Como amarrar tomates em estufa: os melhores métodos
Contente
Por que os tomates precisam ser amarrados?
Quem deseja cultivar tomates deve primeiro entender como amarrá-los em uma estufa. Estacar os tomates é uma tarefa simples. Consiste em fixar os caules e ramos dos arbustos a um suporte usando corda, tiras de tecido, laços de plástico e outros meios adequados.
Normalmente, o tutoramento de tomates em estufa é feito após a poda dos brotos laterais e a formação dos frutos. Assim que as plantas crescerem o suficiente, o processo deve ser repetido. Algumas variedades, naturalmente de porte baixo, não necessitam de tutoramento. Esses vegetais costumam ser bastante compactos, por isso são frequentemente cultivados em solo protegido.
Os ramos frutíferos devem ser amarrados em alguns pontos. Evite apertar os nós e não prenda as partes da planta muito perto do suporte. Se necessário, a amarração pode ser facilmente desfeita e o arbusto frutífero pode ser amarrado em outros locais.
Vídeo: "Por que usar estacas para plantar tomates?"
Neste vídeo, jardineiros experientes revelarão os segredos de por que as ligas são necessárias e como usá-las corretamente.
Métodos de amarrar tomates
Quais são as diferentes maneiras de dar suporte aos tomates em uma estufa? Jardineiros experientes desenvolveram diversas técnicas. A escolha do método depende da altura da planta, de sua fertilidade e do tipo e estrutura da estufa. Antes de transplantar as mudas jovens, é importante definir um esquema de suporte. Isso facilitará muito o processo de manutenção e também evitará danos aos órgãos da planta.
Portanto, você pode usar uma estrutura de arame para amarrar tomates. No entanto, esse método é adequado apenas para variedades determinadas e de porte baixo, cujos pés tenham produzido poucos frutos. Um tubo largo é criado a partir de uma tela metálica de malha larga, que é levemente coberta com terra e então enrolada ao redor da planta de tomate. Tanto os caules quanto os ramos com frutos podem ser facilmente presos a essa base. Uma característica positiva desse tipo de suporte é a sua portabilidade: a estrutura é fácil de mover de um lugar para outro. A desvantagem da tela metálica é que é difícil colher os frutos maduros.
As mudas de hortaliças podem ser amarradas ou fixadas ao suporte com clipes plásticos especiais. A planta também pode ser conectada ao suporte passando os brotos pela malha.
Utilizar uma treliça é uma excelente opção para arbustos ramificados. Uma treliça é uma estrutura feita de madeira ou plástico. Uma treliça de corda pode ser construída em casa, mas não é muito resistente. Vale ressaltar também que a estrutura deve ser fixada com muita segurança para suportar os frutos quando estiverem completamente formados.
Uma abordagem simples de tentativa e erro ajudará você a escolher o método de tutoramento ideal para sua situação específica. Estruturas pré-fabricadas são mais caras, mas podem ser usadas por vários anos sem equipamentos adicionais. Esses suportes são fáceis de usar para fixar não apenas tomates, mas também pepinos, berinjelas e outras culturas altas. Tutores portáteis e não permanentes são ideais para o cultivo experimental de diversas hortaliças em estufa.
Com o que combinar?
Diversos materiais podem ser usados para dar suporte às plantações e amarrá-las: estacas de madeira ou hastes metálicas compridas, arame, barbante resistente, ganchos e tecido para amarrar que fique em contato com as plantas. O tecido deve ser extremamente resistente e ter uma largura razoável.
Fios finos, linhas de pesca ou barbantes nunca devem ser usados para este procedimento. Eles podem penetrar na polpa da planta e apertar o barbante, levando inevitavelmente à sua morte.
A melhor opção é cortar tecido em tiras de até alguns centímetros de largura. Lençóis ou roupas de cama velhas funcionam bem como matéria-prima nesse caso. Muitas pessoas usam meias-calças ou meias de nylon para esse fim. Uma grande vantagem é a possibilidade de reutilizá-las.
No entanto, antes de usar o material de tutoramento do ano anterior, ele deve ser tratado com água fervente ou lavado com sabão de lavar roupa. Isso ajudará a eliminar os patógenos que causam doenças nos tomates. Caso contrário, há um risco significativo de perder toda a colheita.
Embora seja possível criar seus próprios suportes, comprar suportes prontos é muito mais fácil e rápido. Suportes de plástico reutilizáveis já estão disponíveis e oferecem excelente sustentação para cachos de frutas. Esses dispositivos são acessíveis e duram anos.
Se você cultiva tomates para venda, ou seja, tem uma grande quantidade deles em sua estufa, pode adquirir um dispositivo especial chamado fita de amarração. Ele funciona como um grampeador, envolvendo a estrutura de suporte e a planta com uma fita. Esse dispositivo é mais frequentemente usado por viticultores.
Como amarrar
Como amarrar corretamente os tomates em uma estufa? Essa é uma dúvida frequente. Afinal, quando feito corretamente, o procedimento é benéfico para a hortaliça. Os tomates não reagem bem à água que atinge seus caules e folhas. Um tomateiro amarrado, no entanto, não precisa se preocupar com isso, pois a planta fica ereta, permitindo que você a regue diretamente pelas raízes.
Este procedimento não favorece o apodrecimento ou o surgimento de doenças. Além disso, plantas devidamente sustentadas facilitam a frutificação, e os vegetais "suspensos" são fáceis de colher. Plantas fixadas em suportes são menos suscetíveis à requeima e também resistentes a lesmas. Os ramos, mesmo com grande quantidade de frutos, não quebram. As plantas sustentadas recebem luz suficiente, o que estimula o amadurecimento dos vegetais. Isso também simplifica significativamente os cuidados com a cultura.
Amarrar a planta a um suporte usando estacas individuais é o método mais simples e acessível. Hastes de metal, pedaços de vergalhão ou ripas de madeira comuns são normalmente usados como suportes. As estacas devem ter de 0,25 a 0,3 metros a mais do que a altura do arbusto. Geralmente, as estacas são fincadas no solo até essa profundidade.
Em seguida, o caule da planta é envolvido em tecido de amarração, e as extremidades são cruzadas ou torcidas e amarradas ao suporte. O mesmo procedimento é realizado para os cachos de frutos.
Vale ressaltar que essa opção é adequada apenas para variedades de hortaliças de porte médio. Uma desvantagem desse método é a necessidade de repetir o procedimento ao longo do período de crescimento da planta.
Um método mais complexo, porém mais confiável, de amarrar plantas envolve o uso de treliças. Estacas longas são fincadas no solo ao longo do canteiro em intervalos regulares. Arame ou barbante de 0,35 a 0,4 metros de comprimento é esticado entre os suportes.
Os caules e ramos da planta são presos ao arame em ambos os lados, utilizando um padrão entrelaçado. Cachos pesados e ovários de frutos são geralmente fixados com ganchos.
A vantagem desse método é que o arbusto não precisa necessariamente ser conduzido em um único caule. Vários brotos podem ser desenvolvidos simultaneamente, o que aumenta a produção. Essa vantagem é especialmente útil em solos protegidos, onde o regime de temperatura permite que a hortaliça cresça mesmo após a chegada do frio.
Então, o que você deve fazer para cultivar e colher uma safra de tomates excepcional? A resposta é simples: cultive mudas, transplante-as para o solo e forneça-lhes os cuidados adequados, sendo um componente importante o tutoramento das plantas.
Vídeo: Como estacar tomates corretamente
Neste vídeo, agricultores experientes explicam como amarrar tomates em estufa sem prejudicar a planta.



