Cobertura morta para tomates em estufa: métodos e materiais

A cobertura morta dos tomates é essencial para o cultivo em estufa. Este procedimento também é benéfico para as culturas cultivadas ao ar livre, resultando numa colheita abundante e de alta qualidade.

Qual é a utilidade?

A cobertura morta é normalmente usada para proteger a camada superficial do solo do ressecamento. Isso cria uma crosta densa na superfície, impedindo que o ar chegue às raízes. No entanto, esse está longe de ser o único benefício que esse método proporciona.Cobertura morta para tomates em estufa

A vantagem de uma camada de cobertura morta é que ela não permite a passagem da luz solar, o que impede o aparecimento de ervas daninhas, que têm um impacto extremamente negativo na cultura.

O solo sob a camada de cobertura morta retém a umidade por um longo período; ele não seca mesmo após a rega. Isso permite regar com muito menos frequência. O afofamento do solo também pode ser feito em intervalos maiores.

A cobertura morta para tomates em estufas faz com que a camada inferior da cobertura se decomponha, onde entra em contato com o solo. Essa camada decomposta é um excelente alimento para minhocas, que a decompõem e formam húmus. Isso fertiliza o solo naturalmente, permitindo evitar ou reduzir a quantidade de fertilizantes.

A cobertura morta em tomates cultivados em estufa também é necessária porque pode evitar uma redução brusca da umidade nas camadas superiores do solo. As hortaliças geralmente são regadas de forma muito intensa, e a evaporação da água na superfície causa alta umidade no ambiente. Isso pode tornar a plantação suscetível à requeima e a diversas outras doenças.

Portanto, os benefícios da cobertura morta foram comprovados. No entanto, para obtê-los, é preciso implementar o procedimento corretamente.

Vídeo "Benefícios"

Este vídeo mostrará os benefícios da cobertura morta em uma estufa.

Regras básicas

O segredo para uma boa cobertura morta é fazê-la quando o solo estiver suficientemente aquecido. Isso é especialmente importante se a estufa não for aquecida. Para estufas com sistema de aquecimento, a cobertura morta pode ser feita em qualquer dia após o plantio das mudas. Antes disso, o solo deve ser bem afofado e todas as ervas daninhas removidas.

O material de cobertura deve ser espalhado ao redor dos arbustos de forma que sua camada tenha no mínimo 0,03 metros e no máximo 0,08 metros. Se o material estiver solto, espalhá-lo próximo à planta é suficiente. Deixe espaço ao redor dos caules para a irrigação. Os materiais naturais depositados no início do verão serão decompostos pelas minhocas. Se houver qualquer resíduo de cobertura morta nos canteiros, não é necessário compostá-lo. A limpeza deve ser feita apenas nas áreas onde outras culturas serão plantadas.Película preta para cobertura morta de tomates

Ao final da temporada, a camada superficial do solo é removida e os canteiros são formados utilizando um biocombustível especial. A camada de cobertura morta geralmente é removida, com ou sem a terra. O jardineiro fica então livre para utilizar essa camada como achar melhor.

Métodos e materiais

Com o que cobrir os tomates? Os materiais para cobrir o solo sob qualquer cultura dividem-se em dois grupos principais. O primeiro inclui materiais especializados, que são produtos industrializados. O segundo consiste em materiais naturais.

Os tecidos e filmes não tecidos são produtos industriais. Apresentam-se numa variedade de cores e podem ser permeáveis ​​ou impermeáveis ​​à água e ao ar. Além disso, cada material pode possuir propriedades adicionais.

As coberturas Agrotex são ideais para o cultivo de tomates. No entanto, muitos jardineiros preferem usar celofane preto, feltro para telhados, jornais velhos, papelão ou juta como cobertura. Isso porque a maioria dos jardineiros considera as coberturas Agrotex um pouco caras.

Materiais orgânicos

Muitas pessoas se perguntam se a grama pode ser usada como matéria orgânica. A grama recém-cortada deve ser evitada para cobertura morta, pois fornece habitat e fonte de alimento para muitos microrganismos. No entanto, a resposta para a pergunta "Posso usar feno ou palha como cobertura morta?" é um sonoro sim.Turfa como cobertura morta para tomates

Além disso, o procedimento pode ser realizado utilizando materiais orgânicos como:

  • composto, húmus, turfa;
  • aparas de madeira, serragem, cinzas finas de madeira;
  • folhas secas caídas ou agulhas de pinheiro misturadas com uma camada de terra;
  • cascas de grãos e pomáceas;
  • ervas daninhas jovens que ainda não formaram sementes.

Materiais artificiais

Os materiais artificiais para cobertura morta são bastante comuns hoje em dia. Eles oferecem diversas vantagens em relação aos materiais orgânicos. Esses materiais podem ser usados ​​por várias estações seguidas e são excelentes para proteger o solo do ressecamento e impedir o crescimento de ervas daninhas.

A cobertura cria um efeito estufa, permitindo que as plantas se desenvolvam ativamente.Manta asfáltica para cobertura de tomates em estufa

Apresenta-se cobertura morta artificial:

  • Filme de polietileno preto ou colorido;
  • material de revestimento não tecido;
  • feltro para telhado ou papel alcatroado.

Portanto, a cobertura morta para os tomates é essencial. Esse procedimento é especialmente importante para cultivos em estufa.

Vídeo "Partindo"

Este vídeo mostrará como cuidar de tomates em uma estufa.

Pera

Uva

Framboesa