Por que as folhas de tomate se enrolam em uma estufa?
Contente
Condições desfavoráveis
Isso inclui temperaturas do ar excessivamente altas. A temperatura crítica para os tomates é de 35 graus Celsius. Esta é uma das principais causas do enrolamento das folhas. Para determinar a causa com precisão, observe a condição das folhas em diferentes horários do dia. Se elas se endireitarem à noite, a causa é certamente a temperatura. Para remediar isso, assegure uma ventilação frequente. Para evitar que o problema se repita, proteja as folhas do sol usando lona plástica ou outros materiais não tecidos.
Para remediar rapidamente a situação e aliviar o estresse das plantas, pulverize uma solução de ureia sobre a parte aérea delas. Para isso, dissolva de uma a uma colher e meia de sopa da solução em 10 litros de água. No entanto, as plantas devem ser tratadas apenas à noite ou em dias nublados. Os resultados podem ser consolidados após alguns dias com uma solução de permanganato de potássio diluída até atingir uma coloração rosa claro.
Doenças
Doenças podem ser uma das causas do enrolamento das folhas no topo da planta. Os tomates são suscetíveis às seguintes doenças:
- Vírus do mosaico do tabaco;
- Murcha de Fusarium;
- câncer bacteriano;
- Murcha de Verticillium.
Para o tratamento, são utilizados diversos métodos e soluções que têm um efeito benéfico tanto no arbusto quanto nos frutos.Alguns microrganismos que causam doenças podem permanecer no solo e afetar a próxima safra.Por isso, o tratamento das plantas deve ser abordado com responsabilidade e diligência.
Rega
Os tomates são muito sensíveis tanto ao excesso quanto à falta de água. Muita água pode causar o apodrecimento das raízes. Se você não estiver regando o suficiente, verá as folhas enroladas como barquinhos. Isso significa que a planta precisa de ajuda. No entanto, não exagere. O ideal é regar moderadamente e afofar a terra. Recomenda-se regar no máximo uma vez por semana.
Fertilizantes
Por que tanto a deficiência quanto o excesso de minerais afetam a saúde das plantas? Os tomates são uma cultura bastante exigente. Podem reagir negativamente tanto à falta de minerais no solo quanto ao excesso deles.
Exemplos de grandes quantidades de fertilizante:
- Húmus. Esterco fresco ou húmus mal curtido podem gerar grandes quantidades de amônia no solo, o que é prejudicial aos tomates. Pode até causar queimaduras nas folhas e danos aos frutos.
- Nitrogênio. Em grandes quantidades, ele envenena o solo. Isso resulta no enrolamento das folhas, no aparecimento de brotos vigorosos e no espessamento do caule. Essa condição deve ser combatida com o uso de palha ou outras cinzas. Apenas uma xícara dessa substância, dissolvida em água, pode saturar o solo com fósforo, potássio e outros micronutrientes essenciais. Uma mistura de 1 colher de chá de fosfato monopotássico em 10 litros de água também ajuda. Recomenda-se tratar cada planta de tomate com essa solução. Caso contrário, o sistema radicular da planta não conseguirá absorver o zinco, o potássio e o fósforo necessários.
- Zinco. O excesso de zinco no solo afeta as folhas mais velhas, fazendo com que elas fiquem roxas das bordas para o centro.
- Boro. O excesso de boro, assim como a sua deficiência, tem o mesmo efeito: as folhas do meio ficam amarelas, enquanto as nervuras ficam roxas.
Ausência ou deficiência de elementos que afetam o enrolamento das folhas:
- A deficiência de potássio manifesta-se através da mudança na cor das folhas para castanho, da mudança na cor das nervuras para amarelo, e também pelo enrolamento das folhas.
- A deficiência de fósforo faz com que as folhas não só se enrolem, como também adquiram uma coloração verde-acinzentada. As nervuras também ficam com uma tonalidade vermelho-arroxeada.
- A falta de zinco e enxofre causa deformação na folhagem do tomateiro.
- A deficiência de cobre faz com que as folhas recém-emergidas (as pontas do arbusto) se enrolem em direção à nervura central.
Se houver deficiência de algum nutriente, é necessário adubar as raízes ou as folhas. A falta dessa adubação resultará no próximo estágio de deficiência, que incluirá manchas amarelas, que eventualmente se tornarão pretas.
Pragas
As plantas de estufa são frequentemente atacadas por pragas. Quais são elas e por que é importante controlá-las?
Os organismos que podem causar deformação nas folhas do tomateiro incluem:
- mosca-branca-da-estufa;
- ácaro-aranha;
- pulgões, etc.
Com o aparecimento desses pequenos inimigos, as folhas do tomateiro se enrolam para cima. Para escolher um método de controle, é preciso identificar o inimigo e tentar descobrir por que e de onde ele veio. Para isso, pegue uma folha jovem e examine cuidadosamente a sua parte inferior.
Se você notar a presença de pequenas moscas brancas (moscas-brancas), trate a planta com um produto específico ou utilize armadilhas com isca. Os pulgões pretos são muito difíceis de detectar, mas vale a pena tentar, pois eventualmente migram das folhas para os caules e pecíolos. Esses insetos infundem na planta uma substância que faz com que as folhas se enrolem. Um inseticida também pode ajudar nesse caso.
Para os amantes de tudo o que é natural, há boas notícias: os insetos podem ser repelidos com uma decocção de camomila ou milefólio, assim como com uma infusão de tabaco.
Vídeo: "Por que as folhas do tomateiro se enrolam"
Este vídeo aborda as causas do enrolamento das folhas do tomateiro e como combatê-lo.




