescimento da muda são difíceis, pois é quando suas raízes estão se desenvolvendo. Portanto, não se preocupe com o excesso de água e evite regar em excesso.

Fertilize sua planta de tomate apenas uma vez, até que a primeira folha apareça. Preocupe-se se, ao contrário, a parte aérea da muda aumentar. Isso é sinal de que a muda está recebendo calor em excesso. A experiência mostra que isso não é bom, pois o tomateiro sofrerá com doenças por um longo período após o transplante.Esterco para adubar tomates

Após 1,5 meses da germinação, a planta de tomate precisará de mais atenção, pois terá atingido 15 cm de altura e de 5 a 7 folhas. Portanto, certifique-se de que não cresça demais. Regule seu crescimento e tamanho das raízes com iluminação adequada, mantendo a temperatura correta e um cronograma de rega apropriado (não muito frequente, mas pelo menos uma vez a cada 4-5 dias). Muitos dizem que este tomateiro se parece mais com um tomateiro ornamental do que com um tomateiro comestível. No entanto, esta variedade também é resistente a doenças e produtiva. O tomateiro em si é alto, necessitando de suporte. Os ramos podem quebrar devido ao peso dos frutos, por isso o suporte é essencial. Os tomates são frequentemente conduzidos em 2-3 hastes. Dê atenção especial ao fertilizante, pois ele deve conter potássio e fósforo.

Graças às suas características únicas, o híbrido de tomate Tretyakovsky é praticamente imune a doenças fúngicas. Para garantir sua saúde contínua, ele requer rega regular e luz uniforme, fertilização ocasional e ventilação. O Tretyakovsky é resistente a fusarium, cladospira e ao vírus do mosaico do tabaco.

Doenças e pragas

Uma praga comum é o besouro-da-batata-do-colorado. Ele é mais comum no sul do país. O Prestige é usado contra ele, pois é muito mais fácil do que procurar cada besouro individualmente. Em climas temperados, a planta pode ser atacada por borboletas-brancas-da-couve, traças-da-maçã e moscas-serra; use Lepidolite contra elas.

Vídeo: Como combater o besouro da batata do Colorado

Neste vídeo você aprenderá como combater eficazmente o besouro da batata do Colorado.

Pera

Uva

Framboesa