Como pinçar corretamente os tomates em campo aberto.
Contente
Regras básicas
Os brotos laterais são os brotos jovens que se formam continuamente nas axilas das folhas, e a poda apical consiste na remoção desses brotos. Alguns jardineiros inexperientes, ao podarem os brotos laterais, removem algumas folhas do caule, mas são os brotos laterais que precisam ser removidos, pois contribuem para o crescimento da planta em detrimento dos frutos. Remover ou não os brotos laterais é uma escolha pessoal, mas é importante entender que isso exerce uma pressão desnecessária sobre os brotos e desperdiça nutrientes. O resultado final será simplesmente uma planta viçosa, mas sem a quantidade esperada de tomates.
A remoção dos brotos laterais é considerada um procedimento saudável e muito benéfico para os tomates, pois permite atingir os seguintes objetivos:
- Melhorar a iluminação das plantas;
- Acelerar o fluxo de nutrientes para os frutos;
- prolongar o período de frutificação;
- Certifique-se de que os frutos no arbusto amadureçam completamente.
A combinação de todos esses fatores tem um efeito positivo na produtividade. No entanto, para se obter uma colheita de alta qualidade, o desbaste lateral deve ser feito corretamente, seguindo estas recomendações:
- O trabalho de remoção dos rebentos em excesso deve ser realizado ao longo de toda a época;
- Ao realizar o trabalho, leve em consideração as características varietais dos tomates (a natureza do crescimento e ramificação da planta);
- A formação deve ser realizada de forma regular e tecnicamente correta (os enteados se desprendem mais facilmente quando inclinados bruscamente para o lado);
- A remoção de rebentos deve ser efetuada apenas em plantas saudáveis e fortes;
- Remova os brotos laterais enquanto ainda forem pequenos (3-5 cm) - o caule praticamente não sente a remoção dos brotos pequenos, não adoece e não tem seu crescimento atrasado.

Ao podar um arbusto, deixe um caule a menos do que o indicado na descrição da variedade. Para remover brotos laterais, siga o procedimento abaixo:
- Se o arbusto for formado por 3 caules, deixamos 1 o mais forte e 2 brotos menores nas folhas inferiores;
- Se houver 2 caules, deixamos 1 caule forte e 1 broto sob a inflorescência inferior;
- Em 1 caule - mantemos o broto e removemos os rebentos;
- Para tomates arbustivos de porte baixo, deixe 1-2 brotos com 3-4 cachos em cada um.
Se o plano não for seguido, os cachos de frutos se formarão através das folhas e os brotos laterais crescerão até seu comprimento máximo. O resultado será uma planta enorme que não terá força suficiente para amadurecer todos os frutos.
Vídeo "Regras"
Este vídeo mostrará como podar os brotos laterais sem danificar seus tomates.
Eliminação de variedades indeterminadas
Os tomates de variedades indeterminadas e híbridos caracterizam-se pelo crescimento vigoroso e irrestrito da haste principal. Em estufas, essas plantas podem crescer por mais de um ano e produzir aproximadamente 40 a 50 cachos de frutos muito pesados. Em campo aberto, a planta deve ser amarrada e conduzida, removendo-se todos os brotos novos. Nesses tomates, o primeiro cacho de frutos surge acima da 8ª ou 9ª folha, e novas inflorescências se formam a cada três folhas.
Por possuírem um caule forte, essas plantas produzem uma colheita muito maior do que plantas de porte baixo com vários ramos, embora seus frutos amadureçam mais tarde. Os tomates indeterminados formam brotos laterais mesmo antes do aparecimento das inflorescências, portanto, a formação deve começar quando houver 7 a 8 folhas e continuar durante toda a estação de crescimento.
Beliscar os rebentos laterais das variedades determinadas.
