Como adubar tomates para uma colheita abundante
Contente
Alimentando mudas
O cultivo de mudas de tomate é provavelmente uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma planta frutífera. A forma como as mudas enraízam nas caixas determina o quão bem a planta irá prosperar em seu jardim, bem como o formato e o tamanho de seus frutos.
O cuidado com as mudas começa com a preparação do solo. Normalmente, utiliza-se o solo de plantações de urtiga. Adicionam-se húmus, turfa, areia de rio e fertilizantes de potássio e fósforo. Uma mistura de componentes minerais e orgânicos é a melhor solução para nutrir não só as mudas, mas também os tomates transplantados para o solo.
O fertilizante de levedura para tomates tem se mostrado eficaz. Este fertilizante de crescimento pode ser facilmente preparado em casa. Você precisará de apenas 10 gramas de levedura seca para cada 10 litros de água para obter um fertilizante rico para tomates, já que a solução de levedura é diluída na proporção de 1:10. O principal objetivo desta solução é estimular os processos vegetativos nas mudas, ajudando-as a crescer com um sistema radicular bem desenvolvido, caules fortes e folhas viçosas que protegerão os frutos do sol escaldante.
O fertilizante para tomate pode ser feito com cinzas de madeira. Aplique o extrato de cinzas duas vezes durante o período de crescimento para evitar a sobrealimentação das plantas.
A principal forma de aplicação de fertilizantes é através da rega, pois é assim que os tomates absorvem melhor as substâncias necessárias.
Plano
Antes de transplantar as mudas para os canteiros, certifique-se de que haja espaço suficiente entre as plantas. O excesso de plantas priva algumas delas de luz solar, umidade adequada do solo e nutrientes. Deixe pelo menos 40 centímetros de espaço entre as covas de plantio (por exemplo, para instalar telas de proteção) e 50 centímetros entre as fileiras. Jardineiros frequentemente se esquecem disso, resultando em espaços apertados que dificultam a rega, a adubação e a amarração.
Antes de transplantar as mudas, adicione composto orgânico ao solo para criar uma base que favoreça o crescimento das plantas. Fertilizantes de potássio e nitrogênio podem ser adicionados para estimular o crescimento ativo da folhagem dos tomates. Uma solução caseira de fermento biológico pode ser usada na primeira rega das plantas transplantadas. Soluções de boro (ácido bórico) e urtiga também se mostraram eficazes, enriquecendo e nutrindo a água da rega para os tomates.
O fertilizante deve ser aplicado em clima fresco, de preferência à noite, para evitar que as plantas sofram com o calor. Evite que o fertilizante entre em contato com os frutos, pois isso pode queimar a casca delicada e estragar a fruta.
Seleção e tipos de fertilizantes
A questão mais importante deste artigo é: com o que adubar os tomates? A variedade de fertilizantes pode ser avassaladora até para jardineiros experientes, quanto mais para iniciantes! Vamos analisar as opções mais populares que você pode usar em sua horta.
A adubação de tomates é convencionalmente dividida em vários grandes grupos.
Orgânico:
- turfa;
- estrume;
- composto.
Minerais:
- nitrogênio (amônia líquida, cloreto de amônio);
- fósforo (superfosfatos);
- potássio.
Entre os fertilizantes minerais, a ureia merece destaque. A ureia, ou carbamida, é adequada tanto para adubação radicular quanto foliar. As covas de plantio podem ser fertilizadas com uma mistura de 25 gramas de ureia e 80 gramas de calcário por metro quadrado de área cultivada. A rega com ureia pura também é possível: dissolva 100 gramas de ureia em 10 litros de água. Lembre-se que este fertilizante promove o desenvolvimento vigoroso dos frutos do tomateiro, portanto, utilize-o durante a primeira metade do ciclo de vida da planta para evitar danos aos frutos.
