O tomate Volgogradsky é uma variedade de maturação precoce.
Contente
Características da variedade
Como é difícil esperar pelos primeiros tomates! Foi pensando nesses jardineiros impacientes que a variedade de tomate precoce Volgogradsky foi desenvolvida. Este tomate é perfeito para quem não tem tempo para se dedicar muito aos canteiros: é uma planta de crescimento determinado (um arbusto baixo que não precisa de suporte adicional). Esses tomates crescem bem sem cuidados especiais e são capazes de frutificar já no final de junho: o período de maturação desta variedade é de 105 dias. A principal característica desta variedade é a sua alta produtividade: cada cacho produz até dez frutos redondos e achatados, pesando cerca de 100 gramas. A variedade tem resistência moderada a doenças e os frutos são adequados para consumo fresco e em conserva.
Uma das variedades mais populares é a Volgogradsky 323, uma variedade tradicional de tomate de maturação precoce e comprovada. Desenvolvida na década de 1970, a variedade 323 continua popular até hoje. Cada planta atinge 45 centímetros de altura, produzindo frutos vermelho-alaranjados com frutificação consistente. A variedade 323 se distingue pelo grande número de folhas e ramos na planta, com uma haste floral acima de cada folha, a partir da quinta folha verdadeira. Outro detalhe importante que distingue a variedade Volgogradsky 323 é o tamanho uniforme de todos os frutos no ramo.
O tomate Volgogradsky é muito saboroso, possui excelentes qualidades de transporte e é uma planta pouco exigente que pode ser cultivada até mesmo por jardineiros iniciantes.
Outra variedade igualmente notável é o tomate Volgogradsky 5/95. Este tomate não é particularmente precoce: leva cerca de 115 dias da germinação à frutificação, mas que frutos! Cada tomate atinge 150 gramas, e as plantas não necessitam de estacas ou adubação adicional. Os tomates Volgogradsky 5/95 combinam duas características distintas: sabor excelente e versatilidade. Isso significa que o sabor do tomate permanece inalterado, seja enlatado, cozido ou, principalmente, fresco.
Plantio e cuidados
A época ideal para semear as mudas dependerá das condições de plantio: se o objetivo for o cultivo em estufas protegidas ou aquecidas, o plantio deve ser feito já em fevereiro. Se a intenção for o plantio em estufa plástica, as mudas devem estar prontas em maio, e as sementes devem ser semeadas na segunda quinzena de março.
Como todos os tomates, a variedade Volgogradsky, incluindo a 323, requer transplante. O processo é o seguinte: quando surgir um par de folhas verdadeiras, cada muda é transplantada para um vaso individual para fortalecer o sistema radicular. No final de maio, as mudas fortalecidas podem ser plantadas sob plástico e, no início de junho, em solo definitivo. Os buracos para as mudas devem ser profundos o suficiente e o plantio deve ser feito antes do surgimento do primeiro par de folhas verdadeiras. O tomateiro Volgogradsky não tolera regas excessivas; a frequência ideal é de no máximo uma vez a cada duas semanas.
Vídeo: Como plantar tomates
Neste vídeo, um jardineiro experiente explica todos os detalhes do plantio de tomates.
Fertilizante
Apesar do porte baixo desta variedade, as plantas produzem brotos laterais. Naturalmente, estes devem ser removidos para garantir que a planta forme um único arbusto. Evite quebrar os brotos rente ao caule, pois eles voltarão a crescer rapidamente. Uma excelente maneira de aproveitar esses brotos laterais removidos é como fertilizante inofensivo para mudas.
O processo é descrito em várias etapas: os brotos laterais coletados são colocados em um recipiente e cobertos com água, deixando-os fermentar por várias semanas. Após esse período, a infusão é coada e diluída em água na proporção de 1 parte de fertilizante para 10 partes de água limpa. Este fertilizante é um tipo de fertilizante nitrogenado; ele é aplicado nas plantas de tomate antes da floração. No entanto, os melhores resultados podem ser obtidos adubando as plantas de tomate com fertilizantes orgânicos tradicionais, como esterco ou composto.
Colheita
O tomate Volgogradskiy, variedade 323, de maturação precoce, encanta com sua primeira colheita já em junho. Muitos jardineiros recorrem a um truque para acelerar o processo de amadurecimento. Eis uma breve descrição de como: assim que os frutos começam a ficar marrons, são colhidos dos galhos e deixados em um local ensolarado para amadurecerem.
Após alguns dias, cada tomate estará maduro e delicioso. No entanto, isso só deve ser feito com tomates que já tenham ficado marrons: se você colher um tomate verde, mesmo que espere que ele fique vermelho, o sabor será ruim. A variedade Volgogradsky, de maturação precoce, provou ser excelente em diversas aplicações, desde saladas até picles e conservas.
Controle de pragas e doenças
Para garantir uma boa colheita da sua variedade de tomate Volgogradsky, é importante proteger as plantas de possíveis doenças e pragas. Para prevenir ataques de insetos como moscas-brancas e ácaros do tomateiro, trate as plantas com uma solução inseticida o mais breve possível — aproximadamente um mês antes do início da frutificação. Se os tomates forem cultivados em estufas, as medidas de controle de insetos também incluem ventilação regular. O produto biológico Boverin é por vezes utilizado.
Outra praga que afeta os jardineiros, principalmente a variedade de tomate Volgogradsky, de maturação precoce, é a podridão apical. A doença se manifesta enquanto o fruto ainda está verde, afetando a parte superior, e é causada por uma deficiência de cálcio. Para combater a doença de forma eficaz, os frutos verdes são pulverizados com uma solução de nitrato de cálcio.
As variedades de tomate Volgogradsky de maturação precoce podem ser suscetíveis a outro problema: o mofo cinzento. Essa doença fúngica, mais comum em estufas e viveiros, desenvolve-se principalmente em clima chuvoso e frio. Os sintomas incluem o aparecimento de manchas escuras e acinzentadas por toda a planta, incluindo os frutos e as flores. O tratamento consiste na remoção das folhas afetadas. Os sintomas desaparecem espontaneamente quando a temperatura do ar aumenta.
Os ácaros são igualmente perigosos para tomates como a variedade Volgograd. Essa praga infesta principalmente estufas. As plantas danificadas ficam amareladas e cobertas de pequenas manchas. Controlar a praga é fácil: basta remover o plástico da estufa ou tratar as plantas com Actofit.
A variedade de tomate Volgogradsky, embora não seja nova, conquistou há muito tempo o coração dos jardineiros com sua simplicidade e alta produtividade, sem mencionar o excelente sabor de seus frutos.
Se você ainda não conhece essa variedade, experimente cultivá-la em seu jardim – garantimos que você não se arrependerá!
Vídeo "Doenças do Tomate"
Neste vídeo, agricultores compartilham suas experiências no combate às pragas do tomateiro.