Os tomates de crescimento determinado distinguem-se pelo facto de o seu crescimento parar quando se forma um certo número de cachos com ovários. No entanto, como as características varietais destas plantas tendem a formar arbustos densos, é aconselhável conduzi-las. A primeira inflorescência dos tomates de crescimento determinado surge após a quinta ou sexta folha, com novas inflorescências a aparecer a cada duas folhas.
Normalmente, esses tomates se desenvolvem em duas hastes. A primeira remoção dos brotos laterais ocorre após a formação de 3 a 4 cachos de flores, assim que o cacho mais baixo começa a desabrochar. Em tomates de porte baixo, os brotos laterais são removidos até que restem de 4 a 8 cachos no total. Esse método garante o amadurecimento completo dos frutos. Se a planta tiver apenas uma haste (seja por fraqueza ou por características da variedade), um ou dois brotos laterais adicionais podem ser deixados.
Quando e como afastar enteados
Em relação ao momento ideal, a melhor época para podar os tomateiros é quando o primeiro cacho de flores aparece. No entanto, em climas quentes e temperados (Rússia Central, Bielorrússia e Ucrânia), as plantas crescem com mais vigor e ramificam-se mais, sendo necessário remover os ramos em excesso mesmo antes do surgimento dos frutos. As variedades indeterminadas também devem ser conduzidas precocemente, tanto em estufa quanto no jardim. Se as plantas não estiverem crescendo com muito vigor, os ramos podem ser removidos assim que a primeira inflorescência aparecer, geralmente após o surgimento de 8 a 10 folhas.
Este procedimento deve ser realizado a cada 7 a 10 dias, mas isso depende da variedade, do padrão de ramificação da planta e de outros fatores. A maneira mais fácil e comum de remover os brotos laterais dos tomates é manualmente. É mais fácil fazer isso pela manhã, quando os caules estão especialmente frágeis e quebram com facilidade. O ideal é usar luvas ao realizar essa tarefa. No entanto, você também pode usar uma faca ou uma tesoura de poda afiada.
Quais variedades não requerem polinização lateral?
O principal objetivo da poda apical do tomateiro é limitar o crescimento dos brotos laterais e direcionar mais nutrientes para o amadurecimento dos frutos. No entanto, algumas variedades de tomate não necessitam de poda apical, pois limitam naturalmente seu crescimento após a formação de um certo número de inflorescências. Esses tomates são chamados de semideterminados. Diferentemente dos tomates anões, eles são de tamanho médio e, independentemente da presença de brotos laterais, produzem de 8 a 10 inflorescências. Depois disso, a planta para de crescer e os frutos amadurecem uniformemente.
As variedades superdeterminadas não exigem a remoção dos brotos laterais. Trata-se de outro tipo de tomateiro de porte baixo, desenvolvido relativamente recentemente especificamente para a produção de tomates precoces e ultraprecoces.
Uma característica marcante dessas plantas é que todas têm porte baixo (30-60 cm) e o arbusto para de crescer imediatamente após a formação de três inflorescências. Esses tomates amadurecem muito cedo, produzem toda a sua safra de uma só vez e não formam mais ovários.
Muitos horticultores acreditam que qualquer tomateiro de porte baixo (determinado) pode ser deixado sem brotos laterais, simplesmente beliscando a ponta do caule quando um par de inflorescências se forma. Isso não é uma regra, mas sim uma abordagem simplificada para o cultivo de tomates. No entanto, muitos jardineiros preferem cultivar tomates de porte baixo sem remover os brotos laterais. As variedades de porte baixo mais populares incluem Gazpacho, Krasnaya Zarya, Nevsky, Krasnaya Shapochka, Gnome, Dubok, Yantarny, Buyan e Akvarel. Esses tomates não só adicionarão variedade à sua dieta, como também se tornarão uma verdadeira decoração para o seu jardim, já que as plantas e os frutos em si são muito vistosos.
Vídeo: "Prós e contras de ter um enteado"
Este vídeo vai te dizer se vale a pena podar seus tomates.