Os fertilizantes orgânicos mais populares incluem a infusão de verbasco e urtiga. Adubar os tomates com verbasco adiciona uma grande quantidade de micro e macronutrientes benéficos ao solo, ajudando-os a prosperar. As folhas e os caules da urtiga contêm potássio, cálcio e magnésio — todos os elementos necessários para o crescimento saudável dos tomates.
Se você não gosta de preparar seu próprio fertilizante, considere o Mag-Bor, um fertilizante solúvel em água. Seus ingredientes ativos incluem boro e magnésio, que ajudam os tomates a desenvolver caules fortes e frutos suculentos durante a frutificação. O Mag-Bor também aumenta a imunidade das plantas à maioria das doenças e promove a produção de pólen, o que aumenta a produtividade por planta. O Mag-Bor é mais eficaz em solos ricos em nitrogênio. O boro e o magnésio ajudam a combater o amarelecimento das folhas e a ausência ou queda dos ovários.
Alimentação foliar
O cuidado e a fertilização dos tomates ocorrem em várias etapas ao longo da estação: a primeira é o plantio das mudas em campo aberto, e as etapas subsequentes são realizadas por meio de tratamentos foliares.
As plantas de tomate requerem atenção especial após a formação do ovário, pouco antes do desenvolvimento do fruto. Como o fruto é vulnerável a flutuações de temperatura, deficiências ou excessos de nutrientes no solo e aos efeitos de insetos e doenças, a adubação deve ser feita com cautela.
Uma infusão de urtiga pode ser usada como fertilizante seguro. Misture talos e folhas de urtiga com cascas de pão e fermento (os ingredientes devem preencher ¾ do volume), depois adicione água. Mexa a mistura diariamente. A infusão de urtiga fermenta por 4 dias. Você pode usar essa mistura fermentada de urtiga e pão para adubar seus canteiros de tomate, regando ou cobrindo o solo com cobertura morta.
Uma solução de iodo é frequentemente usada para auxiliar os frutos durante o amadurecimento. Suas propriedades antissépticas têm um efeito benéfico na composição do solo e na saúde geral da planta durante o crescimento. Misture 6 gotas de iodo em 10 litros de água e a solução estará pronta. Regue com essa mistura no máximo uma vez por semana. O iodo ajudará a cuidar dos tomates, prevenindo oídio e podridão.
As fezes de pássaros em solução são adequadas para fertilizar tomates durante a floração. Misture 1 quilo de fezes em 10 litros de água, deixe repousar por 4 dias e depois comece a regar seus tomates.
O boro e o açúcar ajudam a acelerar o período de polinização dos tomates. Misture um litro de água fervente, 100 gramas de açúcar e 2 gramas de ácido bórico. Assim que o líquido esfriar, comece a regar. O boro fortalece a planta e, essencialmente, não requer outros cuidados.
Adubação foliar com Mag-Bor: dissolva 20 gramas do fertilizante em 10 litros de água. Regue com essa mistura no máximo uma vez por semana. Você também pode pulverizar a solução de Mag-Bor nas folhas do tomateiro usando um borrifador.
A próxima opção é uma solução de verbasco. Você precisará de 1 colher de sopa de sulfato de potássio, 0,5 litro de infusão de verbasco e 10 litros de água. Misture bem antes de usar. A quantidade ideal de solução de verbasco para canteiros é de 1 litro por planta, no máximo duas vezes por mês. Caules de urtiga podem ser adicionados à solução de verbasco para aumentar sua eficácia.
Lembre-se de que o cuidado não deve se transformar em abuso. O excesso de nutrientes no solo é tão prejudicial aos tomates quanto a sua deficiência.
Se você não tiver certeza sobre a composição do solo ou a qualidade dos fertilizantes minerais, use opções mais seguras: infusão de urtiga, boro ou levedura. Esse cuidado ajudará você a cultivar frutos bonitos e com excelente sabor.
Vídeo: "Como fertilizar tomates sem produtos químicos"
Este vídeo explicará como obter uma ótima colheita de tomates sem usar fertilizantes minerais. Ele abordará os segredos do uso de composto para nutrir as plantas.






