Como adubar os tomates durante a floração e frutificação
Contente
Quando alimentar
A adubação foliar fornece a qualquer planta o complexo necessário de microelementos auxiliares e outros nutrientes. Esse complexo é especialmente essencial para os tomates durante a floração, pois ajuda a desenvolver a folhagem e nutre as inflorescências, impedindo que caiam antes da polinização ser concluída.
Durante o período de frutificação, você pode aplicar fertilizante para acelerar o processo de amadurecimento. No entanto, deve-se ter cautela com qualquer fertilizante, pois ele pode saturar os tomates com recursos para o desenvolvimento de brotos verdes e novo crescimento, em vez da formação de frutos.
O ideal é aplicar fertilizante no máximo 4 a 5 vezes por estação. Isso é suficiente para garantir que a planta receba micronutrientes benéficos de forma consistente, sem excesso de fertilização.
A primeira adubação é feita no momento do transplante das mudas para o solo. A segunda, uma semana antes da floração. Sim, acertar o momento certo pode ser difícil, especialmente se você plantou uma variedade nova e ainda não sabe como ela está se desenvolvendo. Mas, pelo menos, tente ter uma noção geral para garantir que os tomates recebam a quantidade adequada de fertilizante. A terceira adubação ocorre precisamente na fase de frutificação e é, na verdade, opcional, mas benéfica para as plantas.
Receitas de fertilizantes
Você provavelmente já se perguntou o que usar para fertilizar seus tomates durante a floração e a frutificação. Existem muitas opções, adequadas para diversos tipos de solo. A maioria delas, inclusive, convive bem entre si. Fertilizantes nitrogenados podem ser usados, mas como costumam causar o esverdeamento excessivo das plantas de tomate, o fertilizante de levedura é uma escolha melhor.
Como se utiliza uma solução de levedura para fertilização, você pode alimentar as plantas com uma mistura bem diluída durante todo o período de floração e frutificação.
Preparar uma solução de fermento é fácil. Misture 10 gramas de fermento seco e 5 colheres de sopa de açúcar em 10 litros de água, mexa bem e deixe descansar em um local aquecido por 24 horas. Dilua a solução resultante na proporção de 1:10 e regue os canteiros do seu jardim, tomando cuidado para não aplicar o fertilizante diretamente nas raízes. Você também pode fazer um fermento natural com fermento e cascas de pão. Você precisará de um recipiente de 3 litros, preencha dois terços dele com cascas de pão preto, adicione 100 gramas de fermento fresco e cubra com água morna. Após a fermentação, coe a mistura e dilua-a na proporção de 1:10 antes de usar.
Durante a frutificação, você pode usar uma solução de iodo e cinzas de madeira. Misture de 5 a 10 gramas de iodo com 0,5 litro de cinzas e dilua em 10 litros de água. Deixe a solução repousar por 8 a 14 horas antes de usar. Além de fornecer nutrientes aos tomates, o iodo desinfeta o solo, neutralizando a ação da requeima.
O fertilizante iodado é uma boa ajuda não só durante a frutificação, mas ao longo de toda a estação.
Para intensificar e prolongar o período de floração, prepare uma mistura de açúcar e ácido bórico. Você precisará de 1 litro de água fervente, na qual dissolverá 100 gramas de açúcar e 2 gramas de ácido bórico. Deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente e borrife-a sobre as plantas de tomate. Isso atrairá insetos que polinizarão as plantas, acelerando significativamente o processo.
Não se esqueça dos fertilizantes minerais e orgânicos. Misture 20 gramas de ureia, 30 gramas de fósforo e 40 gramas de potássio e dissolva-os em 10 litros de água. Dilua a solução resultante na proporção de 1:10 e aplique no máximo 1 litro de solução por planta. Lembre-se que esse tipo de fertilização deve ser feito apenas uma vez por temporada para evitar queimar as raízes do tomateiro e saturá-las com micronutrientes ativos.
Uma infusão de ervas funciona bem. É fácil de preparar — a maioria dos ingredientes é facilmente encontrada. Então, pegue 50 litros de água, 4 quilos de capim picado, 1 quilo de verbasco e cinzas. Misture bem e deixe em infusão por três dias. Dilua a mistura para um volume de 100 litros e use para regar, adicionando cerca de 2 litros de fertilizante sob cada arbusto.
Vídeo: "Como adubar tomates durante a floração"
Para garantir uma colheita abundante, os jardineiros fertilizam suas plantas de tomate em floração. Assista ao vídeo para descobrir com o que você pode fertilizar suas plantas nesta época e como fazê-lo corretamente.



